Em 1985, o Santos FC conquistava a Copa Kirin

Com informações do Centro de Memória e Estatística do Santos FC

O Santos FC que bateu o Uruguai na final e conquistou a Copa Kirin

A tradicional Copa Kirin, realizada anualmente no Japão, atualmente envolve apenas seleções. Porém, antigamente, este torneio misturava times deste tipo com clubes. E em 1985, o Santos FC conquistou a competição vencendo a tão temida Celeste Olímpica, a Seleção Uruguaia.

A Kirin Cup, nome original da competição, é um tradicional torneio disputado no Japão, desde 1978. Em seu primeiro período, de 1978-1988, a disputa proporcionava embates dos Clubes contra Seleções. A partir de 1991, passou a ser disputada exclusivamente por Seleções Nacionais. Em 1985, além do Peixe e dos uruguaios, jogaram a competição: Seleção do Japão, West Ham-ING, Yomiuri-JP e a Seleção Sub-23 da Malásia.

Rodolfo Rodrigues: campeão contra o Uruguai

A campanha do Santos, na primeira fase, foi a seguinte: 2 a 1 no West Ham (Inglaterra), 8 a 1 na Seleção da Malásia, 1 a 1 contra a Seleção do Uruguai, 4 a 1 na Seleção do Japão, 4 a 0 no Yomiure (Japão). Na final, foram os dois times de melhor campanha: o Peixe e a Celeste.

No dia 06 de junho de 1985, o Alvinegro da Vila Belmiro jogava no Estádio Nacional de Tóquio no Japão, decidindo o torneio e venceu a Seleção do Uruguai pelo placar de 4 a 2, sagrando-se Campeão da Copa Kirin, com gols de Mirandinha (2) e Zé Sérgio (2). Aguillera e Carrasco marcaram para os uruguaios. Uma curiosidade: um dos melhores jogadores uruguaios da época, Rodolfo Rodriguez, atuou pelo Santos FC.

O artilheiro da Copa Kirim foi o centroavante Francisco Ernandi Lima da Silva, o Mirandinha cujo passe pertencia a Portuguesa de Desportos e foi emprestado ao Peixe para jogar no Japão, Indonésia, Estados Unidos e México. O jogador jogou 11 partidas e marcou 14 gols, na volta ao Brasil não houve acordo com a Lusa do Canindé e o atleta deixou a Vila Belmiro.


Melhores momentos da segunda etapa da partida

Ficha Técnica

SANTOS FC 4 X 2 URUGUAI

Data: 6 de junho de 1985
Local: Estádio Nacional de Tóquio, em Tóquio, Japão.
Público: 35.000 aproximadamente
Árbitro: Shizuo Takada

Cartão Vermelho
Uruguai: Montelongo

Gols
Santos FC: Zé Sérgio aos 22min e Mirandinha aos 40min do primeiro tempo; Mirandinha aos 5min e Zé Sérgio aos 44min do segundo tempo.
Uruguai: Aguilera aos 14min do primeiro tempo e Carrasco aos 35min do segundo tempo

Santos FC: Rodolfo Rodriguez; Paulo Roberto, Davi (Fernando), Toninho Carlos e Jaime Bôni; Serginho Carioca, Mario Sergio e Humberto (Formiga); Gersinho, Mirandinha e Zé Sergio - Técnico: Castilho

Uruguai: Gualberto Velichco; Nestor Montelongo, José Luis Russo, Acevedo e César Pereira; Yeladin, Walter Barrios e Carrasco; Aguilera, Da Silva e Cabrera (Alzucaray) - Técnico: Omar Borrás.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações