As camisas do capitão Cafu



Neste 7 de junho de 2017, o lateral direito Cafu completa 47 anos. Com uma grande história, que começou na base do Itaquaquecetuba FC, o capitão da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo fez muito sucesso e conquistou títulos pelos clubes onde passou. Confira onde Cafu jogou durante a sua carreira.

SÃO PAULO FC


Cafu subiu para a equipe principal do São Paulo em 1990 e logo em seguida chegou à Seleção Brasileira, na lateral-direita. Vale ressaltar que no Tricolor comandado por Telê Santana, ele se destacava pelo fôlego e polivalência: atuou no meio de campo e até no ataque. Fez 128 jogos e 17 gols pela equipe do Morumbi, onde conquistou tudo o que se possa imaginar, desde estadual até a Copa Intercontinental.


REAL ZARAGOZA



Chegou na Espanha em 1994, depois de se sagrar campeão do mundo pela Seleção Brasileira, mas tendo perdido a Libertadores daquele ano, evitando o tri. Jogou pouco, é verdade, foram apenas 17 jogos pelo Real Zaragoza, mas conquistou a Recopa Européia. Sua passagem pela equipe ficou mais marcada pela manobra em sua saída, que será explicada abaixo.


JUVENTUDE


É até difícil explicar resumidamente e O Curioso do Futebol já fez um post sobre o assunto (aqui), mas o que aconteceu: quando o São Paulo vendeu o jogador para o Zaragoza, colocou uma cláusula de multa, caso ele fosse negociado com o Palmeiras (leia-se Parmalat). A empresa italiana o comprou em 1995, mas o fez passar pelo clube gaúcho (que também tinha parceria com o laticínio multinacional) primeiro, onde fez apenas um jogo (vitória por 3 a 2 contra o Ypiranga). A questão rendeu até briga judicial.


PALMEIRAS


Depois de todo o esquema, Cafu estreou no Palmeiras para jogar o mata-mata da Libertadores de 1995, onde o Verdão foi eliminado pelo Grêmio. O atleta fez parte do grande time de 1996, que atropelou os adversários no Campeonato Paulista e ficou no clube até 1997, onde fez 99 jogos e marcou 13 gols. Apesar de ter jogado junto com grandes jogadores, como Djalminha, Rivaldo e Luizão, ele só conquistou o Paulistão de 1996 pelo Verdão.


ROMA


Foi o time por onde Cafu atuou mais vezes em sua carreira, fazendo 219 jogos e marcando oito gols. ganhou o apelido de Il Pendolino ('o trem expresso') e conquistou o scudetto de 2001, o deixando na galeria dos grandes que defenderam o time da capital italiana.


MILAN


Em 2003, Cafu rejeitou uma proposta do Yokohama F. Marinos e foi para o Milan. No clube, teve boas temporadas e, assim como no São Paulo FC, conquistou todos os títulos possíveis pelo time. No Milan, Cafu fez 166 jogos e cinco gols, encerrando a carreira em 2008.


SELEÇÃO BRASILEIRA


Cafu defendeu a Seleção Brasileira por longos 16 anos. Estreou com a camisa amarela em 1990, sob o comando de Falcão. Jogou quatro Copas do Mundo (1994, 1998, 2002 e 2006), e foi o único atleta a ter jogado três finais de mundial seguidas. Conquistou duas copas (1994 e 2002 - esta última como capitão), Copa das Confederações (1997) e Copa América (1997 e 1999). Fez 142 jogos (recordista) e cinco gols pela Seleção Canarinho.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações