terça-feira, 13 de junho de 2017

Argentina 0 x 5 Colômbia - O grande dia do futebol colombiano em 1993

A Seleção Colombiana que conseguiu um grande resultado no Monumental de Nuñez

O futebol colombiano, principalmente a partir do final da década de 1980, ficou conhecido por ter jogadores habilidosos. E esta primeira grande geração do futebol cafeeiro, que tinha nomes como Rincón, Valderrama, Valencia, Asprilla, entre outros, conseguiu uma grande façanha em 5 de setembro de 1993: derrotar a Seleção Argentina, em pleno Monumental de Nuñez, por 5 a 0, na última rodada das Eliminatórias da Copa de 1994.

Aliás, naquele Grupo A do qualificatório sul-americano, o primeiro colocado se classificava direto para o Mundial, enquanto o segundo ia para uma repescagem contra o representante da Oceania. Antes da última rodada, a Colômbia liderava a chave com oito pontos e a Albiceleste tinha sete. No primeiro turno, jogando em Barranquilla, os colombianos venceram os argentinos por 2 a 1. Porém, uma vitória simples, naquele jogo, colocava o time do centroavante Batistuta na Copa.

Rincón saindo para comemorar um de seus gols

Apesar de estarem sem Maradona, que vivia com seus problemas de suspensão por uso de cocaína, a Argentina era considerada favorita para aquele jogo. Com isso, o Monumental de Nuñez estava lotado e todos esperavam uma grande vitória da Albiceleste. Mas não foi isso que aconteceu. Pelo contrário!

A partida até começou equilibrada, com os dois times se estudando. A Colômbia, que precisava apenas de um empate para se classificar, 'cozinhava o galo', enquanto a Argentina, aos poucos, saía mais para o jogo, buscando abrir o marcador. Porém, tudo começou a complicara para o time da cada aos 41 minutos, quando Rincón abriu a contagem.

Ninguém acreditava no domínio colombiano na partida

No segundo tempo, quem esperava uma reação dos argentinos, realmente se assustou com o que viu. A Colômbia fez 45 minutos irrepreensíveis, talvez o melhor futebol apresentado entre todas as equipes que disputaram as Eliminatórias. Talvez, só o primeiro tempo do Brasil contra a Bolívia, em Recife, tenha sido tão bom quanto.

Aos 5 minutos da segunda etapa, Asprilla ampliou. Com 2 a 0 contra, os argentinos fora de vez para o ataque, deixando espaços, que os colombianos aproveitaram muito bem. Rincón, aos 29', Asprilla, aos 30', e Valencia, aos 40', deram números finais: Colômbia 5, Argentina 0, e vaga na Copa para os cafeeiros.

Melhores momentos da partida

A Argentina conseguiu ir para a Copa eliminando a Austrália na repescagem, já contando com Maradona. Já a Colômbia, depois deste jogo, passou a ser considerada favorita no Mundial de 1994, nos Estados Unidos, mas decepcionou, caindo logo na primeira fase. Porém, aquele 5 de setembro de 1993 é considerado até hoje como o grande dia do futebol colombiano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações