A fracassada passagem de Rincón pelo Real Madrid

Por Lucas Paes

Rincón não teve uma passagem feliz pelo Real Madrid

Freddy Rincón foi um meio-campista colombiano que atuou durante muito tempo no futebol brasileiro. Marcado pela passagem no Corinthians, jogou também no Santos, no Palmeiras e no Cruzeiro. Também passou a maior parte de sua carreira sendo constante presença na Seleção Colombiana. Em 1996, o já experiente meia colombiano foi contratado pelo Real Madrid.

Rincón passou os sete primeiros anos de sua carreira jogando no futebol colombiano. Saiu apenas aos 26, para jogar no Palmeiras. Fez boa passagem pelo alviverde e foi contratado pelo Napoli, onde jogou pouco, mas fez boas partidas. O Real Madrid então foi atrás do colombiano e trouxe ele para a temporada 1995/1996.

O colombiano em sua apresentação nos Merengues

A passagem de Rincon pelo Real, porém, foi longe de ser boa. Sem muitas chances e sem corresponder quando entrava em campo, o meia colombiano fez apenas 21 jogos pelos Merengues e saiu marcando apenas um gol.

No meio de 1996, o Real Madrid veio fazer uma excursão no Brasil com um time misto, já que a maioria de seus grandes atletas estavam disputando a Eurocopa. Mesmo assim, Rincón era reserva nesta equipe e logo em seguida. Ele voltaria ainda em 1996 ao Palmeiras e depois teria um dos períodos mais brilhantes de sua carreira (se não o mais brilhante) no Corinthians.

Rincón fazendo o único gol com a camisa do Real Madrid

Em entrevista realizada em 2012 para o Marca, Rincón revelou que sofreu racismo no Real Madrid e atribuiu sua passagem falha a outros fatores internos no clube, além do preconceito da torcida madridista. A acusação de Rincón não é de toda infundada, já que os Ultras Sur, principal grupo ultra dos Merengues, tem um histórico enorme de acusações de racismo e é assumidamente neonazista. No começo da década de 1990, eles viviam seu auge.

Os anos 1990 e o começo dos anos 2000 foram um período de algumas passagens apagadas de jogadores consagrados no Brasil pelo Real Madrid. Além de Rincón, outro estrangeiro que passou sem grande sucesso pelo clube foi Petkovic, ídolo flamenguista. Já o país teve jogadores como César Prates, Júlio César e Rodrigo Fabri vestindo a camisa do maior campeão europeu.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. O Rincón foi muito criticado no Real por causa da velocidade de seu futebol. Diziam que ele era técnico mas muito lento, segurava demais a bola. Por isso acabou se queimando e dispensado do time.
    O Problema é que ele veio para substituir o Michael Laudrup no meio campo, pois o dinamarquês estava de saída para o futebol japonês, e o Rincón já não era mais um meia-atacante e sim um volante, posição que o consagrou no Corinthians anos mais tarde.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações