Vai começar o Brasileirão da Série B

Por Lucas Paes

Clica no mapa para visualizá-lo em alta definição

Nesta sexta-feira, dia 12 de maio, começará mais uma edição do Campeonato Brasileiro da Série B. Contando com a volta de equipes tradicionais, como o Guarani, a segunda divisão do Nacional, que no ano passado teve o Atlético Goianiense como campeão, costuma trazer bons jogos e um equilíbrio maior do que a Série A. 

O regulamento seguirá no mesmo formato: são 20 equipes se enfrentando em dois turnos. Ao final das 38 rodadas, os quatro primeiros sobem para a primeira divisão e os quatro últimos são rebaixados para a Série C. O time com mais pontos será o campeão. Confira tabela completa da competição aqui. Estas serão as equipes participantes do certame em 2017.

ABC – RN


O maior campeão estadual do Brasil conquistou mais uma edição do Campeonato Potiguar (foto). O time tem como grandes destaques o meia Gege e o atacante Nando. O alvinegro é bem forte dentro do Frasqueirão e tentará usar dessa vantagem para evitar a instabilidade que enfrenta nos últimos anos, já que é muito comum que a equipe de Natal seja meio que um “ioiô”, caindo e voltando para a Série B. Deve brigar contra o descenso.


América – MG


O América é outro caso de time ioiô, só que figurando entre a séries B e A. Ano passado, a equipe fez alguns bons jogos, como uma vitória sobre o Santos por 1 a 0, mas não conseguiu evitar o rebaixamento para os segundo escalão do futebol brasileiro. Porém, jogando na Série B, a equipe deve mais uma vez brigar pelo acesso. Um dos principais destaques da equipe é Matheusinho (foto), prata da casa que já mostrou qualidade no Brasileirão do ano passado.


Boa Esporte – MG


Campeão da Série C no ano passado (foto), em cima do Guarani, a equipe mineira polemizou no inicio do ano por contratar o goleiro Bruno, preso por assassinar a ex-esposa Eliza Samúdio, quando este tinha sido solto pela justiça, porém, o ex-goleiro voltou a prisão e o time atualmente conta com apenas dois goleiros. Tem o acesso praticamente garantido no Campeonato Mineiro, porém, deve brigar contra o descenso na Série B.


Brasil de Pelotas – RS


Apesar de não ter sequer sofrido no ano passado, sendo que inclusive em alguns momentos brigou pelo acesso, o Brasil fez um Campeonato Gaúcho bem abaixo do esperado, o que acende um alerta vermelho para a Série B. Com uma equipe mais fraca que no ano passado, o Xavante deve brigar contra o descenso. Para a competição, a diretoria promoveu a volta do goleiro Marcelo Pitol (foto).


CRB – AL


Uma das maiores surpresas da Série B do ano passado, o CRB não teve grandes dificuldades em permanecer na divisão e até chegou a almejar o G4. O time conquistou recentemente o tricampeonato estadual. Os principais destaques do time são o volante Adriano (ex-Santos - foto) e os atacantes Neto Baiano e Mailson. É um time que não deve sofrer tanto na competição de novo, podendo permanecer no meio de tabela.


Ceará – CE


Tendo escapado de forma heroica do rebaixamento para a Série C em 2015, o Ceará fez uma campanha mais tranquila no ano passado, ficando no meio da tabela. A equipe conquistou o campeonato estadual em cima do Ferroviário. O maior destaque do Vozão é o interminável atacante Magno Alves (foto).


Criciuma – SC


Outra das equipes que figurou no meio de tabela, os Carvoeiros não conseguiram alçar grandes coisas no estadual e foram lanternas do seu grupo na primeira liga. Apesar do inicio de ano desanimador, a equipe pode fazer uma Série B confortável. Alex Maranhão (foto) e Adalgisio Pitbull são os grandes destaques dos tricolores.


Figueirense – SC


Com uma campanha preocupante no estadual, ficando a um ponto do rebaixamento, o Figueira, recém-rebaixado da primeira divisão, sendo um dos casos dos times ioiôs, deve perder o posto. A equipe tem Bruno Alves (foto), um jogador de defesa, como o principal artilheiro, sendo que o setor ofensivo pouco tem produzido. Inicialmente, deve brigar contra o descenso.


Goiás – GO


O Esmeraldino conquistou recentemente o estadual e vem para a Série B para tentar apagar a péssima impressão deixada na última edição, quando flertou com o rebaixamento e conseguiu reagir no final. A equipe esmeraldina se reforçou, e tem no ataque seus grandes destaques, com Tiago Luis e Leo Gamalho (foto). Pode até brigar pelo acesso.


Guarani – SP


Protagonista de uma das maiores viradas do futebol mundial em 2016, ao transformar um 4 a 0 do ABC, no primeiro jogo da semifinal, num 6 a 0 a seu favor jogando em casa, o Bugre decepcionou na A-2, perdendo a chance de avançar à semifinal na última rodada. A equipe liderada por Fumagalli (foto) é uma incógnita, tendo, além do capitão já mencionado, Bruno Nazário, Eliandro e Genilson entre seus destaques. 


Internacional – RS


Protagonista em vários momentos do futebol brasileiro nos últimos anos, as seguidas trapalhadas da diretoria colorada culminaram no inédito rebaixamento para a Série B. Apesar da recente derrota para o Novo Hamburgo, na final do Gauchão, o Inter não deve nem sofrer na segundona, entrando não só com favoritismo ao acesso, como também ao título. Em condições normais, seu elenco seria suficiente para fazer até uma Série A tranquila, então a campanha deste ano não deve trazer grandes sofrimentos aos colorados.


Juventude – RS


A equipe de Caxias do Sul subiu da Série C numa epopeia contra o Fortaleza. No Gaúchão deste ano, não fez grande campanha, ficando atrás do rival Caxias na competição. Mesmo tendo certa tradição, a Papada terá pretensões humildes, pensando inicialmente em não voltar para a Série C. Os destaques da equipe são os atacantes Tadeu e Caprini (foto).


Londrina - PR


O Tubarão ficou a apenas três pontos do acesso para a Série A no ano passado. Esse ano, conquistou sem grandes dificuldades o titulo do interior, no estadual. Fica o questionamento se terá a mesma força do ano passado no nacional. Entre os destaques da equipe, temos o atacante Paulo Rangel (foto) e o meia Germano, que passou pelo Santos, em 2009.


Luverdense – MT


Semifinalista do estadual neste ano, meio de tabela na Série B do ano passado, a equipe de Lucas do Rio Verde chega outra vez como “favorita” a ficar na 'zona neutra', daqueles times que não brigam para subir, mas que não correm riscos de rebaixamento. Tem no meia Ricardo (foto) e no atacante Macena os seus grandes destaques. 


Náutico – PE


Causando seguidas decepções em seus torcedores, o Timbu já esta há 13 anos sem um titulo estadual. Ano passado, protagonizou um vexame, perdendo em casa para o Oeste a chance do acesso. Este ano, conta com jogadores como Giva (foto), ex-Santos, no seu elenco, tendo time suficiente para brigar pelo acesso. Resta saber se a sina dos últimos anos não atrapalhará os alvirrubros. Por contensão de despesas, a diretoria mandou embora o treinador Milton Cruz a poucos dias da estreia.


Oeste – SP


Agora jogando em Barueri, o Oeste lutou o ano passado inteiro contra o descenso para a série C. Este ano, não deve ser diferente, já que na Série A-2 do Paulista, o time pouco fez. Porém, os rubro-negros montaram uma equipe interessante, tendo o centro-avante Robert (foto), ex-jogador do Palmeiras, como o principal destaque e artilheiro do time.


Paraná – PR


Quase rebaixada para a Série C no ano passado, a equipe de Curitiba tem se superado este ano, mostrando um bom futebol. Na Copa do Brasil, vai enfrentar o Atlético Mineiro, nas oitavas de final, após eliminar o Vitória. O principal destaque dos tricolores tem sido o meia Renatinho (foto), que é o artilheiro da equipe.


Paysandu - PA


Outro que brigou contra o descenso ano passado, o Papão parece ter montado uma equipe mais qualificada para 2017. Recentemente, fez uma partida razoável contra o Santos pela Copa do Brasil, tendo inclusive chances de reverter o resultado em Belém. O principal destaque da equipe é o atacante Bergson (foto), artilheiro do time na temporada. Além dele, nomes como Diogo Oliveira, Alfredo e Leandro Carvalho se destacam no bom time paraense. Ao que tudo indica, o time da Curuzu terá vida mais tranquila em 2017.


Santa Cruz – PE


Rebaixado na série A do ano passado, o Santinha passou por uma crise financeira e teve de reconstruir o time. Porém, a equipe teve bom desempenho no estadual, ficando com o vice-campeonato e chegou longe na Copa do Nordeste, mostrando força. O tricolor deve ficar no meio da tabela. Entre os destaques, temos o zagueiro artilheiro Anderson Salles (foto), os atacantes Alef Pitbull e Éverton Santos, entre outros. 


Vila Nova – GO


Vice-campeão goiano, o Tigre ficou no meio da tabela na Série B passada. Esse ano, os alvirrubros contam com alguns bons nomes, como o atacante Wallyson (foto), artilheiro da Libertadores de 2011 pelo Cruzeiro. Além dele, outro atacante que se destaca no elenco é Moisés, artilheiro do time. Deve ficar no meio de tabela, porém terá que ter atenção com o Z4.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações