O dono do futebol no Rio Grande é o Noia!

O Novo Hamburgo conseguiu o seu primeiro título estadual (foto: Adilson Germann/ECNH)

Foram 106 anos esperando, mas o dia 7 de maio ficará na história para o Esporte Clube Novo Hamburgo. Finalmente o Noia pode soltar o grito de ‘é campeão’, após vencer o Internacional nos pênaltis, por 3 a 1. Nada nunca foi fácil, nem nunca será, para o time da Capital Nacional do Calçado. Da terra de origem, inúmeros ônibus partiram. O motivo era nobre e justo, ver o time da cidade erguer pela primeira vez a taça de vencedor da maior competição de futebol do Rio Grande do Sul. A última vez que um time do interior foi campeão gaúcho foi em 2000, com o Caxias, que naquela oportunidade bateu o Grêmio na final.
O ECNH enfrentou adversidades, não pode atuar em casa mesmo tendo a melhor campanha do Campeonato Gaúcho. A grande final foi disputada em Caxias do Sul, distante da Capital Nacional do Calçado. Pela frente, o Noia tinha de encarar o colorado. Além disso, o equilíbrio foi a marca das duas partidas, tanto em Porto Alegre como na Serra gaúcha. Resultado disso é mais uma decisão nas penalidades máximas, já que o segundo jogo encerrou, nos 90 minutos, empatado em 1 a 1. O gol do Novo Hamburgo foi anotado contra pelo zagueiro do Inter, Ernando, no primeiro tempo de partida. Já Rodrigo Dourado marcou para o colorado, na segunda etapa.

O jogo - Logo aos 2 minutos de jogo, a primeira boa chegada do Novo Hamburgo ocorreu após levantamento para área de Amaral. O volante cobrou lateral e a bola sobrou para João Paulo, o centroavante conferiu de cabeça, mas a finalização saiu à esquerda de Danilo Fernandes. Após isso, o Internacional levou perigo em cobranças de falta e escanteio. Aos 9 minutos, D’Alessandro bateu tiro de média distância e obrigou Matheus a fazer boa defesa, espalmando pela linha de fundo. 

O Noia saiu na frente aos 21 minutos do primeiro tempo. Jogada treinada, trabalhada e um dos pontos fortes da equipe anilada é a bola aérea. Após cobrança de lateral direta para a área, Assis fez um cruzamento com as mãos e Ernando tentou afastar, porém acabou fazendo gol contra, desviando a trajetória da bola e traindo o goleiro colorado. O arqueiro anilado, Matheus, apareceu aos 45 minutos para evitar que Brenner empatasse a partida. O atacante recebeu com liberdade dentro da grande área e chutou, mas lá estava o goleiro do Novo Hamburgo para fazer firme defesa. 

Na segunda etapa, o Internacional começou pressionando e sufocando a saída de bola do ECNH. O empate colocado acabou saindo cedo. Aos 3 minutos, em cobrança de escanteio e bate-rebate dentro da área anilada, a sobra ficou com Rodrigo Dourado que deixou tudo igual no Centenário. O Inter chegou com perigo aos 23 minutos, em roubada rápida no lado esquerdo. Nico López cruzou para D’Alessandro, o meia dominou e chutou rente ao poste direito de Matheus. 

O Novo Hamburgo voltou a assustar o gol de Danilo Fernandes aos 28 minutos, Preto armou contra-ataque pela esquerda e enxergou Lucas Santos liberado pela direita. O atacante entrou em velocidade e soltou uma bomba, mas a batida saiu desviada. Fim de jogo em Caxias do Sul. Fim de jogo: Novo Hamburgo 1 x 1 Internacional. A decisão, mais uma vez, caminha para as penalidades máximas. 

Nas cobranças de pênalti, o Novo Hamburgo venceu o Internacional por 3 a 1. Logo no primeiro disparo contra o gol, D’Alessandro bateu na trave. Para o Nóia, João Paulo converteu. Victor Cuesta, de novo, acertou o travessão. Léo desperdiçou também. Até então, 1 a 0 para o Noia.

Então, um dos melhores jogadores anilados durante o torneio foi o goleiro Matheus. Na terceira cobrança, o arqueiro voou para brilhar e buscar o chute de Nico López. Zagueiro artilheiro, Júlio Santos não quis saber de brincadeira e soltou a bomba contra Danilo Fernandes. Novo Hamburgo 2 a 0.

William converteu a primeira cobrança para a equipe colorada. Novo Hamburgo 2 x 1 Inter. Então, foi a vez de mais um defensor bater. Com frieza e muita categoria, como na semifinal diante do Grêmio, o zagueiro Pablo fez o gol do título. Fim de jogo no Centenário, em Caxias do Sul, Esporte Clube Novo Hamburgo conquista o seu primeiro título de Campeão Gaúcho.

Ficha Técnica
NOVO HAMBURGO 1 X 1 INTERNACIONAL
(Nos pênaltis, 3 x 1)

Data: 7 de maio de 217
Local: Estádio Centenário - Caxias do Sul-RS
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Rafael Da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior

Cartões Amarelos
Novo Hamburgo: Pablo e Júlio Santos
Internacional: D'Alessandro

Gols
Novo Hamburgo: Ernando(contra), aos 21 minutos do primeiro tempo
Internacional: Rodrigo Dourado, aos três minutos do segundo tempo

Novo Hamburgo: Matheus; Léo, Júlio Santos, Pablo e Assis (Léo Carioca); Amaral, Jardel, Preto e Juninho; Branquinho (Lucas Santos) e João Paulo - Técnico: Beto Campos.

Internacional: Danilo Fernandes; William, Victor Cuesta, Léo Ortiz e Ernando (Carlos) (Diogo); Rodrigo Dourado, Edenílson (Valdívia), Uendel e D’Alessandro; Nico López e Brenner - Técnico: Antônio Carlos Zago.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações