Segundona Paulista 2017 - 29 equipes em busca do acesso!

Por Victor de Andrade e Giovanni F. Romão
Colaborações: Luiz Gustavo Folego, Paulo Santos e Jean Pierre


Neste fim de semana começa a edição de 2017 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a popular Bezinha. Disputam a competição 29 times que buscarão os principais objetivos do torneio: as duas vagas na Série A-3 de 2018 e o título. Lembrando que em 2016, a taça ficou com a Portuguesa Santista e, além da Briosa, Desportivo Brasil e Taboão da Serra conquistaram o acesso, sendo que o último subiu devido à desistência do Atlético Sorocaba.

Esta edição já começou polêmica. No Conselho Técnico, realizado no início de fevereiro, em votação entre os clubes, ficou decidido que só poderiam participar do campeonato jogadores com até 23 anos de idade, aos invés dos três acima dos anos anteriores. Porém, a Justiça do Trabalho, no dia 29 de março, um dia antes do término das inscrições para a primeira rodada, decretou, através de liminar solicitada pelo Sindicato dos Atletas de São Paulo, que a competição deveria ser livre na questão de idade. Aliás, nesta novela, muitos capítulos ainda devem rolar.

Outra polêmica: no anúncio do campeonato, ainda em fevereiro, constavam 30 equipes. Após a divulgação dos grupos e tabela, o Guaratinguetá, time que já figurou no Paulista da Série A-1 e também no Brasileirão da Série B, desistiu de jogar a competição.

Não podemos esquecer dos lados positivos, como a presença dos tradicionais São José, Inter de Bebedouro, XV de Jaú e Jabaquara, a estreia do Real Cubatense, as voltas de Francana, Itararé, Brasilis e Taquaritinga e, claro, os confrontos locais nas cidades de Assis, Presidente Prudente e Mogi das Cruzes.

Vamos às informações dos participantes:

GRUPO 1

AMÉRICA Futebol Clube
São José do Rio Preto Clube

Wagner Miranda dirige o Rubro

O tradicional time de São José do Rio Preto terá um início de ano diferente em 2017. A equipe será dirigida nas primeiras rodadas pelo auxiliar Renato Ferreira, enquanto o treinador Sérgio Caetano segue no comando do Paulista de Jundiaí até o fim da Série A-3. O clube reformou o gramado do Teixeirão, o maior estádio da divisão, e espera, finalmente, conseguir o acesso.


Atlético ASSISENSE
Assis

Tonicão é a casa do Assisense

O time de Assis, como fez nas últimas temporadas, vem escondendo o jogo e passando pouquíssimas informações sobre os trabalhos de preparação e, fora 2015, a fórmula não vem dando muito certo, apesar da insistência. O time será dirigido pelo desconhecido treinador Antônio Maizena, que já passou pela base do Mogi Mirim, e, pelo nível de otimismo da torcida, o time está longe de estar entre os favoritos.


GRÊMIO Desportivo PRUDENTE
Presidente Prudente

Jean Mendes, goleiro, foi um dos contratados

O Grêmio Prudente é uma daquelas equipes que sempre vêm batendo na trave do acesso nos últimos anos. Para 2017, houve troca no comando técnico (saiu Lelo e veio Rodrigo César) e o clube contratou vários jogadores, como Vitinho (ex-Ponte Preta), Emerson (Campos-RJ), Juninho (Marília) e o goleiro Douglas Chaves.


JOSÉ BONIFÁCIO Esporte Clube
José Bonifácio

Preparação no José Bonifácio foi intensa

O José Bonifácio espera fazer uma grande competição em 2017 e chegar às fases avançadas. A equipe vem se preparando forte e o destaque foi a vitória por 3 a 0 sobre o Sub-20 do Votuporanguense. O meia Leonardo, o atacante Alemão e o Thalys Rafael (ex-Santos, nas categorias de base) são os destaques.


OSVALDO CRUZ Futebol Clube
Osvaldo Cruz

Osvaldo Cruz quer priorizar a posse de bola

A equipe que será dirigida por Luciano Baiano fez algo interessante. Armou um amistoso contra o Penapolense, uma semana antes da estreia, avisando que seria a apresentação do elenco. Para a estreia, o clube inscreveu 19 jogadores, entre eles Jefferson, Matheus Arroz, Denilton, Baiano, Júnior Berimbau e André.


PRESIDENTE PRUDENTE Futebol Clube
Presidente Prudente

Marcelo Guimarães comanda treino do Presidente Prudente

O Presidente Prudente vem trabalhando desde de janeiro na montagem do elenco para a disputa da competição. O time, que será dirigido por Marcelo Guimarães, conta com alguns remanescentes do time Sub-20 de 2016, que chegou na semifinal da Segunda Divisão Paulista da categoria. O destaque é o meia Kalaglian.


VOCEM Vila Operária Clube Esporte Mariano
Assis

Em jogo treino com o Sub-20 do Londrina, empate em 1 a 1

O tradicional Vocem vem trabalhando duro para a disputa da competição. Para isto, a equipe, dirigiada por Paulo César Santos, fez diversos amistosos durante a pré-temporada para a formação do elenco, como nos empates contra o Corinthians de Presidente Prudente (4 a 4) e Sub-20 do Londrina (1 a 1). Alan, Jé e Marlos são os remanescentes de 2016.


GRUPO 2

AMPARO Athlético Club
Amparo

Estádio passou por obras para sediar os jogos

O Amparo entra no Paulista da Segunda Divisão de 2017 com uma parceria com o Head Soccer, equipe que no ano passado disputou o campeonato da Liga de Futebol Paulista. Além disso, para conseguir entrar na competição, o clube teve que reformar o seu estádio, o José Araújo Cintra.


Associação Atlética FRANCANA
Franca

Francana quer o acesso em sua volta

Depois de um ano licenciada, após cair da Série A-3 em 2015, a tradicional Francana está de volta ao futebol profissional paulista. A equipe fez diversos jogos treinos, com destaque para o confronto contra o Uberaba, e se organizou para entrar como favorita na Segunda Divisão. O treinador é Edson Niquinha.


Associação Atlética INTERNACIONAL
Bebedouro

Marcos Canteiro dirige a Inter de Bebedouro

Para a disputar a Segunda Divisão de 2017, a Internacional contou com uma ajuda do rival Monte Azul, que no jogo contra o Paulista de Jundiaí, que foi realizado em Bebedouro, no Sócrates Stamato, reverteu tudo o que foi arrecado no bar do estádio para o time rubro. A equipe fez um jogo-treino contra o Taubaté, que terminou 0 a 0.


BRASILIS Futebol Clube Ltda
Águas de Lindóia

Brasilis está de volta ao futebol profissional

Mais um time que está voltando ao futebol profissional, o Brasilis, que é administrado pela família de Oscar Bernardi, ex-zagueiro da Seleção Brasileira, espera fazer um belo papel na competição. Na preparação, a equipe fez diversos jogos-treinos, com destaque para a vitória por 4 a 3 sobre o Head Soccer, que será o time do Amparo (ambos os times estão no mesmo grupo).


Clube Atlético TAQUARITINGA
Taquaritinga

CAT fez jogo-treino contra o Sub-20 do Comercial

Mais uma volta comemorada pelo fã de futebol. O Taquaritinga ficou de fora das últimas temporadas por causa da situação de seu estádio. Na última semana antes do início do campeonato, o CAT fez um jogo-treino contra o Sub-20 do Comercial e venceu pelo placar de 2 a 0, gols de Liniker e Bruninho. Ney Silva comanda a equipe.


Esporte Clube XV DE NOVEMBRO
Jaú

Alguns dos reforços do XV

É difícil sair apontando um favorito na Segunda Divisão Paulista, mas o XV de Jaú está com certeza entre eles. No ano passado, a equipe perdeu o acesso para o Desportivo Brasil, com médias de público de fazer inveja aos grandes clubes do Brasil. O XV manteve a base do ano passado e ainda trouxe destaques de outras equipes, como o meia Welder (ex-Jabaquara) e o lateral Matheus Frazão (campeão com a Portuguesa Santista).

JAGUARIÚNA Futebol Clube
Jaguariúna

Alguns dos reforços do Jaguariúna

O Jaguariúna estreia com este nome no futebol profissional paulista e fez uma forte pré-temporada para entrar bem na competição. O destaque fica para o amistoso contra o Santos B, onde o time foi derrotado por 3 a 1. O clube fez diversas peneiras para a montagem do elenco e espera fazer um belo papel na Segundona.


GRUPO 3

Associação Atlética ITARARÉ
Itararé

Itararé volta depois de 10 anos licenciado

Depois de 10 anos, o Itararé volta ao futebol profissional para a disputa da Segunda Divisão. O elenco foi formado por meio de peneiras na cidade e região. O clube realizou sua preparação no Paraná e fez dois jogos-treino contra clubes de lá (Operário e Atlético sub-20), com derrotas por 1 a 0 e 2 a 1, respectivamente. Para impulsionar o nome do clube, o setor de marketing criou o plano de sócio torcedor como forma de renda para o clube, além da venda de camisas na cidade. O treinador será o Romildo Santo.


Associação Desportiva GUARULHOS
Guarulhos

AD Guarulhos espera fazer um bom papel na competição

Depois da boa campanha no ano passado, onde chegou à segunda fase, a AD Guarulhos aproveitou alguns garotos que disputaram a Copa São Paulo para subir ao profissional e realizou peneiras na cidade para compor o restante do elenco profissional e categorias de base. O treinador será o Marcos Souza.


BARCELONA Esportivo CAPELA Ltda
São Paulo

Barcelona espera fazer um 2017 melhor que as últimas temporadas

Repetindo a mesma receita dos últimos anos, o Barcelona de Capela do Socorro montou sua equipe através de diversas peneiras, que foram realizadas desde o iníco do ano. Além disso, o time paulistano vai utilizar alguns jogadores de sua equipe Sub-20. Os trabalhos para a estreia estão a todo o vapor e o clube espera fazer um bom papel na competição.


Clube Atlético DIADEMA
Diadema

CAD se preparando para a estreia na competição

O CAD montou seu elenco com boa parte do time que disputou o Sub-20 no ano passado e subiu alguns garotos do Sub-17. O clube também realizou peneiras para as categorias de base. A grande novidade para o Diadema fica por conta da parceria com o Grupo Sonda, que auxiliará no investimento com a base e em projetos sociais para o CT do clube, hoje no Campo Distrital Taperinha.


ELOSPORT Capão Bonito
Capão Bonito

Estádio Dr. José Sidney da Cunha: a casa do Elosport

Querendo voltar a fazer boas campanhas no Paulista, o Elosport, igual à uma boa parte dos times que estarão disputando a Segunda Divisão, buscou montar seu elenco com jogadores por peneiras na região. Seu treinador será novamente Luiz Carlos Vilela.


Esporte Clube PRIMAVERA
Indaiatuba

O experiente Luiz dos Reis é o treinador do Primavera

Com um elenco totalmente reformulado, o Primavera resolveu se reinventar para 2017 e montou um novo elenco por meio de peneiras, chamando garotos de Indaiatuba e região. Está sendo conversado a possibilidade de empréstimo de jogadores do Atibaia para a disputa da Segunda Divisão, logo após o término da participação do Falcão na Série A-3, mas até a publicação desse guia ainda não foi confirmada a informação. O treinador será o experiente Luiz dos Reis.


Esporte Clube SÃO BERNARDO
São Bernardo do Campo

Campeão com a Briosa em 2016, Ricardo Costa volta ao Bernô

O Bernô vem para 2017 com alguns remanescentes do ano passado e o restante do elenco formou com jogadores das peneiras que foram realizadas. Além disso, há uma parceria com o São Caetano, que deve ceder atletas após o fim da Série A-2. O treinador será Ricardo Costa, campeão da Segunda Divisão do ano passado com a Portuguesa Santista.


OSASCO Futebol Clube
Osasco

O Osasco FC vem para brigar pelo acesso

Boa parte do elenco do Osasco FC já esteve no clube temporada passada, e o clube deve completar o elenco profissional com jogadores que subiram do Sub-17 e Sub-20. Não está descartada a hipótese de alguns atletas do Osasco Audax e GEO virem reforçar a equipe. O treinador será o Vitor Mosca.


GRUPO 4

Academia Desportiva MANTHIQUEIRA Futebol Ltda
Guaratinguetá

Nilmara Alves continua à frente da Manthiqueira

O presidente do clube, Dado de Oliveira, continua com sua filosofia de jogo limpo sempre e por isso manteve um dos principais alicerces do Manthiqueira em sua história no futebol profissional: a treinadora Nilmara Alves. Com a desistência do Guaratinguetá, após a divulgação dos grupos e tabela, o time passou a ser o único representante da cidade na competição.


Atlético REAL CUBATENSE
Cubatão

Real Cubatense esperar surpreender em seu primeiro ano

O caçula da Segunda Divisão Paulista coloca novamente Cubatão no mapa do futebol profissional paulista, mas como a cidade está sem local apto, vai mandar os jogos no Estádio Espanha, casa do Jabaquara. Para a montagem do elenco, o Real Cubatense realizou peneiras desde o primeiro dia útil de 2017 e pretende surpreender os clubes mais experientes na divisão. O treinador é Delei Marques, conhecido na várzea cubatense.


Clube ATLÉTICO MOGI das Cruzes Futebol
Mogi das Cruzes

Edinho Poá está novamente comandando o Atlético

Outro time que manteve o modo de trabalhar dos últimos anos, o Atlético Mogi realizou peneiras desde a desclassificação da equipe na Segunda Divisão do ano passado, quando caiu ainda na primeira fase. Para 2017, o clube esperar fazer um papel melhor, ao menos passando para a etapa seguinte da competição. O técnico é Edinho Poá.


Grêmio Esportivo MAUAENSE
Mauá

Juventus fez jogo-treino contra o Mauaense

O Mauaense chegou a sonhar com o acesso em 2016, mas teve o azar de cruzar com a campeã Portuguesa Santista nas quartas de final. Para este ano, o time será dirigido por Flávio Borelli, que já jogou pela equipe de Mauá, e contará com atletas que já tiveram passagens por Palmeiras e Chapecoense. O clube ainda estida uma parceria com o Juventus.


JABAQUARA Atlético Clube
Santos

Jabuca fez peneiras para a montagem do elenco

O Jabaquara, que saiu na segunda fase da competição no ano passado, teve que passar por uma brusca remodelação, da diretoria aos atletas. O clube perdeu seu então presidente Antônio Gilberto Amaral da Silva, que faleceu depois de complicações em uma cirurgia, e este ano o presidente eleito foi Adelino Rodrigues. O mandatário, então, contratou uma nova comissão técnica, comandada por Gilberto Costa, e promoveu testes com cerca de 300 jogadores para selecionar 28 que jogariam a Segunda Divisão. O time conta com jogadores que vieram da várzea, do Sub-20 e alguns remanescentes do ano passado.


SÃO JOSÉ Esporte Clube
São José dos Campos

Treinamento da Águia do Vale

A tradicional Águia do Vale, vice-campeã paulista de 1989, passou por períodos negros, que culminou com o rebaixamento à Segunda Divisão estadual. Porém, o clube quer voltar aos tempos de glória e fortaleceu o time, que tem uma das camisas mais 'pesadas' de toda a competição. A equipe será comandada pelo experiente Oliveira e tem como destaques o zagueiro Renato Carioca e Léo Félix.


UNIÃO Futebol Clube
Mogi das Cruzes

União fez jogo treino contra o Sub-20 do Palmeiras

Depois de ficar um ano licenciado, em 2015, o União não foi bem no campeonato de 2016, onde caiu ainda na primeira fase, com várias atuações fracas. Pensando em fazer um bom papel, a equipe, que será dirigida por Paulo Mulle, talvez foi a que fez mais jogos-treinos durante a pré-temporada. O destaque fica por conta do atacante Cléber.

Forma de disputa

Portuguesa Santista foi a campeã em 2016
  • Primeira fase: Os 30 participantes jogam entre si, em dois grupos de 7 equipes e dois de 8 equipes. Todos se enfrentam em turno e returno classificando-se para a segunda fase os quatro clubes com o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase.
  • Segunda fase: Os 16 classificados são divididos em 4 grupos de 4 equipes cada. Todos se enfrentam em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo passam de fase.
  • Terceira fase: Os 8 classificados são divididos em 2 grupos de 4 equipes cada. Todos se enfrentam em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo, passam para a quarta fase.
  • Quarta fase: Os 4 classificados disputam um quadrangular final. Todos se enfrentam em turno e returno e os 2 primeiros são finalistas e estarão promovidas à Série A3 de 2017.
  • Quinta fase: Os 2 finalistas disputam dois jogos finais, que estabelecem o campeão da Segunda Divisão.
Confira tabela completa da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações