Santos pelo mundo - Os xarás do Peixe pelo Planeta

Por Lucas Paes


Neste sábado, dia 14 de Abril, o Santos Futebol Clube completa 105 anos de história. Clube que espalhou seu nome mundialmente na época de Pelé e Cia, e mais recentemente voltou a ser falado com Neymar, o Peixe espalhou pelo mundo a imagem de um time que jogava o futebol arte e que vencia. Além de ter feitos gigantescos em sua história, que é conhecida pelos amantes do futebol em diversos lugares do Mundo.

Tais feitos, combinados com as diversas excursões protagonizadas pelo Alvinegro Praiano na época de Pelé, Coutinho, Pepe e todo aquele mágico time dos anos 1960, inspiraram a criação de diversos times com o mesmo nome da equipe na qual o Rei do Futebol viveu seus dias de glória. Neste texto, O Curioso do Futebol traz um pouco sobre os xarás santistas espalhados pelos cinco continentes que estão ativos no profissionalismo do futebol. 

Santos do Amapá


O Peixe da Amazônia foi cinco vezes campeão estadual, sendo o vencedor das últimas quatro edições. Foi fundado em 1973, no fim do auge do Santos de Pelé, que foi inspiração para a fundação do time, já que os presentes em sua criação queriam dar origem à um clube vencedor, como o Santos.

Ano passado, em um momento histórico, o Peixe do Amapá enfrentou o time que lhe deu origem na Copa do Brasil. No primeiro jogo as equipes empataram por 1 a 1, o que forçou o histórico segundo jogo, na Vila Belmiro, que terminou com o placar de 3 a 0 para o atual campeão paulista. O Curioso do Futebol tem uma matéria sobre esta partida.


Chief Santos – Namíbia


Tradicional equipe da Premier League da Namíbia, foi fundado em 1963. Foi campeão do nacional em 1993 e 2003, além de ser campeão da Copa da Namíbia em 1991, 1998, 1999 e 2000. Nos últimos anos, vem perambulando entre a primeira e a segunda divisão do futebol nacional.


Santos FC Cape Town – África do Sul


Fundado em 1982, o Santos da Cidade do Cabo é conhecido como time do povo, devido à relação íntima com a sua comunidade e sua região que o clube adquiriu durante os anos. Foi campeão do Campeonato Sul-Africano na temporada 2001/2002, mas atualmente vive uma crise, estando nos últimos lugares da segunda divisão do país. 


Santos de Guápiles – Costa Rica


Fundado em 1961, foi nomeado em homenagem ao homônimo famoso, que na época começava sua caminhada de sucessos pelo mundo. Em 1999, subiu para a primeira divisão costarriquenha, onde se encontra até hoje. Foi vice-campeão nacional na temporada 2001/2002. Está em quinto lugar na atual edição da primeira divisão da Costa Rica.


Santos Laguna – México


O homônimo mais famoso do Santos, curiosamente, não tem grandes ligações com o Alvinegro Praiano na nomeação do clube. Fundado em 1982, através de ajuda do Instituto Mexicano de Segurança Social (IMSS), o time ganhou esse nome pela primeira cidade onde era sediado (Santa Cruz), já que seus moradores eram apelidados de santos. É, porém, o mais bem sucedido dos xarás alvinegros, sendo cinco vezes campeão da Liga MX e duas vezes vice-campeão da CONCACAF Champions League. 

Na inauguração de seu atual estádio, em 2009, enfrentou o Santos e venceu por 2 a 1.


Santos FC – Jamaica


Fundado em 1964, tanto o nome quanto o escudo da equipe são uma homenagem ao Santos de Pelé, enquanto o uniforme homenageia a Seleção Brasileira. Poderia ser considerado o xará com mais tradição do alvinegro junto ao Laguna, principalmente devido ao fato de ser o maior campeão do campeonato da Jamaica, mas não ganha o título desde 1980. Atualmente, figura na segunda divisão do país.


Santos de Angola


Fundado em 2002, ano em que o time da Vila Belmiro ganhou o título do Brasileirão, o Santos de Angola compartilha das mesmas cores e mesmo uniforme do homônimo famoso. Chegou à ganhar uma Copa da Angola em 2008 e a Supercopa em 2009, mas atualmente encontra-se com o departamento de futebol desativado.


FC Santos Tartu – Estônia


Fundado em 2006, apesar de ser um dos mais novos da lista, é um dos mais estruturados. Joga a terceira divisão da Estônia, onde atualmente faz uma má campanha, porém a competição está no começo. Não foi possível descobrir o quão baseado no Santos é o nome do clube. Possui um trabalho forte no sul do seu país de origem, onde organiza torneios juvenis e envolve mais de 700 crianças e adolescentes.


Outros


Além dos mencionados na matéria, existem diversos outros times que hoje ou encontram-se no amadorismo ou encontram-se licenciados. O Santos da Paraíba, que chegou a disputar durante alguns anos competições profissionais, encontra-se distante das competições desde 1997. No ano anterior, havia ganhado o título da segunda divisão paraibana. No Espírito Santo, o Santos de Barra do São Francisco também se encontra licenciado do profissional, mas disputa competições amadoras.

Indo mais para o Norte, o Santos de Porto Velho, que surgiu de uma escolinha dos Meninos da Vila na região, tem feito apenas trabalhos em categorias de base, tendo disputado o Campeonato Rondoniense da Segunda Divisão em 2012. Outras cidades têm times amadores com o nome do Peixe, como Bragança Paulista (Santos FC Toró), e Taquara/RS (Santos de Taquara).

Já fora do Brasil, a África possui alguns times com o nome de Santos, como os citados no texto e outros que atualmente estão inativos. O União Flamengo Santos está desativado, apesar de ser um dos mais famosos times baseados no alvinegro. Na América do Sul, o Santos de El Guapo também é outro que encontra-se afastado do profissionalismo.

Já em ligas amadoras espalhadas pelo planeta, há diversos times com o nome de Santos ainda figurando nas disputas. É o caso do Santos de Bellfast, da Irlanda do Norte e dos Santos Los, Santos Piwoda, Santos Sarbinowo e Santos Swiebodzin, todos da Polônia. Se uma pesquisa maior fosse feita, provavelmente milhares de equipes amadoras com o nome do Peixe seriam encontrados.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações