Os Tiradentes que jogaram competições nacionais


O dia 21 de abril no Brasil é feriado, pois marca a data do enforcamento (em 1792), pela coroa portuguesa, de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder do primeiro levante brasileiro pela independência do país junto à Portugal, movimento que foi conhecido como Inconfidência Mineira, por ter sido realizado em Minas Gerais.

Tiradentes tinha esse apelido pois uma de suas profissões era a de dentistas. Além disso, ele fez atividades como tropeiro, minerador, comerciante e militar. E é nesta última profissão que este texto vai se apegar. Joaquim José da Siva Xavier foi alferes de milícia e comandante do destacamento de Dragões que patrulhava as rotas dos minérios de Minas Gerais para o Rio de Janeiro.

Devido às atividades militares e considerado um herói nacional, por ter sido um dos primeiros a defender a independência, Tiradentes é o patrono das policias militares dos estados brasileiros. Por isso, muitos clubes ligados à corporação têm o nome do mártir e alguns deles entraram no futebol profissional, inclusive ganhando títulos e disputando campeonatos nacionais. Então, vamos à eles:

Associação Esportiva TIRADENTES
Fortaleza-CE

Tigre da PM campeão da Segundona em 2015

Provavelmente o Tiradentes em atividade que esteja em melhor desempenho no futebol brasileiro atual, o Tigre da PM foi fundado em 1961 e, atualmente, é um dos times mais tradicionais do Ceará. Campeão estadual em 1992, título dividido com Ceará, Fortaleza e o antigo Icasa, a equipe já conquistou a segundona cearense em 1968 e 2015, além de ter disputado o Brasileirão da Série B, em 1982, e Série D, em 2013, quando chegou próximo do acesso.


Associação Atlética TIRADENTES
Belém-PA

Em partida contra a Tuna Luso

O Clube da Polícia Militar do Pará, conhecido também como Cerpinha, o Tiradentes é, atualmente, um clube que está disputando constantemente a Série A2 do estado, competição na qual foi campeão em 2006. A equipe já chegou a jogar a Série C do Campeonato Brasileiro, na década passada, e seu mascote também é o Tigre.


Sociedade Esportiva TIRADENTES
Teresina-PI

Campeão em 1990, o último título do Amarelão

O Amarelão da PM, apesar de se encontrar atualmente com seu departamento de futebol profissional masculino sem atividades, é o Tiradentes com mais títulos no Brasil. Campeão Piauiense em 1972, 1974, 1975, 1982 e 1990, participou do Brasileirão principal em cinco oportunidades: 1973, 1974, 1975, 1979 e 1983, sendo que nesta última levou a maior goleada da historia da competição, um 10 a 1 contra o Corinthians, no Canindé. Atualmente, conta com um dos times de futebol feminino mais fortes do Nordeste e foi semifinalista do Brasileirão da categoria em 2015 e neste ano disputará a Série A-2 do certame.


Grêmio Esportivo TIRADENTES
Ceilândia-DF

Campeão de Brasília em 1988

Fundado em 3 de fevereiro de 1967, foi um dos times mais fortes do futebol candango na década de 80. Campeão do Distrito Federal em 1988, tendo o veterano Beto Fuscão como destaque, o clube disputou a primeira Copa do Brasil, em 1989, onde foi eliminado pelo Corinthians e a equipe era treinada por Dadá Maravilha. Entre 1995 e 1996, foi renomeada como Flamengo Tiradentes, tentando atrair a grande torcida rubro negra de Brasília. A mudança, porém, não deu certo e depois disso o time entrou no ostracismo, até para com as atividades no futebol profissional. A equipe chegou a disputar, também, duas séries B e três C.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações