Os Flamengos pelo mundo

Por Lucas Paes


No dia 3 de maio, completam-se 105 anos da primeira partida de futebol do Flamengo. Um dos mais tradicionais clubes do Brasil, o Flamengo também inspirou o nome de diversos clubes mundo a fora. Alguns dos seus xarás, inclusive, possuem algum sucesso. Principalmente quando falamos em times daqui do Brasil. O esquadrão de Zico, Júnior e Cia inspirou muitos clubes nos anos 1980.

Neste texto não citaremos o União Flamengo Santos, pois ele já foi citado no texto sobre os xarás do Santos Futebol Clube. Há outros casos, como Oeste e Atlético Paranaense, onde a inspiração foram as cores e o uniforme, o Furacão mudou seu uniforme, que antes era igual ao flamenguista. Mas, este texto falará dos que usaram somente o nome do campeão mundial de 1981.

Associação Atlética Flamengo
Guarulhos – SP


Fundado em 1953 e recentemente rebaixado para a quarta divisão do Campeonato Paulista, a Associação Atlética Flamengo inspirou tanto seu nome quanto seu uniforme no homônimo carioca. Entre idas e vindas, tem o departamento profissional ativo diretamente desde 1998. Foi campeão do Paulista da Série A-3 em 2008.


Esporte Clube Flamengo
Teresina – PI


Um dos mais tradicionais times do Piaui, a Raposa é a segunda equipe com mais títulos do Campeonato Piauiense e faz o grande clássico do estado com o River. Atualmente, enfrenta um jejum de oito anos sem títulos do estadual. É um dos mais tradicionais dos xarás dos cariocas.


Flamengo de Arcoverde
Acoverde – PE


Apesar do nome, na época de fundação tinha um escudo com as cores do Fluminense e um desenho do escudo do Corinthians no meio. Reformulou o escudo e as cores este ano. Além disso, depois de 20 anos de uma aventura na primeira divisão estadual e na Série C, venceu o hexagonal de permanência no Pernambucano, ficando com uma vaga na série D neste ano.


Sociedad Deportiva Flamengo
Equador


Equipe da cidade de Latacaguna, disputa uma divisão regional de Cotopaxi, que dá vaga na terceira divisão nacional. Ficou em quinto lugar, entre seis times, em 2016. Fundada em 1923, inspirou as cores e o escudo no Flamengo.


Clube Esportivo Flamengo
Guanambi – BA


Xará do time carioca da cidade de Guanambi, o Rubro-negro do Sertão foi fundado em Setembro de 2009 (época em que o homônimo carioca lutava pelo título nacional). Começando no futebol profissional em 2013, o time finalmente conseguiu o acesso para a primeira divisão baiana em 2015, ao ser campeão da segunda divisão estadual em cima do Fluminense de Feira de Santana. Foi rebaixado no Campeonato Baiano deste ano, após boa participação em 2016.


Outros

Bromley Flamengo da Inglaterra

Existem outros clubes inativos, como o Flamengo de Varginha, em Minas Gerais, no Brasil, o Flamengo de Ngagara, em Burundi, no Continente Africano, o Flamengo Paraibano, que disputou a primeira divisão estadual em 2012, o Flamengo de Recife, campeão estadual em 1915, entre outros.

No amadorismo, existem times espalhados pelo mundo com o nome de Flamengo. Em locais que variam desde Santo André, no estado de São Paulo, até Bromley, na Inglaterra. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o “Mengão” de São Valentim é bi campeão estadual amador em 2011 e 2012. Em Rondônia, um caso curioso: existe o Vasmengo, que tem seu nome baseado nos dois rivais cariocas, com sua bandeira exibindo os dois escudos. 

Existem também os clubes que existem apenas no âmbito de clubes de associação, como o Flamengo de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. 

Inativos e amadores

SC Flamengo-PE (um dos grandes clubes no início do futebol pernambucano)
Flamengo Paraibano (chegou a disputar a primeira divisão estadual em 2012)
Flamengo de Araçatuba (Chegou a disputar a terceirona de SP nos anos 50)
Flamengo de Conselheiro Lafaiete (Disputou terceira divisão do estadual em 1987)
Flamengo de Novo Hamburgo (Clube Social)
Flamengo de Horizontina-RS (Inativo)
Bromley Flamengo e Flamengo de Birmigham (Dois times amadores ingleses)
Flamengo de Pirajuí (Licenciado)
Flamengo de São Valentim (Amador) – Campeão Gaucho amador em 2011 e 2012
Flamengo do Guamá (Amador) – Pará
Flamengo de Chiclayo – Peru (inativo)
Flamengo de Ngagara – Burundi (inativo)
Flamengo de Segrego-RS (Inativo)
Flamengo de Caxias-RS (deu origem ao SER Caxias)
Flamengo de Santo Cristo-RS (Amador) 
Vasmengo - RO (Amador) – Reúne o nome dos dois rivais e também as cores.
Flamengo de Santo André-SP (Amador) 
Flamengo FC-CE (inativo)
Flamengo de Varginha-MG (inativo) – teve várias tentativas de voltar
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Tem em Brasília o Flamengo Esportivo Tiradentes também, que está inativo...

    E o Atlético Clube Goianiense, que em sua fundação teve a inspiração de cores do Flamengo e no escudo do São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Em Santa Catarina, o Flamengo de Capoeiras, da cidade de Florianópolis, disputou a segunda divisão estadual em 1986.

    ResponderExcluir
  3. Atura ou surta flamengo e gigante srn

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Una-BA, são 05 Flamengos: 03 que não existem mais: O Flamengo Anuri (hoje Anuri é Distrito de Arataca-BA) foi o 1º Campeão Unense (1979) e vice-campeão (1980), Flamengo (de Clodomir) Campeão Unense (1996), Flamengo Esporte Clube (de Anildo) e Flamengo do Distrito de Comandatuba e atualmente o Flamengo Esporte Clube (de Egídio), fundado em 08/08/1996, Campeão Unense 2007 e 2009 e vice-campeão 2006, este tem 10 mil seguidores e curtidas em sua página no facebook https://www.facebook.com/flamengodeUna/ (Edilson Lobo - Presidente da Liga Desportiva de Una - LDU)

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações