♩♪♫♬ Zico ♩♪♫♬

Fágner, Zico e Moraes Moreira: o Galinho de Quintinho foi um dos jogadores com mais músicas

Ser ídolo da maior torcida do Brasil invoca paixão de muitos, inclusive de artistas. Por causa disso, o aniversariantes desta sexta-feira, dia 3 de março, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, 64 anos, o maior jogador da história do Flamengo, foi tema de algumas músicas de compositores famosos. Com isso, O Curioso do Futebol relembra as canções que citam o Galinho de Quintino.

É a primeira música em referência ao Zico que fez sucesso foi feita por um cantor que já havia emplacado um 'hit' futebolístico. Quem não conhece "Fio Maravilha", de Jorge Ben, atualmente Jorge Benjor? Pois bem, é dele também "Camisa 10 da Gávea", que era uma homenagem ao Galinho de Quintino.
É falta na entrada da área
Adivinha quem vai bater
É o camisa 10 da Gávea
É o camisa 10 da Gávea
A primeira pessoa que escutou a música foi o próprio Zico. Jorge Ben foi até a Gávea, onde o Flamengo treinava, para mostrar a música ao craque. E acabou virando um dos grandes sucessos do compositor. E olha que este tem 'hits' aos montes.

Jorge Ben - Camisa 10 da Gávea

A segunda canção foi mais em um clima de despedida. Na primeira metade da década de 80 foi o início do 'boom' dos jogadores brasileiros indo para a Europa, mais precisamente para a Itália, naquele momento. Zico era um dos atletas que os italianos queriam. Como a oferta da Udineses era alta, e a ida do Galinho para o outro lado do oceano era certa, Moraes Moreira criou o seguinte:
E agora como é que eu fico
nas tardes de domingo
Sem Zico no Maracanã
Falando o que todo rubro negro pensava naquele momento, Moraes Moreira, fã confesso do craque, emplacou o sucesso, em ritmo de frevo, que pedia a volta de Zico, o que aconteceu em 1985, que foi chamado de "Saudades do Galinho". Foi mais um 'hit' citando o grande craque.

Moraes Moreira - Saudades do Galinho

A próxima música ficou longe de ser um sucesso, até porque é de um estilo que fica muito longe de ser popular. A banda de heavy metal brasileira Eyes of Shiva conseguiu ter um bom reconhecimento entre os fãs do estilo no Japão. Como o Galinho de Quintino é, talvez, o jogador de futebol mais conhecido do país do sol nascente, os músicos resolveram homenageá-lo com a música "Kamisama". Confira uma parte da tradução da música, que foi gravada em inglês:
Seja no brasil
Seja no japão
Ele é nosso deus
O deus do futebol
Kamisama significa deus em japonês. Aliás, a música conta com a participação especial de um dos maiores músicos do heavy metal brasileiro: André Matos, que passou por Viper, Angra e Shaaman, que hoje mantém sua banda solo e frequentemente faz turnês pelo Japão.

Eyes of Shiva - Kamisama

A próxima e última música não fala de Zico, mas conta com a participação dele. Fágner convidou o Galinho de Quintino para gravar "Batuquê de Praia", música que também teve Petrúcio Maia compondo. A canção não fala de futebol em nenhum momento, apenas de carnaval e praia.
Não é qualquer carnaval, não é qualquer litoral
Que faz a minha cabeça, não
Não é qualquer fuzuê, não é qualquer, não sei quê
Que vem bater no meu coração
A música não fez aquele grande sucesso. Porém, o compacto simples vendeu bastante, principalmente entre os flamenguistas, é claro. Fágner e Zico são grandes amigos, mas a parceria musical entre os dois não foi muito adiante.

Fágner e Zico - Batuquê de Praia

Bom, chegando ao fim à este texto, O Curioso do Futebol resolveu homenagear o craque Zico de forma diferente. Porém, mostrando o tamanho da importância que ele teve e ainda tem no esporte no Brasil. Não é a toa que é o maior ídolo da equipe de maior torcida do país: o Flamengo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Existe uma outra música, intitulada Zico e cantada por Carlinhos Vergueiro, ela é bem bacana também.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações