Endspiel - O Futebol Alemão em nossa língua

Por Lucas Paes


Você quer ficar antenado sobre o atual futebol campeão do mundo? Simples, é só acompanhar o Endspiel, que fala exclusivamente sobre a bola rolando nos gramados da Alemanha. O blog foi criado em 2011, quando se chamava Bundesliga Brasil, e desde lá vem falando sobre o que acontece em terras germânicas quando o assunto é futebol.

Em 2014, o site passou por um tempo sem estar ativo, retornando depois da Copa do Mundo, e, recentemente, foi renovado. Lucas Paes, de O Curioso do Futebol, conversou com Rainer Pompermayer e Walter Paneque Neto, criadores do site, e você pode conferir esta entrevista abaixo.

O Curioso do Futebol: Falem um pouco de vocês e de como surgiu o interesse no futebol europeu e no futebol alemão?

Rainer Pompermayer: Então, nunca fui muito fã de futebol. Quando novo, comecei a curtir mais futebol internacional, e principalmente alemão, durante a copa de 2002. 

Como eu jogava no gol na época, o Oliver Kahn me chamou muita atenção. A partir daí, o interesse foi apenas crescendo e sempre acompanhando a seleção alemã. Mas a Bundesliga, comecei a acompanhar apenas em meados de 2007.

Walter Paneque Neto: Eu sempre acompanhei muito futebol. Nos horários sem jogos no Brasil comecei a ver jogos da Europa, daí pro futebol alemão foi um pulo. Comecei a ver também ali por 2007, ano pós-Copa que foi na Alemanha, principalmente pelos brasileiros da liga.

OCDF: Como veio a ideia de criar o Bundesliga Brasil?

RP: O Paneque que criou, e como eu tinha um blog/twitter separado (chamava Bundesliga News, se não me engano), ele me chamou pra participar. Claramente numa manobra para acabar com a concorrência, típico de um predador da liga. (risos)

WPN: Foi em 2011, não tinha uma cobertura aprofundada do futebol alemão do Brasil e achei necessário um espaço dedicado. Na época começamos eu e Luan Claudio, que não está mais na equipe, pouco depois veio o Rainer, que, como ele mesmo falou, tinha outro blog e logo se juntou com a gente. 

OCDF: O que significa o nome Endspiel? De onde veio a ideia de mudar o nome do blog?

WPN: Endspiel é o termo em alemão pra fim de jogo. É o que vem além do apito final. A ideia de mudar veio em uma reestruturação, principalmente porque a gente precisava repaginar a marca. “Bundesliga Brasil” é intuitivo, mas ao mesmo tempo muito genérico. A intenção foi fazer no nome algo que casasse com a missão do blog, que é trazer o público pra mais perto do futebol alemão. Esse termo e tantos outros ajudam.

RP: Como o Paneque disse, Endspiel é alemão pra fim de jogo. Foi para tanto dar uma repaginada, como também para mudar o endereço eletrônico.

O goleiro alemão Oliver Kahn

OCDF: Como vocês avaliam hoje o futebol na Alemanha. Liga e Seleção?

WPN: A Seleção é uma das mais fortes do mundo graças ao trabalho feito na liga. É formada praticamente por jogadores de destaque na própria Bundesliga e que se beneficiam muito do estilo dos próprios clubes, mesmo os que não jogam em clubes gigantes. É um futebol trabalhado e planejado pra dar resultado anos depois, sem imediatismo, e isso beneficia os médios. É uma fórmula que fortalece a liga e, ao contrário do que muitos acham, gera um equilíbrio interessante que vai muito além do Bayern na liderança.

RP: Seleção é uma das mais fortes do mundo, com muitos jovens bons surgindo, porém vem fraca nesse ciclo em um claro processo de renovação. Já a Liga vem crescendo bem nos últimos anos e se tornando cada vez mais forte. Em nível técnico é top 3 do mundo facilmente.

OCDF: Vocês acompanham também o futebol daqui do Brasil? torcem pra algum time daqui?

RP: Acompanho bem por cima ultimamente, só as competições e jogos mais importantes. Torço pelo Alvinegro Praiano, Santão da Massa.

WPN: Idem acompanho por cima, e também sou santista. Não acho que o nível do futebol seja tão mais baixo ou que o futebol brasileiro seja propriamente amador, pelo contrário, tem muita coisa boa por aqui. É mais uma questão de preferência mesmo. Assisto muito mais futebol alemão.

OCDF: Quais as diferenças que vocês enxergam nas possibilidades para um time pequeno na Alemanha e no Brasil? De ascensão, financiamento, equilíbrio, etc? 

WPN: Acho que são semelhantes porque enfrentam as mesmas dificuldades, dinheiro, infraestrutura, depende muito do trabalho individual de cada time, cada um tem um modelo diferente. Nisso eu não vejo muita distinção entre os países as ligas menores lá são melhor organizadas mas isso no interfere muito no rendimento dos times em si, eu acho.

RP: Acho que a médio/longo prazo na Alemanha seja mais tranquilo para um time pequeno. Pois a possibilidade de ganhar uma renda maior, devido à economia alemã, maior média de público, maior integração com outros países e possibilidade de ter mais estrangeiros, etc. Fora a possibilidade de fazer jogos contra grandes times na Copa da Alemanha e ganhar mais notabilidade.

WPN: Nesse sentido do potencial de evolução concordo também, meu ponto ali melhor frisar que é sobre como esta hoje.

OCDF: Já tiveram a oportunidade de ver algum jogo na Alemanha? Se sim qual?

WPN: Infelizmente, não.

RP: Infelizmente ainda não, mas tá na lista pro futuro. Em compensação, consegui assistir a Alemanha na Copa de 2014 contra Gana em recife e a seleção feminina nas Olimpíadas de 2016 em Itaquera contra a Austrália. Coincidentemente ou não, os dois jogos terminaram 2 a 2.

A página do Endspiel

OCDF: O Endspiel é, de certa forma, referencia no assunto futebol alemão no país, já teve noticias em que vocês foram fonte, algumas entrevistas muito boas e já teve até noticia trazida direto da Alemanha. Como foi o processo pra construir essa credibilidade?

WPN: A gente não cobre notícias, rumores, coisa do dia-a-dia dos clubes. Sempre focamos em um material mais denso, seja envolvendo a história do campeonato, seja em relação ao que acontece no momento. Acho que a construção da imagem do blog passa principalmente por isso, um estilo de texto que não se encontra nos outros espaços relacionados. É o nosso diferencial, nossa marca.

RP: Eita, somos referência? (risos) Acredito por não ficarmos notificando rumores, ou aquelas histórias escabrosas. Também evitamos ficar soltando notícias do dia a dia, apenas para gerar cliques ou posts "cabeça quente" e “polêmicos”. Ou seja, sem imediatismo e caça cliques. 

OCDF: Qual vocês acham que é o melhor texto que o blog já teve, na opinião de vocês? E o melhor de cada um de vocês? E qual foi o que deu maior numero de cliques até hoje?

WPN: O melhor texto do blog foi um sobre o RB Leipzig, quando o time ainda estava em franca ascenção, antes de subir pra 1.Bundesliga. O melhor da gente não sei e cliques não dá pra falar (risos)

RP: Um dos melhores foi o do RB Leipizig que o Walter comentou, e pelo que eu tenho controle aqui é o que mais gera views. Um muito bom também foi do próprio Walter sobre a competitividade da Liga.

OCDF: A Alemanha é um pais distante e com outro idioma, porém o mundo hoje é mais globalizado Ainda assim, como é o processo de superar a barreira da língua e da distância?

RP: A distância em tempos de internet nem é uma grande barreira. A língua é provavelmente a barreira mais difícil, tanto pela equipe, que são poucos que tem domínio avançado da língua, quanto para o público, tanto brasileiro quanto mundial, o que acaba diminuindo o poder de difusão da Bundesliga, em comparação, por exemplo, a uma Premier League ou La Liga.

WPN: Parece clichê, mas a internet de fato reduz bastante essa distância. Acompanhar os jornalistas de lá, pessoal que segue o dia-a-dia dos clubes, aproxima muito, e hoje a informação tá online. Estar aqui ou na Alemanha tem influência pouca. Quanto ao idioma é complicado sim, eu, por exemplo, não falo alemão. Mesmo assim consigo acompanhar porque com o tempo a gente se acostuma e aprende pelo menos algumas palavras-chave.

OCDF: Baseado no que vocês conhecem do futebol alemão e da Bundesliga, como vocês acham que o futebol brasileiro poderia evoluir a liga daqui?

WPN: O primeiro passo é a organização dos clubes em torno de uma liga que ceda menos às politicagens e mais ao que é melhor pra eles. Falta personalidade de muitos dirigentes que falam muito, até tem boas ideias, mas não colocam em prática. É muita coisa a se evoluir, mas acredito que tudo começa aí.

RP: Como Walter disse, uma organização de uma liga igualitária entre os clubes, sem ninguém ficar olhando seu próprio umbigo e, claro, com menos influência da CBF, com o objetivo de fortalecer todos os clubes, o futebol brasileiro e essa liga a longo prazo. Depois disso, investir mais na base e em um calendário melhor distribuído.

A Seleção Alemã da Copa de 2006

OCDF: Quais os planos para o futuro do Endspiel?

RP: Queremos ficar voltados a mais colunas e analises, sem muito imediatismo, e aumentar a frequência e expandir mais a equipe, mas sem perder a “qualidade”.

WPN: Queremos continuar com um material denso, explicativo, e que aborde diferentes períodos do futebol alemão. A gente tem um consenso de que o que acontece hoje é reflexo direto da história, então resgatar esse passado e relembrar times, personagens é essencial.

OCDF: Agora o espaço está livre para acrescentar algo.

Walter: Obrigado fãs (risos)! Acho que não tenho nada pra falar não, não sei o Rainer.

Rainer: Obrigado pela entrevista e continuem ligados! 

Confira o Endspiel em https://endspielblog.wordpress.com/.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações