Derby Limeirense - Independente e Inter voltam a se enfrentar depois de três anos

Por Lucas Paes

Inter de Limeira e Independente já se enfrentaram 24 vezes na história

O Interior de São Paulo é lotado de clássicos tradicionais e derbys citadinos de rivalidades acirradas. Cidades como Rio Claro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Santos têm seus tradicionais confrontos locais. Mesmo que mais raro nas competições estaduais, Limeira também tem seu clássico: o Derby Limeireinse entre Internacional e Independente, que terá sua 25ª edição realizada neste sábado.

Apelidado de LeGal ou de GaLeão, o primeiro confronto entre os dois times ocorreu apenas na década de 1970, mais precisamente em 1975, e terminou com empate de 1 a 1. Apesar de ser fundado em 1944, o Independente de Limeira passou anos no amadorismo, entrando no profissionalismo apenas nos anos 70. Antes, o grande clássico de Limeira era entre Inter e Gran São João, que era um time profissional da cidade na época.

Por passarem boa parte de suas histórias em divisões diferentes, os dois alvinegros de Limeira se enfrentaram apenas 24 vezes, com nove vitórias da Inter, oito do Independente e sete empates. Apesar da baixa vantagem leonina, desde que o clássico voltou a ocorrer, em 2007, o Independente tem ampla superioridade nos números: foram 13 jogos desde então, com seis triunfos, quatro resultados iguais e três derrotas do Galo. 

Em 2010, vitória da Inter no Pradão: 1 a 0

O confronto ficou quase 30 anos sem ocorrer, devido ao fato de ambos os times estarem em campeonatos diferentes e nunca disputarem as mesmas competições. Isso mudou apenas em 2007, quando as duas equipes se enfrentaram pela Copa Energil C e o Independente venceu as duas partidas por 2 a 0. O Galo de Limeira seria campeão daquela competição, vencendo o Flamengo de Guarulhos na final, o Leão sequer se classificou para a fase final.

Depois, ocorreu outro embate na Segunda Divisão de 2010, com duas vitórias da Internacional. Entre 2012 e 2014 houve clássicos anuais entre as equipes, válidos pela Série A-3 e pela Copa Paulista. Devido ao acesso do Galo para a A-2, em 2014, conquistado justamente em um derby e a permanência do Leão na A-3, não ocorreram clássicos em 2015 e 2016.

Apesar da vantagem do Galo nos últimos anos, a situação atual aponta favoritismo da Inter no confronto deste sábado. O Independente faz péssima campanha e é o lanterna da Série A-3 de 2017, sendo que sequer marcou gols na competição, enquanto no outro oposto da tabela, a campeã paulista de 1986 lidera com 17 pontos ganhos e tem o melhor ataque, junto a Olimpia e Grêmio Osasco, com 11 gols marcados. Porém, como diz o velho jargão do futebol: clássico é clássico.

Confronto na Copa Paulista de 2014

O duelo já teve uma polêmica antes mesmo da bola rolar: o Independente não queria vender os ingressos promocionais de 20 reais para a torcida da Internacional. Porém, uma liminar vinda do Ministério Público obrigou o clube a vender essas entradas para os torcedores leoninos. O embate acontece no sábado, às 19 horas, no Estádio Agostinho Prada, casa do Galo da Vila Esteves.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações