CBF divulga grupos e tabela da Série D 2017

Colaboração da arte: Felipe Augusto - Revista Série Z

O Campeonato Brasileiro Série D 2017 ainda não começou, mas promete ser o mais disputado desde o surgimento da quarta divisão do futebol nacional, em 2009. Pela primeira vez, a tabela da competição é divulgada com todos os seus participantes já definidos. Ao todo, são 68 clubes na disputa, com representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. A Primeira Fase do campeonato começa no dia 21 de maio.

"A definição antecipada dos clubes foi possível a partir da resolução da CBF de que os clubes garantiriam vaga para a Série D com base na colocação obtida nos campeonatos estaduais do ano anterior. Desta forma, os clubes conseguem se planejar melhor para a disputa, com garantia de calendário no decorrer do segundo semestre", comenta Manoel Flores, diretor de Competições da CBF. 

Até 2016, os classificados eram conhecidos após a conclusão dos campeonatos estaduais disputados na mesma temporada. A partir de agora, os clubes envolvidos com a disputa da Série D passam a contar com calendário de competições para os dois semestres, como já acontece com participantes das séries A, B e C. São nove meses em que as equipes estarão envolvidas em pelo menos dois campeonatos, de acordo com o Calendário do Futebol Brasileiro: Campeonato Estadual, entre os meses de janeiro e maio e o Campeonato Brasileiro Série D, de maio a setembro. 

Entre as vantagens da garantia de calendário está a possibilidade de firmar contratos mais longos com os jogadores, na montagem de uma base para todo o ano. O planejamento financeiro também é facilitado, já que as agremiações podem criar projetos mais longos de investimento junto a patrocinadores, visando todas as competições do ano. 

O presidente do clube goiano Aparecidense, Wilson Queiroz Filho, ressalta a melhoria de condições para a obtenção de recursos com a novidade. "A definição da vaga no ano anterior facilitou bastante para o nosso clube para a negociação com patrocinadores. Antes procurávamos apoio para o campeonato estadual e depois voltávamos nas mesmas empresas para a disputa do brasileiro. Agora já apresentamos um plano para todo o ano. A garantia de calendário também facilitou a negociação com a Prefeitura, já que não precisamos trabalhar para a aprovação de dois projetos no mesmo ano", declarou.

Warton Lacerda, presidente do Altos-PI, ressalta que o conhecimento prévio dos adversários garante uma vantagem competitiva, já que os clubes podem "buscar o máximo de informação sobre estrutura, estádio, torcida, para não ser surpreendido: "nós nos preparamos desde a pré-temporada em dezembro para enfrentar todo esse calendário que tem o Campeonato Piauiense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série D. Então, o time já está pronto esperando a tabela sair para que a gente consiga trabalhar em cima dos nossos prováveis adversários e buscar o acesso. É o que nós almejamos", explicou. 

João Rêgo, presidente da Portuguesa, do Rio de Janeiro, disse que sua equipe vai se reforçar melhor para tentar fazer uma melhor campanha. "Vamos nos esforçar para ir um pouco mais longe do que no ano passado. No outro ano disputamos pela primeira vez, mas agora a gente vai entrar um pouco mais vivo. Nós estamos nos planejando e observando os jogadores que estão disputando o Carioca com a gente, para selecionarmos os que vão continuar para a Série D". 

Modelo de disputa - A quantidade de vagas por estado foi definida por meio de critérios técnicos, de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF) 2017: quatro vagas para a federação melhor colocada, três vagas para as federações que ocupam entre a segunda e a nona posição e duas vagas para as demais; completam a lista os quatro clubes rebaixados na Série C em 2016. 

O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a Segunda Fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título.

Confira a tabela básica da competição aqui. Confira também os grupos da Série D: 

Grupo A1
Trem-AP
Atlético-AC
Princesa de Solimões-AM
Rondoniense-RO

Grupo A2
Baré-RR
Fast Club-AM
São Raimundo-PA
Gurupi-TO

Grupo A3
Genus-RO
São Francisco-PA
Rio Branco-AC
São Raimundo-RR

Grupo A4
Tocantins-TO
Alto-PI
Cordino-MA
Santos-AP

Grupo A5
Potiguar-RN
Maranhão-MA
River-PI
Uniclinic-CE

Grupo A6
Guarani-CE
América-PE
Parnahyba-PI
Globo-RN

Grupo A7
Sousa-PB
Central-PE
Coruripe-AL
Juazeirense-BA

Grupo A8
Itabaiana-SE
Fluminense-BA
Serra Talhada-PE
Campinense-PB

Grupo A9
América-RN
Murici-AL
Jacobina-BA
Sergipe-SE

Grupo A10
Comercial-MS
Sinop-MT
Ceilândia-DF
Anápolis-GO

Grupo A11
Aparecidense-GO
Luziânia-DF
Araguaia-MT
7 de Setembro-MS

Grupo A12
Itumbiara-GO
Audax-SP
Portuguesa-RJ
URT-MG

Grupo A13
Villa Nova-MG
Bangu-RJ
Portuguesa-SP
Desportiva-ES

Grupo A14
Espírito Santo-ES
Red Bull Brasil-SP
Caldense-MG
Boavista-RJ

Grupo A15
Operário-PR
Brusque-SC
XV de Piracicaba-SP
São Paulo-RS

Grupo A16
Novo Hamburgo-RS
São Bernardo -SP
Internacional-SC
J.Malucelli-PR

Grupo A17
Metropolitano-SC
PSTC-PR
Ituano-SP
São José-RS

Calendário
1ª Fase: de 21/05 a 25/06
2ª Fase: 02/07 e 09/07
3ª Fase: 16/07 e 23/07
4ª Fase: 30/07 e 06/08
5ª Fase: 13 e 20/08
6ª Fase: 27/08 e 03/09
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações