Vai começar a Copa do Brasil!!!


É tudo ou nada! A Primeira Fase da Copa do Brasil 2017 começa nesta quarta-feira (08) e pela primeira vez terá os classificados para a próxima etapa sendo conhecidos por meio de jogo único. Dezessete jogos abrem o novo formato, do total de 40 da primeira fase. O caráter decisivo dos confrontos será testado por três equipes que já foram campeãs da competição: Corinthians, Juventude e Sport.

De acordo com o novo regulamento, a equipe melhor posicionada no Ranking Nacional de Clubes da CBF terá a vantagem do empate para garantir a classificação. O confronto, contudo, será na casa do time que estiver em posição inferior no ranqueamento. Em caso de empate na Segunda Fase, que também terá jogo único, o classificado será conhecido na disputa de pênaltis.

Já teremos grandes jogos nesta quarta-feira. Campeão em 99 e eliminado nas quartas de final da última edição, o Juventude começa sua caminhada em Alagoas diante do Murici. Nas duas participações em Copa do Brasil, a equipe alagoana nunca passou da Primeira Fase. Esta será a terceira aparição do clube, terceiro lugar no Alagoano de 2016, no torneio nacional. A bola rola às 17 horas no José Gomes da Costa.

O Sport vai até Maceió para encarar o CSA-AL. Dois participantes da Copa do Nordeste de 2017, a dupla mede forças no Rei Pelé às 22h30. A equipe de Recife, campeã em 2008, ainda não sofreu gols em jogos oficiais na temporada, um trunfo para garantir pelo menos o empate e passar de fase. Em 2016, o Sport foi eliminado na etapa inicial da competição pela Aparecidense, de Goiás. Já o CSA vai disputar sua 15ª Copa do Brasil. A melhor colocação o time de Alagoas foi em 1992, quando chegou às quartas de final.

Grêmio, o atual campeão, entra nas oitavas de final

O Corinthians, tri-campeão, vai até Minas Gerais para jogar contra a Caldense, às 21h45, no Ronaldo Junqueira. A promessa é de grande público na cidade de Poços de Caldas. A diretoria do clube mineiro decidiu não levar a partida para outros centros. Será o primeiro jogo oficial entre as duas equipes. Corinthians vai com força máxima para a partida. Derrota significa a eliminação do campeonato.

Ainda nesta primeira fase, só que com partida marcada na próxima semana, já teremos um duelo entre duas equipes que já foram campeãs da competição. O Criciúma, detentor do título de 1991, em um time que tinha Jairo Lenzi como o grande nome e comandado por Luiz Felipe Scolari, vai até o ABC Paulista encarar o Santo André, vencedor de 2004, quando derrotou o Flamengo em pleno Maracanã, por 2 a 0.

Novo formato - No ano passado, dos 40 jogos da Primeira Fase, 28 terminaram com vitória de visitante ou empate. Entre os 12 jogos com vitória dos donos da casa estavam dois campeões: Flamengo e Sport. O time carioca perdeu para o Confiança-SE por 1 a 0. O Sport perdeu por 2 a 0 para a Aparecidense. Ambos seriam eliminados precocemente caso o regulamento já previsse o jogo único. É bom abrir o olho e entrar ligado. Na Copa do Brasil, todo o jogo é decisão.

As 40 equipes classificadas na etapa inicial da competição se cruzam na segunda fase, que também terá jogo único. A partir da terceira escala do torneio, é que acontece os jogos de ida e volta. Na quinta fase, as oitavas de final, jogam a competição as cinco equipes classificadas e mais Chapecoense, Palmeiras, Santos, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Atlético Mineiro e Atlético Paranaense, que estão na Copa Libertadores de 2017, Atlético Goianiense, campeão do Brasileirão da Série B, Santa Cruz, campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, vencedor da Copa Verde.

Confira a tabela completa da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. É lógico que esse novo modelo é injusto. Porque vai ajudar o time menor que joga em casa. Em dois jogos suas chances são menores. E jogar em casa mesmo precisando da vitória as chances aumentam. Vai ter muito time pequeno se classificando nessas duas primeiras fases.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo. Gostei desse novo modelo, assim os clubes melhores posicionados no RNC que fazem a partida como visitante vão com seus times completos para a partida, e esse jogo único é uma chance dos clubes mandantes terem a chance de passar (o que não ocorria com duas partidas). E Também tem que pensar que com duas partidas gera mais gastos para ambos clubes e nisto você tem que ver que os clubes tipo do Amapá, Roraima, Rondônia, não possuem as mesmas condições que um São Paulo, um Santos possui.

      Excluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações