Rio Claro x Velo Clube – O Derby Rio-Clarense

Por Lucas Paes

O Derby Rio-Clarense agita a cidade e deixa os ânimos aflorados (foto: Pedro Santana / EPTV)

O interior de São Paulo é um ninho de clássicos tradicionais, que ocorrem em vários níveis, desde duelos com relevância nacional, como Guarani e Ponte Preta, até derbys mais regionais, como Jabaquara e Portuguesa Santista. Um dos principais clássicos do interior de São Paulo acontece em Rio Claro, envolvendo a Associação Esportiva Velo Clube e o Rio Claro Futebol Clube.

O confronto inaugural aconteceu entre os aspirantes das duas equipes, em 1920, e terminou com vitória do Velo por 1 a 0. O primeiro jogo oficial, por sua vez, ocorreu em 1921, com goleada rio clarista por 6 a 1. O Velo ganhou partida em 1924, pelo placar de 2 a 1. Porém, desde então, o Velo ganhou mais vezes , apesar de o confronto com o rival municipal ser bem equilibrado.

As estatísticas do confronto apontam uma vantagem em favor do time rubro-verde: foram 137 partidas, com 53 vitórias do Velo, 46 vitórias do Rio Claro e 38 empates. O Galo Vermelho marcou 199 gols enquanto o Galo Azul marcou 176. A maior goleada rubro-verde foi um histórico 11 a 2, válido pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente à atual A-3) de 1983. A maior goleada do Rio Claro aconteceu no Campeonato Municipal de 1943, o Azulão fez 7 a 0 em cima do Velão.

Uma curiosidade para lá de interessante: em 16 de julho de 1950, no dia em que a Seleção Brasileira decidiu a Copa do Mundo contra o Uruguai, no Maracanã, Rio Claro FC e AE Velo Clube se enfrentaram no campo velista, valendo pela Segunda Divisão Paulista. Se no Maraca o Brasil perdeu o título, sendo derrotado por 2 a 1, o derby daquele dia terminou empatado: 1 a 1.

Para acirrar ainda mais a rivalidade, os dois clubes têm o galo como mascote

O confronto ficou 10 anos sem acontecer, pois, entre 2002 e 2012, Rio Claro e Velo não se enfrentaram. Naquele ano o duelo, válido pelo Paulistão da Série B-1, terminou com vitória do Rio Claro por 3 a 2. Na véspera deste próximo derby, se completarão 19 anos da última vitória do Velo: ela ocorreu no dia 15 de fevereiro de 1998, por 2 a 1, em um amistoso. A última vitória em jogos por competições oficiais ocorreu há muito mais tempo, no ano de 1991, pela 2ª divisão de profissionais, com o placar de 2 a 0 para o Velo.

O maior artilheiro do clássico foi jogador do Galo Vermelho: Tonhão marcou 11 gols, entre os anos 40 e 50. O maior artilheiro do Azulão no derby é Nico, com 10 gols, entre os anos 30 e 40. O maior artilheiro da era profissional do clássico é Patola, que também jogou no Velo, com 9 gols, entre os anos 80 e 90.

A única vez que um derby rio clarense ocorreu fora da cidade foi em Araras, no feriado do dia 7 de Setembro de 1976. O Velo venceu por 3 a 0 e a partida foi a última valida por uma divisão equivalente à série A-2 antes de 2012.

Este ano, o Velo está apenas no meio de tabela, com seis pontos ganhos em quatro jogos. Já o Rio Claro é o quarto colocado e tem dois pontos a mais que o rival citadino. Uma vitória no derby faria com que os rubro-verdes passassem o Galo Azul na classificação, além, é claro, de quebrar o jejum de 18 (quase 19) anos sem vitórias. O embate ocorre na quinta-feira, a partir das 20 horas, no Estado Augusto Schmidt Filho, casa do Rio Claro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações