1984 - A primeira Copa São Paulo de Juniores do Santos FC

O time do Santos FC que conquistou a Copa São Paulo de 1984

A competição Sub-20 mais tradicional do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, já está com a edição de 2017 em andamento. Com isso, O Curioso do Futebol vai recordar do primeiro título de um dos grandes do futebol paulista na competição: o Santos FC em 1984.

Conhecido por revelar grandes jogadores, o Peixe, até então, só tinha chegado à final da competição apenas em 1982, quando perdeu a taça de campeão para a Ponte Preta. Porém, em 1984, o Alvinegro Praiano chegava como um dos favoritos, já que tinha no elenco jogadores que depois foram aproveitados no profissional, como o goleiro Nilton, o zagueiro Pedro Paulo e o meia Mazinho.

Porém, o mais conhecido deles foi o centroavante Gérson, que depois teve grandes passagens pelo Atlético Mineiro e Internacional, sendo artilheiro da Copa do Brasil em três oportunidades: 1989, 1991 (ambas pelo Galo) e 1992 (pelo Colorado, sendo campeão da competição). Gérson teve a carreira encurtada em 1994, quando faleceu em decorrência da AIDS. Na época, a família negou a doença, mas depois, disseram que o Inter o abandonou quando descobriu a doença.

Mas voltamos à Copa São Paulo de Juniores de 1984, que contou com a participação de 24 clubes. O Santos caiu no Grupo 5 da primeira fase, onde venceu o Matsubara, por 3 a 0, e o Cruzeiro, por 2 a 1. Nas quartas, o Peixe encarou a Ponte Preta, algoz de 1982. Depois de um 0 a 0 com a bola rolando, o Alvinegro Praiano venceu nas penalidades por 5 a 4 e se classificou para a fase seguinte.

Matéria da Folha de São Paulo sobre a conquista

Nas semifinais, o adversário era um time pequeno, mas conhecido por fazer grandes campanhas na Copa São Paulo, o Nacional. A partida foi difícil, mas o Santos venceu por 2 a 1 e garantiu seu lugar na decisão, onde enfrentaria o rival Corinthians, que despachou o São Paulo ganhando pelo mesmo placar.

No dia 22 de janeiro de 1984 (sim, nem sempre a Copinha foi decidida exatamente no dia do aniversário da cidade de São Paulo, apesar de sempre fazer parte das comemorações), os times de juniores de Santos e Corinthians entravam no gramado do Canindé para decidir o título da competição. O Peixe buscava a primeira conquista e o Timão a terceira.

Pois o Santos mostrou que queria ficar com a taça e abriu o marcador aos 18 minutos, com o centroavante Gérson. Porém, o Corinthians empatou aos 32', com Rogério. O segundo tempo foi um belo jogo e as duas equipes tiveram chance de balançar as redes. Porém, aos 43', o zagueiro Flávio subiu mais que todo mundo e, de cabeça, marcou o gol do título do Peixe. Era a primeira conquista do Alvinegro Praiano na competição. Porém, quase estragaram a comemoração, já que o "tempo fechou" no Canindé. Mas a turma do deixa disso conseguiu apaziguar os ânimos.

Uma curiosidade: quem foi escolhido como melhor jogador da Copa São Paulo de 1984 foi simplesmente o baixinho Romário, do Vasco da Gama. Já o Santos FC só conseguiu o feito novamente em 2013, quando conquistou a taça, repetindo a façanha no ano seguinte.

Os gols da partida

Ficha Técnica

SANTOS 2 X 1 CORINTHIANS

Data: 22 de janeiro de 1984
Local: Canindé - São Paulo-SP
Árbitro: José de Assis Aragão

Cartões Amarelos
Santos FC: Pedro Paulo, Mário e Mauro
Corinthians: Brandão

Gols
Santos FC: Gérson, aos 18' do primeiro tempo, e Flávio, aos 43' da segunda etapa.
Corinthians: Rogério, aos 32' da segunda etapa.

Santos: Nilton; Amauri, Pedro Paulo, Flávio e Mário; Mazinho, Enéias e Édson; Mauro, Gérson e Guinho (Rogério). Técnico: Ernesto Marques.

Corinthians: Alexandre; Éder (Ferrari), Marcelo, Pinela e Brandão; Moisés, Careca e Edmundo; Aguinaldo, Carioca (Valtinho) e Rogério. Técnico: Écio Pasca.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações