Dunga no Santos FC


Dunga com a camisa do Peixe

Neste 31 de outubro, o ex-volante e treinador Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, está completando 53 anos de idade. Para lembrar a data, O Curioso do Futebol recorda da passagem do ex-jogador pelo Santos FC, ainda no início da carreira, passagem esta que completa em 30 anos em 2016.

Dunga iniciou a carreira no Internacional de Porto Alegre, onde foi alçado ao time principal em 1983, com 20 anos. Com sua marcação e chutes fortes, no meio de 1984 ele chamou a atenção de vários clubes e foi contratado pelo Corinthians, onde ficou até o fim do ano seguinte.

Depois de um 1985 para esquecer, o Santos FC foi às compras para montar um time forte e trouxe, entre outros nomes, de volta o centroavante Serginho Chulapa (depois de uma fraca passagem pelo Timão) e o uruguaio Hugo De León. Entre as novas contratações, estava o volante gaúcho.

Nesta foto posada, o volante é o primeiro jogador em pé

Na estreia dele na equipe, uma derrota por 2 a 1 sobre o Juventus, em amistoso realizado na Vila Belmiro. Porém, com uma campanha regular, o início no Paulistão foi bom e o Santos conquistou o primeiro turno do Campeonato Paulista, o que garantiu a equipe diretamente nas semifinais da competição.

Porém, na segunda metade do torneio, o Santos foi mal e acabou perdendo o ritmo. Tanto que na disputa por uma vaga na decisão, contra a Inter de Limeira, que seria a campeã, o Alvinegro sofreu duas derrotas.

No segundo semestre, o Santos disputou o Campeonato Brasileiro e não teve um bom desempenho, sendo o 19º entre 48 times. O volante se despediu do Alvinegro Praiano em 14 de dezembro, no empate em 0 a 0 com o Joinville, na Vila Belmiro.

No ano seguinte, Dunga foi para o Vasco da Gama, último clube dele no Brasil antes de ir para a Europa, onde fez sucesso e chegou à Seleção Brasileira. Pelo Santos FC, no total, Dunga fez 52 jogos, marcando sete gols.

Conselhos Técnicos definem regulamentos dos Paulistas A-2 e A-3 de 2017

O Conselho Técnico da Série A-2 foi realizado na manhã desta segunda-feira, dia 31
(foto: Rodrigo Corsi / FPF)

A Federação Paulista de Futebol realizou nesta segunda-feira, dia 31, os Conselhos Técnicos dos Campeonatos Paulistas das Séries A-2 e A-3 de 2017. Ambos as competições terão fórmulas de disputa diferentes dos anos anteriores e também houve uma desistência no terceiro escalão do futebol de São Paulo.

No Conselho Técnico da Série A-2 de 2017, realizado pela manhã, ficou definido que serão 22 datas disponíveis (29 de janeiro a 7 de maio) para o campeonato, já que alguns clubes podem ter presença na Copa do Brasil de 2017. Após análise das propostas pelos clubes, o regulamento foi definido da seguinte forma:

A primeira fase do campeonato será formada por um grupo único, em que todos jogarão contra todos em apenas um turno. Os quatro melhores classificados avançam para a semifinal, que será disputada em dois jogos para definir os acessos. Os classificados jogam a final em jogo único para definir o campeão. Seis equipes serão rebaixadas, assim como em 2016.

A regra de inscrição de 28 atletas para cada clube segue ativa. Em caso de lesão, poderá haver troca dos atletas inscritos. Os atletas não poderão atuar por outro clube da Série A2 e nem se transferir para clubes da Série A1 e A3. Os treinadores também não poderão atuar por dois clubes diferentes no campeonato. A FPF também apresentou aos clubes os números desta temporada e o planejamento dos departamentos para 2017.

Pela tarde, foi realizado o Conselho Técnico da A-3
(foto: Rodrigo Corsi / FPF)

Série A-3 - A primeira novidade do terceiro escalão do futebol paulista em 2017 é uma desistência: o Atlético Sorocaba pediu afastamento e não disputará o torneio. O CA Taboão da Serra, terceiro colocado da Segunda Divisão de 2016 deve herdar a vaga. Porém, no Conselho Técnico realizado nesta tarde, a Federação Paulista de Futebol afirmou que ainda vai confirmar a participação da equipe da grande São Paulo.

A principal mudança do campeonato acontece após o término da primeira fase, que continua sendo disputada em turno único em que todos times jogam contra todos. Ao invés de grupos, como nos anos anteriores, agora terá sua fase final no sistema de mata-mata. Os oito classificados farão as quartas de final. Os classificados decidem na semifinal os dois acessos para a Série A2 de 2018. Por fim, o título será disputado em duas partidas pelos vencedores da fase anterior.

A regra de inscrição de 28 atletas para cada clube segue ativa. Eles terão até o dia 10 de março para completar a lista. Em caso de lesão, poderá haver troca dos atletas inscritos até o término da primeira fase. Os atletas não poderão atuar por outro clube da Série A3 e nem se transferir para clubes da Série A1 e A2. Os treinadores também não poderão atuar por dois clubes diferentes no campeonato. Assim como no Conselho Técnico da A-2, a FPF também apresentou aos clubes os números desta temporada e o planejamento dos departamentos para 2017.

Pelas quartas da Taça Paulista, Vai Vai vence e mais três empates

EC Vai Vai venceu fora de casa e encaminhou sua classificação (foto: EC Vai Vai)

Neste fim de semana foram realizados os jogos de ida das quartas de finais da Taça Paulista, competição organizada pela Liga de Futebol Paulista, presidida pela advogada Gislaine Nunes. E mais uma vez, o EC Vai Vai, mesmo jogando fora de casa, saiu na frente e bateu o Jalesense por 2 a 0, neste domingo. Os outros três confrontos da fase (União Suzano x Raça, Bebedouro x Corinthians de Presidente Prudente e Jaboticabal x Ranchariense) terminaram empatados.

Começando pelo sábado pela manhã, União Suzano e Raça fizeram um grande jogo no Suzanão, que terminou com o placar de 3 a 3. Os visitantes chegaram a ficar na frente no marcador por três vezes, mas o Usac conseguiu fazer o gol de empate aos 44 do segundo tempo. O jogo de volta está marcado para o próximo sábado, dia 5, às 16 horas, em Hortolândia.

Bebedouro e Corinthians de Prudente ficaram no 0 a 0
(foto: Corinthians de Presidente Prudente)

Ainda no sábado, mas pela tarde, no Estádio Sócrates Stamato, em Bebedouro, a equipe da casa recebeu o Corinthians de Presidente Prudente. Apesar da grande movimentação e das investidas no ataque de ambas as equipes, o placar ficou no 0 a 0. O jogo de volta entre as duas equipes está marcado também para o próximo sábado, às 16 horas, no Prudentão.

Já na manhã de domingo, o Jalesense recebeu no Estádio Roberto Vale Rollemberg o EC Vai Vai, time com melhor campanha na competição. Confirmando o favoritismo, os visitantes fizeram 2 a 0, com gols de Marcelinho e Felipinho. A partida de volta está marcada para o próximo sábado, dia 5, às 16 horas, no Estádio Municipal de Cotia.

Usac e Raça fizeram grande jogo, que terminou 3 a 3
(foto: Diário de Suzano)

Fechando a primeira perna de jogos das quartas de final da Taça Paulista, também na manhã deste domingo, o Jaboticabal enfrentou o a Ranchariense no estádio dos Jardins das Rosas. Apesar de jogar em casa, o Tigre de Atenas não conseguiu a vitória, ficando no empate em 1 a 1. O embate da volta está marcado para o feriado de quarta-feira, dia 2, às 16 horas, no Estádio Francisco Franco, em Rancharia.

Sub-18 - Já pelo torneio Sub-18 da Taça Paulista, os jogos de ida da competição tiveram os seguintes resultados: Atlético Marília 1 x 0 Concórdia Poaense; Talentos 10 2 x 1 Head Soccer; Corinthians de Presidente Prudente 2 x 1 Ranchariense e; Ourinhos 0 x 0 Jaboticabal. As partidas de volta começam nesta quarta-feira, dia 2, e se encerram no sábado, dia 5.

São Paulo, Santos, Diadema e Red Bull estão nas semifinais do Paulista Sub-17


Os quatro jogos de volta das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-17 foram disputados na manhã deste sábado, dia 29, e os semifinalistas da competição estão definidos. O São Paulo, que bateu o Desportivo Brasil, encara o Diadema, que passou pela Portuguesa. Já o Santos despachou o Novorizontino e encara agora o Red Bull Brasil, que eliminou o Taubatá.

Quem teve vida mas tranquila foi o São Paulo. Depois de uma goleada por 5 a 1 na partida de ida contra o Desportivo Brasil, o time do Morumbi repetiu a goleada neste sábado no CT Laudo Natel, em Cotia, e avançou sem dificuldades.

O Tricolor vai encarar o Diadema, que passou pelo confronto mais equilibrado desta etapa, contra a Portuguesa. Após um empate sem gols na ida, no Canindé, os dois times voltaram a empatar, dessa vez por 1 a 1 no Baetão, em São Bernardo do Campo. Por ter melhor campanha, o Diadema garantiu a classificação.

Depois de um início claudicante na competição, o Santos conseguiu chegar às semifinais, mas não teve uma tarefa tão tranquila. O Peixe venceu o Novorizontino por apenas 1 a 0, no Estádio Jorge de Biasi, em Novo Horizonte. Como já tinha vencido a partida de ida por 2 a 1, o time praiano avançou.

O adversário do Peixe é o Red Bull Brasil, que voltou a derrotar o Taubaté e também segue vivo na briga pelo título. Após uma vitória por 1 a 0 na ida, no Vale do Paraíba, o Touro Vermelho venceu por 3 a 2 em seu CT, em Jarinu.

Nas semifinais, o São Paulo enfrenta o Diadema, enquanto Santos e Red Bull formam o outro confronto valendo vaga na grande decisão do torneio. As datas e horários dos jogos serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira, dia 31.

Goleadas definem os semifinalistas do Paulista Sub-15


As partidas de volta das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-15 foram disputadas neste sábado, dia 29, e definiram, com goleadas, os quatro semifinalistas da competição. O Palmeiras, que eliminou o rival Corinthians, encara o Desportivo Brasil, que passou pelo Novorizontino. Já o Santos, que bateu a Portuguesa Santista no Clássico das Praias, encara o São Paulo, que despachou o Desportivo Brasil.

No clássico entre Corinthians e Palmeiras, o time alviverde levou a melhor por 4 a 1. A classificação viria até com um empate, já que o time já tinha vencido a partida de ida por 2 a 1. O Verdão vai encarar o Desportivo Brasil. Após vitória no jogo de ida, pro 2 a 1, contra o Novorizontino, fora de casa, o DB venceu por 3 a 0 em seu CT e também estará na próxima fase.

Outro time que já tinha vencido na ida e confirmou o favoritismo foi o São Paulo. Depois de uma vitória por 2 a 1 na casa do adversário, o time do Morumbi venceu o Red Bull Brasil por 3 a 0 no CT Laudo Natel e segue vivo na competição. Porém, a maior goleada do dia foi do Santos. Apesar de um 0 a 0 com a Portuguesa na partida de ida, o time praiano goleou por 5 a 0 no CT Rei Pelé neste sábado e também avançou sem dificuldade (mais detalhes sobre esta partida você pode conferir aqui).

A Federação Paulista de Futebol vai divulgar nesta segunda-feira, dia 31, as datas e horários dos jogos semifinais, que devem começar no próximo final de semana.

Ferroviária x São Caetano e Rio Claro x XV de Piracicaba - As semifinais da Copa Paulista


Os jogos de sexta-feira e sábado na Copa Paulista definiram os times que estarão nas semifinais da competição, que começam no próximo fim de semana. Ferroviária, que eliminou o Nacional, encara o São Caetano, que despachou o Bragantino. Já do outro lado da chave, o Rio Claro, que bateu o São Carlos, terá pela frente o XV de Piracicaba, que apesar da derrota para o Votuporanguense, garantiu o seu lugar.

Os jogos de volta das quartas de final da Copa Paulista começaram na noite da sexta-feira, dia 28. O XV de Piracicaba, que tinha vencido o jogo de ida por 1 a 0, foi até Votuporanga, enfrentar a equipe da casa. O Votuporanguense só conseguiu um gol aos 48 do segundo tempo, com Anderson Cavalo, de pênalti. Porém, como o Nhô Quim tinha a melhor campanha, garantiu a classificação mesmo com a derrota.

No sábado, aconteceram os outros três jogos. O Rio Claro recebeu o São Carlos no Estádio Dr. Augusto Schmidit Filho e conseguiu a classificação ao vencer a partida por 2 a 1, com gols do artilheiro Medina e do meia Samuel. Daniel diminuiu para os visitantes. O Rio Claro encara o XV de Piracicaba em uma das semifinais.

Quem também está na próxima etapa da Copa Paulista é o São Caetano. O Azulão enfrentou o Bragantino, no Estádio Anacleto Campanella, e fez o suficiente para vencer a partida pelo placar de 1 a 0, gol do atacante Emílio. O São Caetano já havia vencido o Massa Bruta no primeiro jogo, em Bragança, pelo mesmo placar.

O último semifinalista saiu do confronto entre a Ferroviária de Araraquara e o Nacional da Capital. Jogando na Arena Fonte Luminosa, a equipe da casa impôs o seu ritmo e venceu por 2 a 1, com gols de Bruno Lopes, sendo o segundo em uma linda bicicleta. O Nacional descontou com Célio. O primeiro confronto entre as duas equipes, em São Paulo, havia terminando com o placar de  1 a 1.

As datas e horários das semifinais da competição serão confirmadas pela Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira.

Presidente Prudente vence Jabuca pelas quartas do Paulista Sub-20 da Segunda

O Jabaquara foi valente, mas acabou derrotado pelo Presidente Prudente por 1 a 0

O Presidente Prudente FC viajou quase 500 Km e vai voltar para sua cidade com a vitória na bagagem. A equipe verde e negra venceu o Jabaquara, por 1 a 0, gol de Heitor, na primeira partida das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão, realizada na tarde deste sábado, dia 29, no Estádio Espanha, em Santos.

As duas equipes chegaram confiantes para a partida válida pela segunda etapa do mata-mata da competição. O Jabaquara chegou às quartas batendo o Barcelona Capela nos dois jogos, ambos por 2 a 0. Já o Presidente Prudente vinha embalado após uma sonora goleada de 7 a 0 sobre o Araçatuba. Portanto, a partida prometia.

Aryan tenta passar pela marcação do adversário

E logo no primeiro minuto de jogo, os visitantes chegaram com perigo. A zaga do Presidente Prudente deu um chutão para frente, a defesa do Jabaquara falhou, Heitor invadiu a área sozinho e chutou forte, mas o goleiro Isaac Nobre fez belíssima defesa. O Jabaquara respondeu aos 13 minutos. Após bate-rebate na área do Presidente Prudente, a bola sobrou para Léo Oliveira, que bateu forte, mas o arqueiro Wagner defendeu firme.

A última chance de gol no primeiro tempo foi do Presidente Prudente, e quase balançou as redes: em bola alçada na área pela direita, Luís Otávio subiu mais que todo mundo e deu um leve desviou na bola, o goleiro Isaac Nobre ficou na dúvida se saia do gol ou ficava e viu a 'pelota' bater no travessão e pingar próxima da linha. O juiz, acertadamente, mandou o jogo prosseguir. E com isso, os dois times foram para o intervalo com o placar de 0 a 0.

Na segunda etapa, o Presidente Prudente, vendo a possibilidade de arrancar um bom resultado fora de casa, resolveu pressionar ainda mais. Aos 6, após bela trama, Jhonatan Santos entrou na área, mas foi travado na hora do chute. O gol acabou saindo aos 14 minutos. Kaloglian, pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou, achando Heitor sozinho na área e ele, de pé direito, não perdoou: Presidente Prudente 1 a 0.

Confusão na área do Presidente Prudente

O Jabaquara foi para cima em busca do empate, enquanto o Presidente Prudente ficou tentando acertar um contra-ataque. O Leão da Caneleira quase empatou aos 30. Vinícius, que acabara de entra em campo, arriscou um belo chute de sem pulo, mas o goleiro Wagner fez uma grande defesa, garantindo a vitória dos visitantes, em jogo que teve as ilustres presenças dos amigos Fernando Martinez, Emerson Ortunho (os dois membros do genial Jogos Perdidos), Mario Gonçalves e Rodrigo Colucci.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, dia 5 de novembro, às 16 horas, em Presidente Prudente. O Jabaquara vai precisar vencer por dois gols de diferença para avançar à semifinal da competição. Já para a equipe verde e negra, até uma derrota por um tento garante a vaga.

Entrevistas após o fim do jogo

FICHA TÉCNICA

JABAQUARA 0 X 1 PRESIDENTE PRUDENTE

Data: 29 de outubro de 2016
Local: Estádio Espanha - Santos-SP
Árbitro: Marcos Silva dos Santos Gonçalves
Assistentes: Leandro Almeida dos Santos e Fernando Afonso Gonçalves de Melo

Cartões Amarelos
Jabaquara: Marinho e Isaac Jesus
Presidente Prudente: Jhonatan Santos, Cesar e Kaloglian

Gol
Presidente Prudente: Heitor, aos 14' do segundo tempo

Jabaquara: Isaac Nunes; Marinho (Fabio Macena), Leonardo Correia, Jean e Léo Oliveira; Pedro Ribeiro, Matheus Gomes (Lucas Ciongoli) (Vinícius), Isaac Jesus e Rodrigo; Freitas e Aryan - Técnico: Fred Topp.

Presidente Prudente: Wagner; Jhonatan Santos, Jhonatan Bonifácio, Luís Otávio e Cesar; Alex, Kaloglian, Heitor e Toninho; Jonatan Fausto (Guilherme) e Nilton (Anderson) - Técnico: Arthur Vinícus.

Peixe goleia Briosa e está na semifinal do Paulista Sub-15

Com colaborações de Lucas Paes e Alex Ferreira

O Santos fez um segundo tempo primoroso, finalizando a partida com um 5 a 0
(foto: Lucas Paes)

O Santos FC está nas semifinais do Campeonato Paulista Sub-15. Em jogo realizado na manhã deste sábado, dia 29, no CT Rei Pelé, a garotada do Peixe goleou a Briosa por 5 a 0 e garantiu sua passagem pelas quartas da competição. Agora, a equipe encara o São Paulo, que eliminou o Red Bull Brasil.

A primeira partida das quartas de final entre Peixe e Briosa, realizada no sábado passado, dia 22, no Estádio Ulrico Mursa, debaixo de muita chuva, terminou empatada em 0 a 0. Com o resultado e por ter melhor campanha durante todo o campeonato, o Alvinegro precisava apenas de outro empate para chegar à semifinal. Já para a equipe Rubro Verde, só a vitória interessava.

Um bom público no CT Rei Pelé (foto: Lucas Paes)

Mesmo jogando pelo empate, os Meninos da Vila iniciaram o jogo pressionando a Portuguesa Santista, chegando com perigo. Já a Briosa jogava na defesa e apostava no contra-ataque para tentar sair na frente do marcador. Muitas chances foram criadas pela equipe da casa, mas os visitantes conseguiam segurar o ataque e o placar permanecia em branco.

De tanto pressionar o adversário, o Santos conseguiu balançar as redes aos 30 minutos, com Kaio, soltando o grito de gol do torcedor do Peixe presente ao CT Rei Pelé. Porém, o técnico Elder não mexeu na postura em campo da Portuguesa Santista e o primeiro tempo terminou com o marcador apontando vitória do Peixe por 1 a 0.

Precisando virar o jogo para classificar e com o apoio de sua torcida, que também compareceu ao local, a Portuguesa Santista se lançou mais ao ataque. Mas o que poderia deixar o jogo mais equilibrado, facilitou para o Santos alargar a contagem, já que o avanço da Briosa abriu espaços na sua própria defesa.

Com a vitória, o Peixe encara agora o São Paulo
(foto: Alex Ferreira)

Esperando o adversário e aproveitando as brechas, o Santos foi aumentando o marcador. Logo aos dois minutos, Rodrygo fez o segundo do Peixe. Kaio, novamente, aos sete, fez mais um. Vitor YAn ampliou aos 12, fazendo 4 a 0 para o Peixe, que ainda teve tempo de ampliar o marcador com Rodrygo que fez o segundo dele na partida e o quinto do Alvinegro, fechando o marcador.

Com os 5 a 0, o Santos garantiu o seu lugar nas semifinais da competição, onde vai enfrentar o São Paulo, que bateu o Red Bull Brasil, para definir uma das vagas na grande final. No outro lado da chave, o Palmeiras, que eliminou o rival Corinthians, e Desportivo Brasil, que bateu o Novorizontino, fazem o outro embate da chave, definindo o outro time da decisão. As datas e horários das partidas serão confirmadas pela Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira.

Audax Corinthians conquista a Copa do Brasil de Futebol Feminino

Jogadoras do Audax Corinthians comemoram o título (foto: Kin Saito / CBF)

A Copa do Brasil Feminina tem uma campeã inédita. Estreando na competição, o Audax, em parceria com o Corinthians, se sagrou campeão, nesta quinta-feira (27), ao desbancar a tradicional equipe do São José em Osasco (SP). Após o empate em 2 a 2 no jogo de ida, as debutantes levaram a melhor no duelo de volta, venceram as bicampeãs por 3 a 1 no José Liberatti e ficaram com o título. Com a conquista, o time paulista garantiu vaga na Libertadores 2017.

A bola rolou no José Liberatti, em Osasco (SP), e o equilíbrio tomou conta dos primeiros minutos de jogo. Bem postadas, as equipes iniciaram a partida lutando pelo domínio do meio de campo. Com leve superioridade territorial, o Audax passou a sondar a área do São José e abriu o placar aos 23 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou limpa para Pardal subir sozinha e, de cabeça, mandar para o fundo das redes. Na reta final do primeiro tempo, as visitantes foram em busca do empate, mas foram as mandantes que tiveram as melhores chances de gol. A vantagem só não foi ampliada com Chú, aos 35 minutos, devido ao corte providencial de Bagé em cima da linha.

Dispita de bola entre as duas equipes
(foto: Tião Martins / PMSJC)

Em desvantagem, o São José voltou do intervalo determinada em busca da reação. Aos sete minutos, Luize desviou o cruzamento de Michele Carioca para o gol, mas Tainá fez boa defesa evitando o gol de empate. Apesar da subida de produção das bicampeãs, foi o Audax que marcou novamente. Aos 22 minutos, Chú mostrou oportunismo e usou a cabeça para desviar o arremate de Thaísa e fazer 2 a 0.

Sem desistir, o São José respondeu rapidamente. Aos 27 minutos, Raquelzinha aproveitou bate-rebate na área e descontou, 2 a 1. O gol colocou fogo na decisão. Aos 31, Yasmin cobrou falta com categoria e, por pouco, não empatou a partida. Aos 33, em contra-ataque, Chú cruzou na medida para Nenê, que pegou de primeira, mas desperdiçou a chance de ampliar. Quem não perdoou foi Gabi Nunes. Aos 37, a meia completou cruzamento de Grazi, decretou a vitória por 3 a 1 e garantiu o título inédito do Audax-SP.

Goleira Tainá sai para fazer a defesa
(foto: Tião Martins / PMSJC)

Ficha Técnica

AUDAX CORINTHIANS 3 X 1 SÃO JOSÉ

Data: 27 de outubro de 2016
Local: Estádio José Liberatti - Osasco-SP
Árbitra: Regildenia de Holanda Moura (SP)
Assistentes: Tatiane Saciolotti dos Santos Camargo (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)

Gols
Audax Corinthians: Pardal, aos 23' do primeiro tempo, Thaísa, aos 22', e Gabi Nunes, aos 37' do segundo tempo.
São José: Raquelzinha, aos 27' do segundo tempo.

Audax Corinthians: Tainá; Paulinha, Pardal, Koki e Juci; Thaísa, Grazi, Gabi Nunes e Daiane (Cacau); Chú Santos e Daiane (Byanca Brasil) – Técnico: Arthur Elias.

São José: Vivi; Raquelzinha, Bagé, Boneco e Yasmim; Suellen, Bebel (Rabelo), Rosana e Alanna; Luize (Isa) e Michelle Carioca – Técnica: Emily Lim.

"O Juramento" - o primeiro livro de ficção do jornalista Flávio Prado

Fotos: Denise Ornelas

"O Juramento" é o primeiro livro do jornalista Flávio Prado

O conhecido jornalista Flávio Prado, que fez história sendo o apresentador da formação clássica do grande Cartão Verde, da TV Cultura, e que atualmente está na TV Gazeta e Rádio Jovem Pan, lançou no mês passado o seu primeiro livro, de ficção, mas que envolve, é claro, o futebol: "O Juramento".

A publicação conta a historia de uma velha tradição indígena, que dá poderes especiais a quem morre no mesmo dia e hora que nasceu, leva o atacante Ghiggia, carrasco do Brasil na Copa de 1950, a chegar no Céu e encontrar velhos atletas, que foram injustiçados quando viviam na Terra. Ghiggia pode mudar as injustiças do futebol do passado, voltando no tempo e corrigindo o que não aconteceu como se esperava. E aí que encontra Telê Santana, Sócrates, Barbosa, Rinus Mitchels e tantos outros, que deveriam ser campeões mundiais, mas não foram por circunstâncias do esporte.  Agora tudo pode ser consertado. O problema é que Ghiggia é uruguaio e fez o gol em Barbosa, na primeira Copa do Mundo organizada pelo Brasil. 

Para corrigir a injustiça da qual Barbosa foi vítima por sofrer um gol, que entenderam ter sido uma falha dele, Ghiggia terá que tirar o título dos uruguaios. Há a inda o problema de mexer com a história. Quando você muda uma coisa, várias outras também são alteradas. Será que isso interessa a todos?

O livro foi lançado em 19 de setembro

O Juramento mostra muito da história real do futebol e mistura também ficção, enquanto homenageia os maiores jogadores de futebol de todos os tempos e que já não estão mais entre nós. Sócrates, Cruyff, os maravilhosos jogadores do time do Torino, que morreram num acidente aéreo, ganham vida nesse livro, que vai provocar emoções e boas recordações.

Flávio Prado - É apresentador do Mesa Redonda Futebol Debate na TV Gazeta e comentarista da Rádio Jovem Pan, AM e FM. Comanda o programa No Mundo da Bola, há 26 anos pelo qual recebeu o prêmio APCA na categoria rádio em duas oportunidades. Também foi premiado pela APCA na categoria televisão, pelo programa Cartão Verde, na TV Cultura. 

Durante sua carreira de mais de 40 anos, passou pelas TVs Record, Bandeirantes, Cultura, ESPN e Jovem Pan TV.  Cobriu dez Copas do Mundo e eventos jornalísticos em mais de 60 países. Flavio Prado também é Professor Universitário por 20 anos, das faculdades Fiam, São Judas e Unicamp (Pós-Graduação Labjor) e diretor dos cursos de Comunicação da Unisa.

As camisas de Carlos Alberto Torres


O capitão do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Torres, faleceu na última terça-feira, dia 26, vítima de um infarto fulminante. Considerado um dos melhores laterais direitos de todos os tempos, o "Capita" tem uma histórica rica no futebol.

Como jogador, Carlos Alberto Torres atuou profissionalmente de 1963, quando estreou pelo Fluminense, com apenas 17 anos, até 1982, encerrando a carreira nos Estados Unidos. Com esta bela história do esporte bretão, O Curioso do Futebol fez um levantamento das camisas que ele vestiu durante a sua carreira

FLUMINENSE


Foi no Fluminense que o lateral direito foi alçado ao time profissional. No segundo ano atuando, em 1964 foi campeão estadual. No fim do mesmo ano, Carlos Alberto Torres foi negociado com o Santos FC. Ele voltaria ao clube em 1974 e fez parte do time conhecido como "A Máquina Tricolor". Seria ainda bicampeão carioca em 1975 e 1976. No total, com a camisa do Fluminense, Carlos Alberto Torres fez 151 jogos e 13 gols.


SANTOS


Carlos Alberto Torres chegou no Santos FC em 1965 para jogar no grande time da década. No Santos, ele virou capitão da equipe, após a aposentadoria de Zito, e virou um dos líderes do elenco que tinha feras como Pelé, Edu, Clodoaldo, Djalma Dias e outros. No Peixe, ele conquistou os Paulistas de 1965, 1967, 1968, 1969 e 1973, a Taça Brasil de 1965, o Robertão de 1968 e a Recopa Sul-Americana no mesmo ano. Entre idas e vindas, ele ficou no clube até 1974, fazendo 445 jogos e 40 gols.


BOTAFOGO


Em 1971, o Santos emprestou Carlos Alberto Torres para o Botafogo. Foram apenas três meses e 22 jogos com a camisa da estrela solitária, mas que fizeram o torcedor botafoguense ter saudade do craque.


FLAMENGO


Depois da segunda passagem pelo Fluminense e antes de ir para os Estados Unidos, Carlos Alberto Torres teve uma breve passagem pelo Flamengo. Foram apenas 20 jogos em 1977, mas assim como no Botafogo, ele jogou muito com a camisa rubro negra.


NEW YORK COSMOS


Em 1977, Carlos Alberto Torres seguiu os passos de vários craques e foi jogar nos Estados Unidos. O time escolhido foi o mesmo de Pelé, o New York Cosmos. Na constelação de craques, ele foi um dos jogadores mais importantes. Em duas passagens pelo time (entre 1977 e 1980 e em 1982), o Capita fez 100 jogos e seis gols. Foi no Cosmos onde o jogador encerrou a carreira.


CALIFORNIA SURF


Em 1981, Carlos Alberto Torres teve uma passagem pelo California Surf. Fez 19 jogos e dois gols pela equipe, onde jogou o campeonato da NASL daquela temporada.


SELEÇÃO BRASILEIRA


Carlos Alberto Torres tem uma grande história na Seleção Brasileira. Ele vestiu a camisa amarela desde novo, defendendo os times nacionais de base. Pela equipe principal, ele foi o grande capitão no título na Copa do Mundo de 1970, no México. Pela Seleção, ele fez 53 jogos e oito gols, sendo o mais importante o da final do Mundial, o último na goleada de 4 a 1 sobre a Itália.

Jogos das quartas do Paulista Sub-20 da 2ª Divisão têm datas e horários definidos


A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta segunda-feira, dia 24, as datas e horários dos jogos das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão. Os jogos do último final de semana definiram os classificados para a terceira etapa da competição.

O XV de Jaú, com melhor campanha somando a primeira fase e as oitavas de final, enfrenta o Atlético Araçatuba, com a oitava campanha entre os classificados, e assim por diante. Com a vitória deste domingo, o Jabaquara fecha a segunda fase com a sétima melhor campanha e vai enfrentar o Presidente Prudente, segundo melhor colocado no geral.

Os outros embates marcam os encontros entre Lemense, terceira melhor campanha entre os classificados, e Elosport, sexto, e CA Diadema, quarto, contra o Vocem, quinto. Os jogos começam no próximo sábado, dia 29. Confira os confrontos das quartas de final:

JOGOS DE IDA 
Sábado, 29 de outubro de 2016 

Atlético Araçatuba x XV Jaú 
16:00 Local: Dr. Adhemar de Barros – Araçatuba 

Elosport x CA Lemense 
16:00 Local: Dr. José Sidney da Cunha - Capão Bonito 

Jabaquara x Presidente Prudente 
16:00 Local: Espanha – Santos 

Vocem x CA Diadema 
16:00 Local: Antônio Viana da Silva – Assis 

JOGOS DE VOLTA 
Sexta, 04 de novembro de 2016 

CA Diadema x Vocem 
16:00 Local: Distrital da Taperinha - Diadema 

Sábado, 05 de novembro de 2016 

Presidente Prudente x Jabaquara 
16:00 Local: Caetano Peretti - Presidente Prudente 

CA Lemense x Elosport 
16:00 Local: Palmeirinha - Porto Ferreira 

XV Jaú x Atlético Araçatuba 
16:00 Local: Zezinho Magalhães - Jaú

Carlos Alberto Torres como treinador das seleções de Omã e Azerbaidjão

Carlos Alberto Torres faleceu nesta terça-feira, 25

O mundo do futebol foi surpreendido nesta terça-feira, dia 25, com a notícia do falecimento do capitão do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Torres. Considerado um dos maiores laterais direitos de todos os tempos, o "Capita" teve uma carreira de sucesso de jogador no time canarinho, no Santos, Flamengo, Botafogo, Fluminense e New York Cosmos.

Ao encerrar a carreira de jogador, Carlos Alberto Torres começou a atividade de treinador. Em seu primeiro trabalho, no Flamengo, foi campeão brasileiro. O "Capita" trabalhou em vários grandes times do futebol brasileiro. Além do Rubro Negro, ele passou por Fluminense, Corinthians, Náutico, Santos, Botafogo, Atlético Mineiro e Paysandu.

Por ser muito conhecido no mundo do futebol, Carlos Alberto Torres também trabalhou fora do país. Em 1988, o treinador esteve no Miami Freedom, dos Estados Unidos. Depois ele ainda passou pelo México, nas equipes do Monterrey, Tijuana e Querétaro, e na Colômbia, por Once Caldas e Unión Magdalena.

Mas os trabalhos mais inusitados de Carlos Alberto Torres no exterior foram em duas seleções: Omã, entre 2000 e 2001, e Azerbaidjão, em 2004 e 2005. Em seu primeiro trabalho com uma equipe nacional, no Oriente Médio, o "Capita" chegou ao Omã com a finalidade de classificar a seleção local para a Copa do Mundo de 2002, que foi realizada no Japão e Coreia do Sul.

Carlos Alberto dirigindo o Azerbaidjão

Apresentado como superstar, em março de 2000, substituindo o também brasileiro Badú Vieira, Torres prometeu fazer um grande trabalho por lá, já sabendo, inclusive quais seriam os seus adversários na primeira fase das Eliminatórias Asiáticas, que começaria em fevereiro de 2001: Síria, Laos e Filipinas.

Porém, o treinador não chegaria às Eliminatórias. Carlos Alberto dirigiu a Seleção de Omã em apenas três jogos, no mês de agosto de 2000: estreou com derrota para Líbano, 3 a 1, depois derrotou a mesma equipe, por 2 a 1, ambos amistosos, e em seu último jogo, Omã perdeu para a Nova Zelândia por 1 a 0, pelo Torneio de Merdeka.

No início de fevereiro de 2001, dias antes da estreia de Omã pelas Eliminatórias Asiáticas, Carlos Alberto se reuniu com os dirigentes locais e pediu demissão. Ele foi substituído pelo alemão Bernd Stange.

Em 2004, nova aventura do "Capita". Ele foi contratado para dirigir o Azerbaidjão nas Eliminatórias Europeias para a Copa de 2006, na Alemanha. Tarefa nada fácil, pois a seleção local tinha em seu grupo equipes como Polônia, Inglaterra e País de Gales.

A confusão que causou a expulsão de Torres contra a Polônia
(foto: reprodução YouTube)

Na estreia da competição, o Azerbaijdão arrancou um empate em 1 a 1 com o País de Gales, mas daí para frente, a situação seria terrível. Só para se ter uma ideia, este foi o único gol do time sob o comando de Torres. A gota d'água foi a derrota para a Polônia, por 3 a 0, em 4 de junho de 2005. Naquele dia, abalado com a quarta derrota seguida, Carlos Alberto perdeu a cabeça e foi expulso.

A alegação, na época, dos dirigentes locais para a demissão foi a seguinte: "Sentimos que Carlos Alberto simplesmente não tem mais capacidade de dar mais qualidade ao nosso time. Ele prometeu que terminaríamos as eliminatórias com pelo menos 10 pontos. Agora, temos dois pontos e é difícil imaginar que podemos chegar aos 10 pontos faltando apenas três jogos."

Apesar destes fracassos como treinador, Carlos Alberto Torres foi um cracaço de bola, que merece todas as homenagens do mundo do futebol. Que os feitos dentro de campo sejam sempre lembrados que a imagem dele levantado a taça no México seja eternizada.

FPF divulga datas e horários das quartas do Paulista Sub-20


Após a definição dos oito melhores classificados, as quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20 foram definidas. Todas as quatro primeiras partidas estão marcadas para as 16h deste sábado (29) e os confrontos da volta acontecem no próximo dia 5, também no mesmo horário.

Um dos confrontos será entre Fernandópolis e Capivariano. O time de Capivari possui a melhor campanha entre os classificados, joga por dois resultados iguais e decide a vaga diante de seus torcedores.

Outro confronto das quartas de final será entre Mirassol e São Paulo. O time da capital possui melhor campanha que o rival e também decide em casa diante do clube do interior.

Palmeiras e São Caetano fazem outro jogo desta fase da competição. A equipe do ABC paulista tem melhor campanha em comparação ao alviverde e decide em casa. Ambos os clubes já se enfrentaram na primeira fase e houve um empate por 2 a 2 e uma vitória palmeirense por 2 a 1.

Fechando os duelos desta fase, Santos e Ponte Preta fazem o único confronto de times da Série A do Brasileiro. Os campineiros decidem a vaga no interior paulista, enquanto os santistas buscam eliminar mais um rival como visitante já que na última fase o time praiano reverteu a vantagem contra o Corinthians.

JOGOS DE IDA
Sábado – 29 de outubro de 2016

Fernandópolis x Capivariano
16:00 Local: Claudio Rodante – Fernandópolis

Mirassol x São Paulo
16:00 Local: José Maria de Campos Maia – Mirassol

Palmeiras x São Caetano
16:00 Local: CT Palmeiras II - São Paulo

Santos x Ponte Preta
16:00 Local: CT Rei Pelé – Santos

JOGOS DE VOLTA
Sábado – 5 de novembro de 2016

Capivariano x Fernandópolis
16:00 Local: Arena Capivari – Capivari

São Paulo x Mirassol
16:00 Local: Laudo Natel – Cotia

São Caetano x Palmeiras
16:00 Local: Anacleto Campanella - São Caetano Do Sul

Ponte Preta x Santos
16:00 Local: Wanderley José Vicentini - Pedreira

Briosa renova com Ricardo Costa e Maninho para a Série A3 de 2017

Os gerentes administrativo, Marcos Martiniano, de futebol, Samuel Maninho, e o
técnico Ricardo Costa. Briosa já começa o planejamento para 2017

O torcedor da Portuguesa Santista teve uma boa notícia. O comandante do título da Segunda Divisão Paulista deste ano, Ricardo Costa, e o gerente de futebol, Samuel Maninho, renovaram os seus contratos com o clube até o final da Série A3 de 2017. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, dia 24, na sede da agremiação.

O treinador Ricardo Costa explicou que a intenção dele, desde o fim da Bezinha, era renovar com o clube. "Além de ser o centenário da Portuguesa, tive muita identificação com a agremiação e a torcida. Conversei com o presidente Lupércio Conde e chegamos a um acerto. Agora é começar a planejar para que tenhamos sucesso também na A3".

Ricardo Costa renovou até o fim da A3

Ricardo Costa fez questão de ressaltar que a Série A3 é um campeonato de características diferentes da Segunda Divisão Paulista, mas que é importante já ter uma base. "Já estamos avaliando os atletas que estavam no elenco deste ano e reforços de peso. Não podemos esquecer que a A3 não tem limite de idade e os times contam com jogadores experientes", disse o treinador.

O gerente de futebol Samuel Maninho, que também renovou contrato com o clube, conhece bem a Série A3, já que no último ano em que trabalhou na divisão, em 2014, conseguiu o acesso com o Independente de Limeira. "A manutenção do técnico Ricardo Costa já é um bom caminho percorrido para a realização de uma boa competição".

Samuel Maninho foi o gerente do Independente no acesso em 2014

De acordo com Maninho, além da conversa com jogadores, já há negociações com os outros membros da comissão técnica, inclusive os que estiveram em 2016, para o início dos trabalhos. "Estamos preparando o planejamento para a A3, pois queremos fazer um bom campeonato". Vale ressaltar que o zagueiro Dema, o lateral/meia Fernando, o volante Lucas Frazão e o atacante Lucas Lino, autor do gol do acesso, já renovaram contratos.

O diretor de futebol do clube, Rogério Conde, destacou que pesou na renovação não somente as conquistas do acesso para a Série A3 e do título da Segunda Divisão, mas, também, a boa relação entre diretoria e comissão técnica. "Foi clara a sintonia que existiu entre todos, principalmente diretoria e comissão. As conversas para a renovação foram ótimas, uma vez que construímos uma boa relação pessoal e profissional", explicou.

Rogério Conde é o diretor de futebol do clube

Na próxima segunda-feira, dia 31, a Federação Paulista de Futebol vai realizar o Conselho Técnico do Campeonato Paulista da Série A3 de 2017, com a participação de membros de todos os 20 clubes participantes. No encontro, a FPF vai apresentar o regulamento da competição.

Entrevistas de Rogério Conde, Ricardo Costa e Samuel Maninho

Semifinais emocionantes definem Boa e Guarani nas finais da Série C


Os dois finalistas do Campeonato Brasileiro da Série C de 2016 estão definidos. Boa Esporte, que eliminou o Juventude com duas vitórias, e Guarani, que depois de perder o primeiro jogo para o ABC por 4 a 0, conseguiu incríveis 6 a 0 neste domingo, vão decidir quem será o grande campeão do terceiro escalão do futebol nacional.

Os jogos serão realizados nos próximos dois finais de semana, com dia exato e horários a serem definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Boa Esporte decide o segundo jogo em casa e em caso de dois resultados iguais, o título será definido nas penalidades.

Boa Esporte - O primeiro time a garantir vaga na final da Série C do Campeonato Brasileiro 2016 foi o Boa Esporte, de Varginha. No sábado, dia 22, no Dilzon Melo, a equipe mineira repetiu a vitória por 2 a 1 do confronto de ida diante do Juventude e se garantiu na decisão da competição. O Boa chega à final sem sofrer uma derrota sequer em seus domínios em toda a Série C.

O Boa venceu o Juventude em Varginha
(foto: globoesporte.com)

Mesmo com a vantagem construída no jogo de ida, o Boa partiu para o ataque logo no início do jogo. Aos sete minutos, Rodolfo recebeu de Braian Samúdio e chutou à direita do gol de Elias. O Juventude respondeu aos dez, com Caion, que foi cortado por Édson Borges. Aos 14 minutos, o Boa Esporte abriu o placar. Após boa jogada pela esquerda, o zagueiro Rodolfo rolou na medida para Daniel Cruz, que empurrou para o fundo das redes: 1 a 0. O Boa seguiu pressionando e teve pelo menos quatro chances ainda no primeiro tempo de ampliar: com Escobar, Braian Samúdio e Rodolfo (duas vezes).

Na volta do intervalo, precisando de dois gols para levar a decisão para os pênaltis ou de três para avançar direto, o Juventude conseguiu empatar aos 23. Romarinho recebeu pela esquerda e cruzou. O goleiro Daniel escorregou e acabou empurrando a bola para o meio da área. Atento, Hugo não desperdiçou: 1 a 1. Outra boa chance do Juve foi aos 31, novamente com Hugo, mas que chutou por cima do gol. Antes do apito final, Daniel Cruz foi dividiu com a zaga e caiu na área. Na cobrança de pênalti, Tchô colocou o Boa na frente novamente: 2 a 1. Com o mesmo resultado da ida, a equipe mineira avançou à final da Série C.

Guarani - Já o Bugre parecia ter uma missão impossível, pois teria que reverter uma vantagem de 4 a 0 do ABC de Natal. Porém, como disse o técnico Marcelo Chamusa, “o impossível é só questão de opinião” e o Guarani, que precisava vencer por cinco gols de diferença no Brinco de Ouro para avançar à decisão, fez mais. Contando com o apoio da torcida e com a estrela de Fumagalli, que marcou três e participou de lances importantes, a equipe do interior paulista fez o impossível: goleou por 6 a 0, em jogo realizado no domingo, no Brinco de Ouro, e se garantiu na decisão do título da competição.

Jogadores bugrinos comemoram a emocionante classificação
(foto: Luciano Claudino)

Precisando reverter a goleada sofrida no jogo de ida, no Frasqueirão, o Guarani partiu para cima desde o início da partida e abriu o placar logo aos oito minutos. Fumagalli cobrou falta pelo alto e colocou a bola na cabeça do zagueiro Leandro Amaro, que cabeceou colocado: 1 a 0. Com o apoio da torcida em casa, o Bugre seguiu pressionando e chegou ao segundo gol aos 24. Vestindo a camisa 250 em comemoração ao número de jogos com a camisa do Guarani que completou há uma semana, Fumagalli cobrou falta por cima da barreira e acertou o ângulo esquerdo do gol de Edson. Golaço! Aos 30, após Fumagalli acertar o travessão do ABC e quase marcar o terceiro, Jones Carioca se desentendeu com o meia e recebeu o amarelo. O jogador seguiu reclamando e acabou expulso.

Com um jogador a mais, o Bugre voltou com tudo para o segundo tempo. Depois de quase ampliar no primeiro minuto, com Pipico, o time da casa chegou ao terceiro gol aos três minutos. Fumagalli recebeu de Gilton, dominou e bateu com força: 3 a 0. Com a torcida ensandecida no Brinco de Ouro, o Guarani ampliou aos nove. Sendo o nome do jogo, Fumagalli recebeu cruzamento de Auremir, chutou no meia da zaga e viu a bola entrar: 4 a 0.

Com o placar que levava a decisão para os pênaltis, o Bugre não desanimou e marcou mais um aos 31. Alex Santana recebeu na entrada da área e bateu forte de perna direita: 5 a 0. O ABC ainda tentou uma reação, com cabeçada de Cleiton em direção ao gol, mas Leandro Santos espalmou. Na jogada seguinte, Lenon cruzou da linha de fundo, e Pipico, de cabeça, liquidou a fatura no Brinco de Ouro: 6 a 0.

Peixe vence Timão e está nas quartas do Paulista Sub-20

A equipe do Santos FC antes do apito inicial da partida (foto: Vilminha Santista)

O Santos FC garantiu sua vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20. Em jogo bastante equilibrado, o Peixe venceu o Corinthians por 2 a 1, em partida de volta das oitavas da competição, realizada na tarde deste domingo, dia 23, na Arena Barueri, na Grande São Paulo. Com a classificação, o Alvinegro Praiano vai encarar a Ponte Preta na próxima fase.

Devido à melhor campanha na primeira fase, o Corinthians tinha o direito do mando de jogo na segunda partida do confronto, além de jogar por dois resultados iguais. Porém, no último dia 25, o Santos FC reverteu a vantagem ao ganhar do Timão por 1 a 0, no Estádio Ulrico Mursa, na Baixada Santista. Por isso, o Alvinegro Paulistano precisava de uma vitória simples para classificar, enquanto o Peixe passava de fase com um empate.

O Corinthians iniciou o jogo em cima do Santos, já que precisava da vitória para a classificação. Porém, aos poucos, os visitantes foram equilibrando a partida e abriram o marcador aos 21 minutos, com Diogo Vitor. O Corinthians tentou reagir, buscando a igualdade, mas o primeiro tempo terminou com o placar de 1 a 0 para o Peixe.

Logo no início da segunda etapa, mais exatamente com 1 minuto, o Corinthians empatou com Leonardo. O tento deu ânimo ao Alvinegro Paulistano, que foi em busca da virada e, consequentemente, da classificação. O Timão teve chances para fazer o segundo tento, mas esbarrou nas finalizações erradas.

O avanço afoito corintiano deixava espaços para o Santos contra-atacar, sempre levando perigo. A ducha de água fria para o Timão aconteceu aos 29 minutos, com o gol de Leonardo, o segundo do Peixe na partida. Após o tento, o Corinthians foi para cima, mas a defesa do Alvinegro Praiano conseguiu segurar o resultado. Destaque negativo para a indisciplina: foram oitos cartões distribuídos no jogo sendo cinco para o Corinthians (um deles vermelho) e um para o Santos.

Agora, o Santos encara a Ponte Preta, pelas quartas de final da competição. A Federação Paulista de Futebol ainda vai anunciar as datas e horários das partidas, mas já é fato que o Peixe faz o primeiro jogo em casa e que o time campineiro terá a vantagem de dois resultados iguais. Confira todos os confrontos das quartas de final do Paulista Sub-20:

Capivariano x Fernandópolis
São Paulo x Mirassol
São Caetano x Palmeiras
Ponte Preta x Santos

Jabuca faz 2 a 0 no Barcelona Capela e está nas quartas do Sub-20 da Segunda

Com colaborações de Ricardo Russini Pucci e Fabricio Lopes

Assim como na primeira partida, o Jabaquara foi superior (foto: Fabricio Lopes)

A equipe sub-20 do Jabaquara fez bonito e conquistou uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão da categoria, ao derrotar o Barcelona Capela por 2 a 0. A partida foi realizada na manhã deste domingo, dia 23, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo. Agora, o Leão da Caneleira terá pela frente o Presidente Prudente, que eliminou o Araçatuba.

O Jabaquara vinha de uma série de bons resultados na competição, depois de um início claudicante, e conseguiu a vaga nas oitavas na última rodada da primeira fase. Já o Barcelona Capela, na etapa inicial da competição, fez bons jogos e passou para o mata-mata do torneio sem derrotas e com o primeiro lugar em sua chave.

O Barcelona teve poucas chances no jogo
(foto: Fabricio Lopes)

Porém, no primeiro jogo entre as duas equipes, pelas oitavas de final, realizado no último dia 15, no Estádio Espanha, o Jabaquara foi bem superior e os 2 a 0, que quebrou a invencibilidade do Barcelona Capela, acabou sendo pouco pelo futebol apresentado. Portanto, a equipe paulistana precisaria ganhar de dois gols de diferença ou mais para passar de fase. Já o Leão da Caneleira podia perder de um gol de diferença que cravaria sua vaga nas quartas.

E o que se viu dentro de campo foi uma partida muito parecida com a primeira entre as duas equipes nas oitavas, tudo isso depois de quase 15 minutos de atraso pela demora dos times para entrar em campo. O Barcelona, precisando reverter a vantagem do Rubro Amarelo, parecia não ter forças para conseguir o que necessitava. Isto facilitou para o Jabaquara impor seu ritmo de jogo e criar diversas oportunidades de gol.

Na segunda etapa, o jogo teve o ritmo diminuído
(foto: Ricardo Russini Pucci)

Pelo o que estava apresentando, o Leão da Caneleira até demorou para marcar o seu primeiro tento. Depois de tanto insistir, aos 35 minutos, após bela troca de passes, Freitas saiu sozinho na área, driblou o goleiro Valter e tocou para o gol vazio, fazendo com que a bola balançasse as redes. Jabaquara 1 a 0.

O Barcelona Capela não teve nem tempo de respirar e já levou o segundo gol, apenas dois minutos depois do primeiro tento. O capitão Pedro Ribeiro resolveu arriscar um chute forte de fora da área e a bola foi onde o goleiro não podia buscar: 2 a 0 para o Leão da Caneleira.

Final de jogo: Jabaquara 2 a 0
(foto: Ricardo Russini Pucci)

Na segunda etapa, o jogo diminuiu bastante de ritmo. O Barcelona Capela, precisando fazer quatro gols para conseguir se classificar, se entregou e não esboçou reação. Já o Jabaquara ainda tinha maior posse de bola, mas vendo que não corria riscos, dosou as jogadas. Porém, o Leão da Caneleira teve chances de ampliar o marcador, mas pecou demais nas finalizações. Final de jogo em São Paulo: Barcelona Capela 0, Jabaquara 2 e classificação do Rubro Amarelo de Santos.

Agora, o Jabaquara encara o Presidente Prudente, que vem de uma goleada de 7 a 0 sobre o Araçatuba, pelas quartas de finais da competição. O Presidente Prudente joga com a vantagem de dois resultados iguais e de fazer o segundo jogo em casa. A Federação Paulista de Futebol vai confirmar nesta segunda-feira as datas e horários da próxima fase, cujo os confrontos (que ainda serão confirmados) serão os seguintes:

XV de Jaú x Atlético Araçatuba
Presidente Prudente x Jabaquara
Lemense x Elosport
Diadema x Vocem

Entrevista com o técnico Fred Topp
←  Anterior Proxima  → Inicio

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações