Grandes clubes do Brasil com Futebol Feminino

Flamengo e Corinthians jogando pelo Brasileirão Feminino. Duas equipes mantidas com parcerias

Nesta sexta-feira, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) aprovou seu novo regulamento de licenciamento de clubes, que passará a valer a partir de 2018. Uma das principais novidades é que os times que disputarão a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana só poderão participar dos torneios se tiverem também uma equipe feminina. Essa nova regra passará a valer a partir de 2019, segundo o documento.

Segundo o o novo regulamento, "o solicitante (a disputar a competição) deverá ter uma equipe feminina ou associar-se a um clube que possua a mesma. Ademais, deverá ter ao menos uma categoria juvenil feminina, ou associar-se a um clube que possua a mesma", diz trecho da mudança.

Em ambos os casos, o solicitante deverá prover suporte técnico e todo o equipamento e infraestrutura (campo de jogo para disputa das partidas e de treino) necessários para o desenvolvimento de ambas as equipes em condições adequadas", acrescenta. A regra deixa claro, também, que não adianta apenas ter um departamento de futebol feminino. As equipes devem estar inscritas e participarem das competições organizadas nas suas respectivas federações.

Santos tem tradição no futebol feminino

Com isso, O Curioso do Futebol fez um levantamento com os times das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino e verificou quem jogou, no mínimo, os campeonatos estaduais femininos neste ano. Vamos lá:

SÉRIE A

Sim - Flamengo (em parceira com a Marinha do Brasil), Santos, Corinthians (em parceria com o Osasco Audax), Chapecoense, Vitória, Santa Cruz e América Mineiro.

Não - Palmeiras, Atlético Mineiro, Fluminense, Atlético Paranaense, Grêmio, Ponte Preta, Botafogo-RJ, São Paulo, Sport, Coritiba, Figueirense, Cruzeiro e Internacional.

SÉRIE B

Sim - Vasco, Náutico e Paysandu.

Não - Atlético Goianiense, Brasil de Pelotas, Bahia, Avaí, Londrina, CRB, Criciúma, Ceará, Vila Nova, Goiás, Luverdense, Paraná, Oeste, Bragantino, Tupi, Joinville e Sampaio Corrêa.

SÉRIE C

Sim - Botafogo-PB, Remo, Guarani e Portuguesa.

Não - Fortaleza, ABC, ASA, Cuiabá, Confiança, Salgueiro, América de Natal, River, Boa, Botafogo-SP, Juventude, Tombense, Ypiranga, Mogi Mirim, Macaé e Guaratinguetá.

É claro que temos clubes que mantém tanto o futebol feminino como o masculino que não estão nesta lista, como os paulistas Rio Preto, Ferroviária e São José, o amazonense Iranduba e o sul mato-grossense Comercial. Porém, a realidade é esta: 14 dos sessenta times das Séries A, B e C do futebol masculino mantém um time de competição no feminino. Portanto, a decisão da Conmebol é positiva para o desenvolvimento do Futebol Feminino na América do Sul.

Briosa e Desportivo Brasil começam a definir o campeão da Bezinha

Portuguesa Santista e Desportivo Brasil iniciam a disputa pelo título da Segunda Divisão
(fotos: Rodrigo Corsi / FPF e Divulgação Desportivo Brasil)

Portuguesa Santista e Desportivo Brasil inciam neste sábado, dia 1º de outubro, a decisão do título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a popular Bezinha. As duas equipes, que já estão garantidas na Série A-3, jogam a primeira partida da final às 15 horas, no Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz.

Para o primeiro confronto da decisão, o técnico da Briosa, Ricardo Costa, vai poder contar com todos os jogadores do elenco, mas acredita que será um difícil confronto. “Sabemos que atuar em Porto Feliz é complicado. Já jogamos lá e sentimos na pele o estilo de jogo. Mas nosso time de condições de fazer uma boa partida e sair de lá com um bom resultado. Faremos o impossível por este título”, disse o treinador.

A Briosa também conta com o artilheiro da competição, Willian, que até aqui balançou as redes 18 vezes, e espera ter a conquista tripla: acesso, artilharia e título do campeonato. “Se alcançar esses três objetivos será um ano perfeito. Está sendo uma temporada abençoada, mas não conseguiria atingir essas metas sem a ajuda dos meus companheiros, então sou muito grato a todos eles porque batalhamos muito o ano todo”, comentou o centroavante.

Atacante Willian já anotou 18 gols nesta edição do torneio
(Foto: Douglas Teixeira/Agência Briosa)

Desportivo Brasil - Jogando em casa, o Desportivo Brasil espera reverter a vantagem da Portuguesa Santista, que entra na decisão precisando de dois resultados iguais, por causa da melhor campanha. Para isto, o time conta com sua dupla de atacantes, Julio Cesar e Édipo, que juntos marcaram 18 gols.

Édipo, de 22 anos, fez sua carreira no interior paulista em clubes como Olímpia, José Bonifácio, Votuporanguense e Rio Preto, onde conquistou o acesso para o Paulistão A2 Itaipava 2017. Nesta edição da Segunda Divisão ele esteve em campo em 16 oportunidades, todas como titular, e 'beliscou' a segunda ascensão na temporada. “Fico muito feliz de entrar para a história do clube com o primeiro acesso”, comentou.

Júlio César é um dos três atletas acima de 23 anos que chegou ao Desportivo Brasil para ser uma das referências para o jovem elenco. “Estou muito feliz. Quando nos reapresentamos foi nítido isso. Você vê todo mundo feliz e não tem dinheiro que pague. Só temos que agradecer a todos que nos apoiaram muito na conquista de um acesso tão importante”, disse o atacante.

Édipo anotou três gols nos jogos da semifinal
(Foto: Divulgação/Desportivo Brasil)

Confrontos - Portuguesa Santista e Desportivo Brasil já se enfrentaram no Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2016. Na segunda fase, as duas equipes se encararam em duas oportunidades. No primeiro jogo, em Porto Feliz, o time da casa venceu por 1 a 0. Aliás, esta é a única derrota da Briosa em toda a competição. Já no segundo jogo, em Santos, o placar ficou no 1 a 1.

Definidas as semifinais da Copa do Brasil Feminina


Audax-SP x Cresspom-DF e Foz Cataratas-PR x São José-PE são as duas semifinais da Copa do Brasil Feminina. Nesta quarta-feira (28), as equipes fizeram seus jogos de volta e confirmaram o que começou a ser escrito na última semana. O Audax, com uma vitória simples, eliminou o Flamengo, Foz Cataratas despachou o São Francisco com goleada, o Cresspom novamente derrotou o Vitória e o São José acabou com o sonho do JV Lideral. As partidas de ida da próxima fase estão marcadas para quarta-feira (5), semana que vem.

Cresspom 2 x 0 Vitória - Cresspom classificado

O Cresspom superou o Vitória e está na semifinal
(foto: divulgação / Vitória-PE)

A vitória por 1 a 0 no primeiro jogo já dava a vantagem ao Cresspom, ainda mais como visitante, mas no futebol tudo é possível e um placar simples não é garantia. Com o mando de campo, a equipe do Distrito Federal não se acomodou com o resultado em Pernambuco e fez 2 a 0 nas adversárias. Os gols foram marcados por Driely e Danyelle. Na semifinal, o Cresspom enfrenta a forte equipe do Audax-SP.

São José 5 x 0 JV Lideral - São José classificado

São José goleou o JV Lideral e conseguiu a classificação
(foto: Arthur Marega Filho / São José Futebol Feminino)

O São José também deixou o regulamento de lado e preocupou-se apenas em vencer. No primeiro jogo com o JV, um placar de 1 a 0. Qualquer vitória dava a vaga à equipe da casa, mas as jogadoras fizeram mais que isso. Uma goleada de 5 a 0 para deixar bem claro quem manda no Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). Balançaram as redes: Alanna (2), Michele e Gislaine (2). Para chegar à final em busca do tricampeonato, o São José terá que passar pelo Foz Cataratas-PR.

Audax 1 x 0 Flamengo - Audax classificado

O Audax venceu o Fla em casa
(foto: Gabriela Montesano / Audax)

1 a 1 no jogo de ida e nada definido. Audax e Flamengo entraram em campo com quase as mesmas chances. O gol marcado pelo Audax no Rio de Janeiro era critério de desempate, mas nem precisou. Gabriela marcou no primeiro tempo e levou o Audax à semifinal. Para chegar na decisão e brigar pelo título inédito, o time de Osasco precisará passar pelo Cresspom-DF.

Foz Cataratas 6 x 1 São Francisco - Foz classificado

O Foz não tomou conhecimento do São Francisco
(foto: Christian Rizzi / Foz Cataratas)

Diferentemente das outras partidas, aqui estava tudo em aberto. O primeiro jogo foi 0 a 0 e os dois times tinham todas as chances de classificação, mas quem saiu com a melhor foi o Foz, que fez com o São Francisco o que a equipe baiana tem o costume de fazer com os adversários: goleou. Marcaram para o Foz: Amanda Brandão, Beatriz (3), Verônica Riveros e Giovanna. A atacante Fabiana fez o gol de honra do São Francisco. Na semifinal as iguaçuenses jogam com o São José-SP.

Tabela das semifinais - A Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada com as datas, horários e locais dos jogos da semifinal da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Confira os confrontos abaixo e mais informações nos documentos em anexo:

05/10 - Quarta-feira
19h - Foz Cataratas-PR x São José-SP
Estádio Pedro Basso, Foz Iguaçu (PR)

06/10 - Quinta-feira
18h - Audax-SP x Cresspom-DF
Estádio José Liberatti, Osasco (SP)

12/10 - Quarta-feira
15h - Cresspom-DF x Audax-SP
Estádio Augustinho Lima, Sobradinho (DF)

16h - São José-SP x Foz Cataratas-PR
Estádio Martins Pereira, São José dos Campos

Artilharia - Com 10 gols marcados e três de diferença para as concorrentes mais próximas, a artilharia da Copa do Brasil de Futebol Feminino continua com Chu Santos, do Audax. Apesar de não ter balançado as redes na vitória sobre o Flamengo, a atacante de Osasco ainda tem boa margem de distância e, com a classificação do Audax, pode terminar a competição como artilheira.

Copa do Mundo Feminina Sub-17 começa nesta sexta-feira


Começa nesta sexta-feira, dia 30, a V Copa do Mundo Feminina Sub-17, que será realizada na Jordânia e contará com a participação de 16 seleções de todos os continentes do planeta. A final da competição está marcada para o dia 21 de outubro.

Os jogos serão realizados em quatro estádios localizados em três cidades sedes: Amã (estádios Internacional de Amã e Rei Abdullah), Irbid (Estádio Al-Hassan) e Zarqa (Estádio Príncipe Mohammed).

A competição, na primeira fase, conta com 16 equipes, divididas em quatro grupos de quatro seleções cada. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para as quartas de final. A partir daí, o torneio é eliminatório, até chegar à final, no dia 21 de outubro, que será realizada no Estádio Internacional de Amã.

Confira os grupos e como cada seleção chegou até a Copa do Mundo:

GRUPO A
Jordânia - País sede com vaga automática.
Espanha - Vice-campeã europeia.
México - Vice-campeão da Concacaf.
Nova Zelândia - Campeã da Oceânia.

GRUPO B
Venezuela - Campeã sul-americana.
Alemanha - Campeã europeia.
Camarões - Vaga garantida pelo qualificatório africano (eliminou o Egito).
Canadá - Terceiro colocado da Concacaf.

GRUPO C
Nigéria - Vaga garantida pelo qualificatório africano (eliminou a África do Sul).
Brasil - Vice-campeão sul-americano.
Inglaterra - Terceira colocada no Europeu.
Coréia do Norte - Campeã asiática.

GRUPO D
Estados Unidos - Campeão da Concacaf.
Paraguai - Terceiro colocado no Sul-Americano.
Gana - Vaga garantida pelo qualificatório africano (eliminou o Marrocos).
Japão - Vice-campeão asiático.

Confira a tabela da competição aqui.

Até o momento, já foram realizadas quatro edições do torneio. Confira os campeões:

Nova Zelândia 2008 - Coréia do Norte
Trinidad e Tobago 2010 - Coréia do Sul
Azerbaidjão 2012 - França
Costa Rica 2014 - Japão

Taça Paulista tem confrontos das oitavas definidos


A Taça Paulista, competição organizada pela Liga de Futebol Paulista, presidida pela advogada Gislaine Nunes, teve encerrada hoje a 18ª e última rodada da primeira fase da competição, com a vitória do EC Vai Vai sobre o American por 3 a 2. Com isso, os confrontos das oitavas de final do mata-mata da competição ficaram definidos.

O EC Vai Vai, melhor campanha da primeira fase, vai encarar o Aliança. Os outros sete jogos são: Ranchariense e Real Sociedade; Raça e Guariba; Corinthians de Presidente Prudente e Atlético Arujá; Bebedouro e Nevense; União Suzano e American Vila Soccer; Jaboticabal e Talentos 10 e; Jalesense e Concórdia Poá.

O mata-mata será definido em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha fazendo a segunda partida em casa. Além disso, a equipe de melhor índice técnico também terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas oitavas, quartas e semifinais. Já na final, em caso de dois resultados iguais, a segunda partida irá para a decisão por pênaltis.

Confira os resultados da última rodada, que definiram os classificados e os confrontos das oitavas de final da competição:

Sábado, 24/09
15 horas
ADA 0x3 União Suzano A C
Academia F F 0x3 Jalesense A C
Caieiras E C 2x0 Talentos 10 F C
E C Concórdia Poá 3x0 S E C Andreense
Guariba E C 1x0 Jaboticabal A
C A Nevense 1x2 E C Corinthians P P
11 horas
Aliança A F C 3x0 Atlético SC Arujá
15h15
A A Ranchariense 8x0 Lins F C

Domingo, 25/09
11 horas
G E São Carlense 1x2 Raça S C

Terça-feira, 27/09
15 horas
American V S 2x3 E C Vai Vai

Datas das finais entre Portuguesa Santista e Desportivo Brasil estão definidas


Portuguesa Santista e Desportivo Brasil farão a grande final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bezinha, de 2016. A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu as datas das duas partidas que definirão o campeão em Conselho Técnico realizado na sede da entidade, na tarde desta segunda-feira, dia 26 de setembro, e que contou com diretores dos dois clubes.

A primeira partida será no Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz, no dia 1º de outubro, às 15 horas. Já o jogo que definirá o campeão será no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, no domingom dia 9, às 10 horas. Por ter melhor campanha na somatória das fases anteriores, a Portuguesa Santista joga por dois empates.

Conselho Técnico foi realizado na sede da FPF

Sefimifinais - Para chegar à decisão, a Briosa empatou com o Taboão da Serra no último sábado, dia 24, por 1 a 1, em Santos. A equipe Rubro Verde tinha ganho o primeiro jogo por 1 a 0. A Portuguesa Santista vai lutar para voltar a ganhar um título estadual, o que não acontece desde a antiga Intermediária de 1964, equivalente à atual Série A-2.

Já o Desportivo Brasil conseguiu seu lugar na finalíssima vencendo o XV de Jaú em um jogo eletrizante também no sábado, que terminou com o placar de 4 a 3. A equipe de Porto Feliz também tinha ganho a primeira partida, por 2 a 1. O Desportivo Brasil tenta o seu primeiro título profissional de sua história.

Santos segue vencendo no Sub-15. Briosa perde para o Palmeiras

Por Lucas Paes

Sub-15 do Santos FC venceu mais uma e segue com a melhor campanha da competição
(foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

O Santos FC está voando no Paulista sub-15. A equipe de Vila Belmiro parece não ter rivais e faz uma campanha impressionante na competição. Neste fim de semana, a vítima foi o Corinthians, que foi derrotado por 2 a 0. Já a Briosa, apesar de estar na zona de classificação para o mata-mata, perdeu para o Palmeiras, também por 2 a 0.

No Sub-15, o Peixe segue sem adversários na terceira fase da competição. Nem o Corinthians jogando "em casa", o jogo foi na Rua Javari, foi páreo o alvinegro da Vila Belmiro, que fez 2 a 0 com gols de Gabriel e Yuri, na manhã do sábado, dia 24. Com o resultado, a equipe chegou aos 9 pontos em 3 jogos. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo fim de semana, no CT Rei Pelé.

O Sub-15 da Briosa foi derrotado pelo Palmeiras
(foto: Marcos Martiniano / AA Portuguesa)

Também na manhã de sábado, a Portuguesa Sanstista perdeu a primeira na terceira etapa da competição. Jogando no CT Rei Pelé, pois a diretoria do clube resolveu poupar o gramado do Estádio Ulrico Mursa devido à semifinal do Paulista da Segunda Divisão, o Sub-15 Rubro Verde não foi páreo para o Palmeiras. O alviverde venceu por 2 a 0, com gols de Brendon e Marcos, ambos no segundo tempo. O Palmeiras lidera a chave com 9 pontos e a Briosa tem 6 e as duas equipes voltam a se enfrentar no sábado, em São Paulo.

Sub-17 - Já pelo Paulista Sub-17, o Santos até conseguiu um bom resultado fora de casa, empatando com o São Paulo em 1 a 1, com gols de Marquinhos, para o Tricolor, e Thiago para o Peixe, no CT de Cotia. Porém, o resultado tirou o Santos da zona de classificação. Agora, o Alvinegro tem quatro pontos em três jogos e está atrás do Juventus e do próprio São Paulo. Os dois times se confrontam novamente no sábado, no CT Rei Pelé.

Sub-20 do Peixe venceu fora de casa
(foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

Sub-20 - Já no estadual Sub-20 da primeira divisão o Peixe venceu o Grêmio Osasco por 2 a 1, com gols de Patrick e Gustavo. Pablo diminuiu para o Osasco, mas não foi suficiente para uma reação maior. O Santos agora tem 34 pontos, dois a menos que o São Caetano, mas o time do ABC tem um jogo a menos e ainda enfrenta o Nacional, no Anacleto Campanella. O Peixe enfrenta no próximo sábado a Portuguesa, fora de casa.

Em jogo de muitos gols, Desportivo Brasil vence e está na A-3 de 2017

Atletas do Desportivo Brasil comemorando o acesso

A Série A3 do Campeonato Paulista terá um participante inédito na próxima temporada. Isto porque o Desportivo Brasil carimbou o acesso à terceira divisão do Estado neste sábado (24) ao derrotar o XV de Jaú por 4 a 3 no Estádio do Rocco, em Porto Feliz, no jogo de volta da semifinal da Segunda Divisão estadual.

Após ter terminado com a melhor campanha e vencido o primeiro jogo por 2 a 1, fora de casa, o Desportivo Brasil enfrentará a Portuguesa Santista na decisão da quarta divisão. Fundado em 2005, o time de Porto Feliz disputará pela primeira vez a terceira divisão.

Jogo aberto, onde as duas equipes buscaram o gol a todo momento

Os dois times fizeram um jogo eletrizante, especialmente no primeiro tempo. Logo aos quatro minutos, o XV abriu o placar em cabeçada de Hélinton. Apesar da vantagem, o time visitante viu sua vantagem desmoronar depois da expulsão do lateral Willians depois de receber o segundo amarelo. Com um a mais, os donos da casa conseguiram o empate. Aos 26 minutos, Édipo pegou rebote após cobrança de lateral e finalizou com categoria. 

O XV ainda conseguiu manter o equilíbrio na partida e voltou a ficar na frente em finalização do meia Luiz Henrique aos 41 minutos. Ainda no primeiro tempo, porém, os donos da casa voltaram a ficar na frente. Romarinho deixou tudo igual aos 42 minutos e Júlio César virou aos 44. 

Comemoração de um dos gols da equipe da casa

O começo da segunda etapa também foi quente. Gustavão, que havia acabado de entrar, aproveitou cruzamento da esquerda e mandou de voleio para o fundo das redes. Júlio César, aos oito, voltou a deixar o Desportivo na frente em finalização cruzada. Mesmo com pressão do adversário, o time da casa controlou a partida e comemorou o acesso. 

Além de subir de divisão, o Desportivo Brasil vai disputar a final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, onde vai encarar a Portuguesa Santista. Os dois jogos estão previamente marcados para os dias 1 e 9 de outubro, sendo que a primeira partida será em Porto Feliz.

Ao final, 4 a 3 para o Desportivo Brasil

Ficha Técnica

DESPORTIVO BRASIL 4 X 3 XV DE JAÚ

Data: 24 de setembro de 2016;
Local: Estádio Rocco, em Porto Feliz-SP
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza;
Auxiliares: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Bruno Salgado Rizo

Cartões amarelos
Desportivo Brasil: Gustavo
XV de Jaú: Willians, Léo Barbosa, Danilo

Cartão Vermelho
XV de Jaú: Willians

Gols
Desportivo Brasil: Édipo, aos 25', Edson Pio, aos 43', e Júlio Cesar, aos 44' do primeiro tempo e aos 8' da segunda etapa.
XV de Jaú: Héliton, aos 3', e Luiz Henrique, aos 42' do primeiro tempo. Gustavão, aos 4' do segundo tempo.

Desportivo Brasil: Renan; Glauco, Gustavo, Luis Guilherme e Danilo; Paulo Henrique, Deda e Pio; Romarinho, Édipo (Émerson) e Júlio César - Técnico: Odirlei Maurer.

XV de Jaú: Willian; Willians, Gustavo Henrique (Danilo), Héliton e Léo Barbosa (Gustavão); Vinícius, Kauê e Luiz Henrique; Cabelo (Marcelinho), Luis Ricardo e Joãozinho - Técnico: Baroninho.

Uma Série A-3 Briosa em 2017

Fotos: Rodrigo Corsi/FPF

Jogadores comemoram o gol de empate de Lucas Lino, que garantiu o acesso da Portuguesa Santista

Foi sofrido, pois o Taboão da Serra vendeu caro. Porém, a Portuguesa Santista conquistou o acesso para o Campeonato Paulista da Série A-3, objetivo que o clube perseguia desde 2011. A Briosa empatou com o Cão Pastor em 1 a 1, em jogo realizado na tarde deste sábado, no Estádio Ulrico Mursa e, além de subir de divisão, está na final da Segundona de São Paulo, onde vai enfrentar o Desportivo Brasil.

A Portuguesa entrou em campo nesta tarde podendo até perder por um gol de diferença que garantiria o acesso, já que no último sábado venceu o mesmo adversário, fora de casa, por 1 a 0. Mas, apesar da vantagem, os torcedores estavam ansiosos. Já o Taboão da Serra, do técnico Axel, veio à Santos para o tudo ou nada.

Ricardinho disputa bola pelo alto

Como estava em desvantagem no confronto, o Taboão foi para cima logo no início. E apesar de um chute perigoso do lateral da Briosa, Vinicius, aos 8 minutos, o primeiro tempo foi dominado pela equipe da grande São Paulo. Vale ressaltar o campo encharcado, já que a chuva não deu trégua em Santos neste sábado.

A primeira chegada com perigo do Taboão foi aos 13 minutos, quando depois de um cruzamento pela direita, Dema tentou afastar o perigo, mas Kaká, na sobra, pegou de primeira e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 23, Mascote subiu sozinho na área Rubro Verde, obrigando o goleiro Cleyton a trabalhar.

Comemoração do gol do Taboão

Tendo mais volume de jogo e levando mais perigo, o Taboão chegou ao gol no último minuto da primeira etapa. Depois de bate-rebate na área, Cleyton espalmou a bola, que sobrou sozinha para Kaká balançar as redes. Taboão 1 a 0.

A Briosa voltou buscando mais o ataque na segunda etapa, mas deixou espaços para o Taboão assustar aos 5 minutos, com Caio. Depois, só deu Portuguesa. Aos 11, Fernando arriscou belo chute de fora da área, mas Veloso fez boa defesa.

Israel fez a jogada do gol da Briosa

O técnico da Portuguesa, Ricardo Costa, mexeu no time após os 20 minutos, colocando Diego Palhinha no lugar de Juninho e Lucas Lino substituindo Fernando. As mudanças surtiram efeito e a Briosa aumentou o volume de jogo, chegando com perigo aos 22 e 25, com jogadas dos dois atletas que vieram do banco e finalização de Ricardinho.

Depois do sufoco na partida e o sofrimento nos últimos seis anos, a torcida da Portuguesa pôde enfim comemorar aos 40 minutos. Israel caiu pela direita, foi até a linha de fundo, invadiu a área e rolou a bola para Lucas Lino, que se antecipou ao zagueiro para marcar o gol do acesso. No placar 1 a 1 e explosão de alegria no Estádio Ulrico Mursa.

Foi grande a festa após o fim do jogo

Aos 45, a Portuguesa teve a chance de virar o marcador, em uma sequência de lances de Alisson e Willian, mas Veloso salvou o Taboão. Porém, a festa já era grande e só foi esperar o apito final do árbitro para comemorar. A Briosa está de volta à Série A-3 do Paulistão. A festa foi grande e a torcida se juntou aos jogadores para comemorar. O Ulrico Mursa só esvaziou depois de mais de uma hora do fim da partida. Uma comemoração mais do que merecida.

Porém, ainda não acabou. A Briosa decide o título da Segunda Divisão Paulista contra o Desportivo Brasil, que conseguiu o acesso eliminando o XV de Jaú. Os jogos serão nos próximos dois finais de semana e a Portuguesa Santista decide em casa.

Confira o vídeo com tudo sobre a partida

Ficha Técnica

PORTUGUESA SANTISTA 1 X 1 TABOÃO DA SERRA

Data: 24 de setembro de 2016
Local: Estádio Ulrico Mursa - Santos-Sp
Público: 3.127 pagantes 
Renda: R$ 35.725,00
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira

Cartões Amarelos
Portuguesa Santista: Lucas Lino
Taboão da Serra: Carlos Chaba e Felipe Mendes

Gols
Portuguesa Santista: Lucas Lino, aos 40' do segundo tempo
Taboão da Serra: Kaká, aos 45' do primeiro tempo.

Portuguesa Santista: Cleyton; Israel, Dema, Lucão e Vinicius; Pedro, Carlos Alberto e Ricardinho (Alisson); Juninho (Diego Palhinha), Willian e Fernando (Lucas Lino) - Técnico: Ricardo Costa

Taboão da Serra: Veloso; Vinicius, Souza, Chaba e Rafael Franco (Felipe Mendes); Dudu (Deivid), Victor Gualberto e Kaká (Rodinei); Caio, Mascote e Todinho - Técnico: Axel.

Desportivo Brasil x XV de Jaú - O jogo do ano para as duas equipes

Foto: divulgação Desportivo Brasil

Na primeira partida, em Jaú, o Desportivo Brasil venceu por 2 a 1

Desportivo Brasil e XV de Jaú jogam neste sábado, às 15 horas, no Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz, para decidir uma das vagas da final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bezinha, e também o acesso para a Série A-3 de 2017. Para esta partida, a equipe da casa conta com boa vantagem, podendo perder de até um gol de diferença, já que venceu o adversário no último domingo, em Jaú, por 2 a 1.

Apesar da desvantagem, o XV de Jaú acredita no acesso. Jogando como visitante, o XV de Jaú não perde há cinco partidas: foram quatro vitórias e um empate. Nas últimas duas partidas, vitórias sobre o Jabaquara (21/08) por 3 a 0 e Santacruzense (11/09) por 2 a 0. Assim como aconteceu em Santa Cruz do Rio Pardo, quando cerca de 700 torcedores de Jaú foram assistir a vitória por 2 a 0 sobre a Santacruzense e a classificação do XV para a semifinal, uma nova caravana de torcedores deverá ir até Porto Feliz empurrar o time.

Para a partida contra o Desportivo, o técnico Baroninho poderá contar com todos os jogadores. O time é reforçado pela volta do lateral Willians e do meio campista Luiz Henrique, que cumpriram suspensão no jogo passado.

“Estou motivado e confiante, toda vez que minha equipe teve que reverter situações adversas teve competência, fazendo grandes atuações fora de nossos domínios, e na próxima partida não será diferente. O entrosamento, a determinação e a união que tenho com meus companheiros vai fazer a nossa equipe mais forte e vamos até o fim do jogo buscar o acesso”, disse Luiz Henrique após coletivo realizado no estádio Zezinho Magalhães.

Édipo marcou os dois gols da última partida

Desportivo Brasil - Apesar da vantagem, a equipe de Porto Feliz vai a campo neste sábado buscando a vitória. E uma das grandes armas para conseguir o grande objetivo é o atacante Édipo, autor dos dois gols na vitória do último domingo. "Fico muito feliz em poder ajudar a equipe. Sabemos que demos um passo importante, mas ainda falta um jogo e será uma guerra, no bom sentido. É o último jogo do campeonato e agora não adianta nadar, nadar e morrer no fim. Vamos fazer o máximo para sairmos vencedores", explicou.

Aliás, caso consiga o acesso, será o segundo do ano do atacante, já que ele estava jogando pelo Rio Preto no Primeiro semestre, equipe que subiu para a Série A-2 de 2017. O atacante falou sobre a importância de conquistar mais um acesso no ano. "Todo atleta vive de títulos e acessos, conquistar os dois seria uma coisa maravilhosa. É gratificante, mas o acesso fica para o clube, o que marca o jogador é o título, então vamos em busca disso", enfatizou.

Briosa x Taboão - 90 minutos para o acesso

Na primeira partida, em Taboão da Serra, a Portuguesa Santista venceu por 1 a 0

Portuguesa Santista e Taboão da Serra farão o jogo mais importante do ano neste sábado, às 15 horas, no Estádio Ulrico Mursa em Santos. As duas equipes disputam o segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a popular Bezinha, e o embate vale a vaga na final da competição e o tão sonhado acesso para a Série A-3 da competição.

A Briosa, além de jogar em casa, pode perder de até um gol de diferença para conseguir o grande objetivo. Além da melhor campanha, a vantagem veio com a vitória no primeiro jogo da fase, em Taboão da Serra, por 1 a 0, com gol do centroavante Aldir, que saiu do banco de reservas para marcar aos 44 do segundo tempo.

Aliás, Aldir, que jogou no Taboão da Serra em 2014, é um conhecido algoz de sua ex-equipe, já que em 2015 fez os gols do acesso do Olímpia contra o próprio Cão Pastor. "Foi um jogo truncado difícil, o time do Taboão é muito bom. Fui feliz em fazer o gol e dar um passo muito importante, só que tem mais noventa minutos aqui em Santos que podem decidir o futuro da Portuguesa Santista. Foi um gol que eu estava esperando, fazia muito tempo. Estou contente que a Portuguesa está nessa situação, pode sair dessa divisão. Mas como falei, ainda temos mais noventa minutos para decidir e trabalhar forte focado, para conseguir esse acesso importante para a história do clube".

Aldir marcou o gol no jogo de ida
(foto: Douglas Teixeira / Agência Briosa)

Apesar de celebrar a vantagem, o técnico da Portuguesa Santista, Ricardo Costa, descarta o favoritismo de sua equipe. "É um resultado perigoso. Vencemos, mas existe mais 90 minutos, então toda a atenção continua. Estamos com a vantagem, porém não podemos desrespeitar ninguém. Trata-se de uma decisão do campeonato, vamos respeitá-los pelo grande treinador rival, mas vamos cientes que temos condições de alcançar nossos objetivos", explicou.

Ricardo Costa ainda falou da questão de decidir em casa e como isso pode ajudar a equipe rubro-verde. "Temos a nossa casa, a nossa fortaleza e a grande chance de conquistar o acesso. Não podemos entrar nessa de favorito, o Taboão da Serra tem qualidade e todas as classificações foram conquistadas como visitante. Vamos respeitá-los, porém temos que fazer valer o fator casa", concluiu.

Taboão da Serra - Apesar da desvantagem, o CATS acredita que pode reverter o resultado. O técnico Axel, que na época de jogador atuou pela Briosa, busca inspiração na fase anterior para atingir os objetivos do clube. "Lamentamos o resultado da partida anterior. Foi um jogo equilibrado, não houve grandes oportunidades. Nossa equipe poderia ter rendido um pouco mais e o que mais lamentamos foi o gol sofrido no final da partida. A situação ficou um pouco mais difícil, mas está dentro das possibilidades", comentou.

Axel crê na reversão da vantagem pelo Taboão
(foto: Rodrigo Corsi / FPF)

Axel pediu cautela e usou a classificação diante da Inter de Bebedouro, nas quartas de final, quando o Taboão buscou a vitória fora de casa, como inspiração para a decisão de sábado. "Temos que pensar uma coisa de cada vez. Temos que acreditar e temos capacidade para isso. Contra a Inter, eles tinham a vantagem do empate e com 10 minutos fizeram um gol, então nós tínhamos que fazer dois tentos em 80 minutos. Hoje, precisamos fazer os mesmos dois gols em 90 minutos. Vamos trabalhar focados em fazer um jogo bem consciente para evitarmos tomarmos gol, mas o favoritismo é todo deles", concluiu.

Transmissão - Através da internet, você pode acompanhar a partida de duas formas. A Web Rádio Litoral Esportivo, que sempre acompanha a Briosa, irá transmitir o decisivo jogo. Você pode ouvir a transmissão através do site www.litoralesportivo.com ou nos aplicativos para celular IRadios e Radiosnet. Outra opção é no site da Federação Paulista de Futebol, pela FPF TV.

Copa do Brasil - Duelos das quartas são definidos


Agora é só jogaço! Com as partidas realizadas na quarta e quinta-feiras, ficaram definidos os classificados para as quartas de final da Copa do Brasil de 2016. E entre os oito classificados, só times que já foram campeões da competição: Santos FC, Corinthians, Palmeiras, Juventude, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro e Cruzeiro.

Com as equipes já confirmadas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organizou na manhã desta sexta-feira, dia 23, o sorteio para a definição das chaves e os cruzamentos das próximas fases da competição. E o sorteio determinou os seguintes confrontos:

Chave 1
Juventude x Atlético Mineiro
Chave 3
Internacional x Santos
Chave 2
Palmeiras x Grêmio
Chave 4
Cruzeiro x Corinthians

Os vencedores das chaves 1 e 3 fazem uma semifinal. O outro jogo da semifinal será disputado entre os vencedores das chaves 2 e 4. Juventude, Internacional, Palmeiras e Cruzeiro decidem a vaga para as semifinais em casa.

As datas-base para as quartas de final são 28 setembro (ida) e 19 de outubro (volta). Os horários e possíveis alterações por pedido de emissoras serão anunciados, provavelmente, ainda nesta sexta-feira.

"Gravou aquilo ali?"

Ronaldo em entrevista após o jogo: "gravou aquilo ali?" (foto: arquivo Cruzeiro)

Ronaldo, que completa neste 22 de setembro de 2016 40 anos de idade, foi um dos maiores camisas 9 que o mundo já viu. Rápido, habilidoso, forte e com um senso de finalização quase perfeito, o Fenômeno foi ídolo por praticamente todos os lugares onde passou: PSV, Barcelona, Internazionale, Real Madrid e Corinthians (só no Milan ele não teve muito sucesso), além, é claro, da Seleção Brasileira.

Mas vamos lembrar de uma história de Ronaldo no primeiro clube onde jogou como profissional e também foi ídolo: o Cruzeiro. O então garoto estreou com a camisa azul aos 16 anos, na abertura do Campeonato Brasileiro de 1993, contra o Corinthians. Aos poucos, foi conquistando a confiança da Comissão Técnica, companheiros de time e torcida, e passou a marcar seus gols.

No dia 7 de novembro de 1993, o Cruzeiro recebia o Bahia no Mineirão. Neste momento da competição, o Cruzeiro ainda sonhava em classificar para a fase final e Ronaldo brigava com Guga, do Santos, e Clóvis, do Guarani, para artilharia. Porém, o Tricolor de Aço tinha um mito em suas metas: o grande goleiro, mas já veterano, Rodolfo Rodriguez.

Ronaldo marcando o famoso gol

Mas o Cruzeiro não tomou conhecimento do adversário e foi abrindo vantagem ainda no primeiro tempo: Ronaldo abriu o marcador, aos 13. Careca, após passe do garoto, que já tinha completado 17 anos, ampliou aos 22. O Fenômeno marcou mais duas vezes, aos 31 e 37, e a etapa inicial terminou com o placar de 4 a 0 para a Raposa.

Nos 45 minutos finais, era visível o descontentamento do experiente goleiro uruguaio, que reclamava com sua defesa em praticamente todos os lances. Para piorar a situação, Ronaldo balançou novamente as redes aos 34, de pênalti. No placar, Cruzeiro 5 a 0 e a irritação de Rodolfo Rodriguez só aumentava e a prova e suas gesticulações provavam isto.

Mas o pior ainda estava por vir: aos 40 minutos, Rodolfo Rodriguez encaixou a bola em uma defesa após vacilo da zaga do Bahia. O experiente arqueiro uruguaio botou a bola no chão e começou a fazer gestos de lamentação, reclamando de seus companheiros. Porém, ele não contava com o esperto garoto cruzeirense, que deu um totózinho da bola e a mandou para o fundo das redes: Cruzeiro 6 a 0.

Confira os gols da partida

Rodolfo Rodriguez até ameaçou uma reclamação, mas o lance era legal. O mais legal foi depois do apito final. Em entrevista à Globo Minas, Ronaldo, ainda não acreditando no que tinha acontecido, perguntava ao repórter: "gravou aquilo ali?", recebendo uma resposta afirmativa do jornalista que cobria a partida.

Meses depois daquele jogo, no início de 1994, Rodolfo Rodriguez, que foi ídolo no Nacional do Uruguai e no Santos FC, encerrava a sua brilhante carreira, ainda jogando pelo Bahia. Já Ronaldo virou o Fenômeno, o maior jogador de sua geração, tendo conquistado diversos títulos por onde passou.

Técnicos gringos no Brasil - Dušan Drašković no Bragantino

Dušan Drašković em sua passagem pelo Bragantino (foto: Arquivo Placar)

O Curioso do Futebol começa hoje uma série falando dos treinadores estrangeiros que passaram pelo futebol brasileiro. A intenção é lembrar como foram estas passagens, lembrando de curiosidades. Começamos esta série com o montenegrino Dušan Drašković, que fez fama na América do Sul dirigindo a Seleção Equatoriana e teve uma passagem não muito proveitosa pelo Bragantino, no primeiro semestre de 1994.

Dušan Drašković foi jogador da antiga Iugoslávia, defendendo as equipes do Spartak Subotica, OFK Belgrado, Vojvodina e Radnički Niš e jogado pela seleção de seu país em três oportunidades, todas em 1971. Ao encerrar a carreira de atleta, Drašković iniciou o trabalho como treinador no Vojvodina e, depois de uma boa passagem no Borac Banja Luka, ele foi convidado, no ano de 1988, a assumir a Seleção do Equador.

Ele topou o desafio e veio para a América do Sul, por onde seguiu praticamente em toda a sua carreira. Drašković fez um bom trabalho no Equador, fazendo com que a seleção deixasse o status de saco de pancada para passar a fazer jogos duros com os grandes times do continente. Seu melhor resultado foi na Copa América de 1993, quando o Equador ficou em quarto jogando em casa. Porém, a desclassificação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994 fez com que o então iugoslavo mudasse de ares.

Com a camisa da época em que dirigiu o Equador

E aí pintou o Bragantino na história de Drašković. O Braga foi a grande sensação do futebol brasileiro na primeira metade da década de 90, conquistando o Paulistão de 1990, chegando nas fases decisivas do Brasileirão em 1990, 1991 (quando foi vice) e 1992 e passando a até ter jogadores indo para a Seleção Brasileira, como Mauro Silva, Silvio e Gil Baiano.

Além disso, os treinadores do Braga nesta época sempre se destacaram por inovarem, como a então revelação Vanderlei Luxemburgo, Carlos Alberto Parreira, que voltou a figurar entre os grandes técnicos, inclusive indo para a Seleção Brasileira após o vice-campeonato brasileiro de 1991, e Candinho. Após uma temporada mediana em 1993, o mandatário do clube, Nabi Abi Chedid, foi atrás de Drašković, que aceitou a proposta (diziam na época que o salário era de US$ 40 mil por mês) e desembarcou em Bragança Paulista.

Porém, o Massa Bruta já não tinha a mesma força dos anos anteriores, mesmo contando com jogadores como o goleiro Marcelo, o meia Donizete e o atacante Silvio, e isto ficou latente nos primeiros jogos do Campeonato Paulista. Drašković não conseguia impor seus pensamentos de jogo e o Bragantino era uma verdadeira gangorra na competição, conseguindo resultados interessantes, como a vitória contra o São Paulo, por 1 a 0, em pleno Morumbi, e derrotas para os pequenos dentro de casa.

Dušan Drašković fazendo peneira no Equador
(foto: La Hora - Equador)

Ao final do Paulistão, o Bragantino foi apenas o 11º de 16 equipes, longe do que se esperava da equipe antes do início da temporada. Dušan Drašković deixou a equipe e foi substituído pelo experiente Cilinho.

Após a passagem pelo Massa Bruta, Dušan Drašković  voltou ao Equador, para dirigir o Barcelona de Guaiaquil. Depois, ele teve passagens pelas seleções da Bolívia e Serra Leoa, Comunicaciones da Guatemala, Emelec do Equador e Deportivo Quito do Peru. Drašković voltou ao equatoriano Barcelona, onde até hoje trabalha com as categorias de base.

Quartas da Copa do Brasil de Futebol Feminino começam amanhã


Terá início nesta quarta-feira, dia 21, a terceira fase (quartas de final) da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Flamengo/Marinha, Osasco Audax/Corinthians, São Francisco, Foz Cataratas, Vitória de Santo Antão, CRESSPOM-DF, JV Lideral e São José ainda estão na luta pelo título.

Na quarta-feira, teremos três jogos. No Estádio Severino Carneiro, em Vitória de Santo Antão, às 15 horas, o time da casa encara o CRESSPOM. Para chegar à terceira fase, o Vitória passou pelo União Esportiva, de Alagoas, e o Comercial do Mato Grosso do Sul. Já o adversário candango bateu o Aliança, de Sergipe, e despachou o favorito Iranduba, do Amazonas.

Também às 15 horas, só que no Estádio Junqueira Ayres, em São Francisco do Conde, na Bahia, a equipe local enfrenta o Foz Cataratas. Para estar nas quartas de final, o São Francisco venceu o Boca Júnior de Sergipe e o Botafogo de João Pessoa, na Paraíba. O Foz Cataratas chegou na terceira fase passando por dois catarinenses: o Araranguá e a Chapecoense.

Ainda na quarta-feira, às 20h15, no Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz, no Maranhão, o JV Lideral recebe o São José. As maranhenses chegaram na terceira fase eliminando o Tiradentes do Piaí, nos pênaltis, e o Caucaia. Já o São José passou pelo Intercap, do Tocantins, e o Atlético Acreano, aplicando no último uma goleada de 13 a 0.

Na quinta-feira, dia 22, o Flamengo, que tem como parceiro a Marinha do Brasil, encara o Osasco Audax, que mantém o futebol feminino com um acordo com o Corinthians, às 15 horas, no CEFAN, no Rio de Janeiro. O Rubro Negro eliminou, até aqui, o Oratório, do Amapá, e o Vila Nova capixaba. Já o Audax venceu o Pinheirense, do Pará, e o Santos FC.

Todos os jogos de volta estão marcados para o dia 28 de setembro, quarta-feira da próxima semana. Os vencedores estarão na semifinal da competição e os confrontos da fase seguinte serão definidos através de sorteio.

Reage Lusa!

Por Lula Terras*

Mesmo na péssima situação, a torcida da Lusa compareceu em Tombos no jogo do descenso
(foto: Leonardo Lourenço)

Para não fugir ao tema futebolístico, razão do blog, um assunto que mais tem me preocupado nos últimos dias é a situação desesperadora por que passa a tradicional Associação Portuguesa de Desportos, que teve seu estádio colocado à Leilão, por dívidas trabalhistas. Assim como já vi, comentários nas redes sociais, que dizem se, concretizado o Leilão, a Lusa do Canindé encerrará suas atividades, como clube de futebol, empobrecendo ainda mais o já combalido futebol brasileiro.

O que tem causado grande revolta é a falta de ética e excesso de oportunismo de algumas pessoas, entre os quais, alguns jornalistas que, se aproveitam da situação e ficam colocando na imprensa e nas redes sociais, sugestões a grandes clubes, que aproveitem a ocasião para arrematar o estádio. Vi gente falando que o São Paulo FC deveria vender seu estádio, que ocupa área nobre no bairro do Morumbi, e comprar o Canindé, dando um trato legal nele. Até, para o Santos FC, foi sugerida sua compra, como boa alternativa na Capital, deixando de lado o Pacaembu, que tem imbróglios, difíceis de serem resolvidos.

A situação só piorou com o rebaixamento da Lusa para a Série D do Campeonato Brasileiro, após derrota de 2 a 0 para o Tombense neste fim de semana. A Portuguesa no primeiro semestre fez um péssimo Campeonato Paulista da Série A-2, onde em nenhum momento da competição chegou a brigar para chegar ao mata-mata, chegando a até ser ameaçado de entrar na zona do rebaixamento. Com a queda no torneio nacional, o risco da Lusa ficar sem calendário no segundo semestre a partir de 2018 é grande.

Título da Série B de 2011, a última alegria do torcedor lusitano
(foto: Agência Estado)

Apesar de torcedor do Santos FC, tenho, como sempre tive um carinho enorme pelas duas portuguesas, a da Capital e a Santista. Quando garoto e amante do futebol, tenho lembranças de grandes craques que por lá passaram, como Enéas, Ivair, Leivinha, Djalma Santos, Lorico, Marinho Peres, Dener, Zé Roberto, entre muitos outros que tem seu nome registrado na história do futebol brasileiro.

Para evitar que isso aconteça, espero e acredito que a colônia portuguesa, principalmente a que vive e trabalha na Capital, se mobilize para salvar o clube que já foi considerado um dos grandes de São Paulo. Campanhas publicitárias devem ser feitas por profissionais capacitados e engajados na luta, e o principal de tudo, que os maus administradores devem se afastar voluntariamente, para que outras lideranças surjam e recoloquem a Lusa no seu devido lugar dentro do cenário futebolístico. Enfim, Reage Lusa.

* José Terras de Souza, o Lula Terras, é jornalista, cobrindo esporte para vários veículos de comunicação, torcedor e sócio do Santos FC e assessor de imprensa da Prefeitura de Cubatão.

Flamengo/Marinha vence Vasco e conquista o bi do Carioca Feminino

Fotos: divulgação Flamengo/Marinha

Jogadoras do Flamengo comemoram o bicampeonato Carioca

O Flamengo conquistou o bicampeonato Carioca de Futebol Feminino. O Rubro Negro, que tem uma parceria com a Marinha do Brasil, venceu o Vasco na manhã do último domingo, dia 18, por 1 a 0, gol de Bárbara, em jogo realizado no Estádio de Moça Bonita, em Bangu.

O Fla foi a campo neste domingo buscando o título e tentando vingar a única derrota na competição, que foi para o Gigante da Colina, na última rodada da primeira fase, por 3 a 2. Mas neste domingo a história foi totalmente diferente.

O jogo foi equilibrado, com as duas equipes se estudando muito. O gol do título saiu apenas aos 13 minutos da segunda etapa. Danizinha cruzou para Bárbara, que só empurrou para a rede e marcou o gol do título. Mesmo com a pressão do rival nos minutos finais, a defesa rubro-negra se segurou e garantiu o bicampeonato.

Jogo foi equilibrado e as duas equipes tiveram chances

No campeonato, que contou com a participação de cinco equipes (além de Flamengo e Vasco, jogaram Duque de Caxias, Liga Rio das Ostras e Barra Mansa), o Rubro Negro teve a seguinte campanha: oito vitórias, uma derrota, marcando 32 gols e sofrendo apenas quatro.

Este é o segundo título do Flamengo/Marinha no ano. Em maio, as jogadoras do Rubro Negro carioca conquistaram o Campeonato Brasileiro, em duelo contra o Rio Preto. O Flamengo ainda disputa a Copa do Brasil, competição em que encara o Audax Corinthians nesta quinta-feira, dia 22, no Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro.

Taça Paulista - Vai Vai goleia e tem a melhor campanha da primeira fase

EC Vai Vai segue invicto na competição (foto: divulgação Vai Vai)

Neste fim de semana tivemos a penúltima rodada da primeira fase da Taça Paulista, competição organizada pela Liga de Futebol Paulista, presidida pela advogada Gislaine Nunes. E o EC Vai Vai continua atropelando os seus adversários.

No domingo, dia 18, jogando no Estádio Euclides de Almeida, em Cotia, o Alvinegro do Samba goleou o Aliança, que ainda luta pela classificação, por 5 a 0, gols de Nery, Luan, Matheus, China e Juninho. O resultado garantiu ao EC Vai Vai o título simbólico do segundo turno da competição e a melhor campanha de toda a fase inicial, mesmo faltando uma rodada.

O Jaboticabal venceu o São Carlense
(foto: Gustavo Curvelo/GDSC)

A rodada também contou com outros jogos interessantes. No sábado a tarde, dia 17, o Jaboticabal venceu o Grêmio São Carlense por 3 a 1. Leonal, Tiago e Pedrão marcaram para o time da casa. Douglas diminuiu para a equipe de São Carlos, que não tem mais chances de classificação.

Ainda no sábado, o Raça recebeu o Caieras em Hortolândia. Maicon, Mateus e Baiano marcaram para a equipe da casa, que venceu por 3 a 0. Já Talentos 10 e Bebedouro se enfrentaram no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, e empataram em 1 a 1.

Em jogo atrasado, no sábado, o Corinthians de Presidente Prudente goleou o Real Sociedade por 5 a 1. Já no domingo, além do jogo em que o EC Vai Vai goleou o Aliança por 5 a 0, Jalesense e Ranchariense empataram em 0 a 0.

Talentos 10 e Bebedouro empataram em 1 a 1

Oitavas de final - No próximo fim de semana, será realizada a 18º e última rodada da primeira fase da Taça Paulista. Os jogos irão definir os 16 classificados para às oitavas de final da competição. Passam para a etapa seguinte os cinco primeiros colocados de cada um dos três grupos e mais o melhor sexto colocado por índice técnico. A classificação da competição você pode conferir aqui. Já os jogos da rodada decisiva são os seguintes:

24 de setembro - Sábado
11 horas
Aliança x Atlético Arujá
15 horas
Ranchariense x Lins
Caieiras x Talentos 10
Guariba x Jaboticabal

25 de setembro - Domingo
11 horas
Grêmio São Carlense x Raça
Nevense x Corinthians Presidente Prudente
16 horas
American VS x EC Vai Vai
←  Anterior Proxima  → Inicio

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações