14 anos do pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira

Cafu levanta a taça na final da Copa do Mundo de 2002

Como o tempo passa rápido! Neste 30 de junho de 2016 está completando 14 anos que o lateral direito Cafu subiu em um totem levantou a taça e gritou "Regina, eu te amo"! Sim, são 14 anos em que a Seleção Brasileira conquistou o seu quinto título da Copa do Mundo de futebol em uma final realizada em Yokohama, no Japão, fazendo 2 a 0 em cima da Alemanha, com dois gols de Ronaldo.

Hoje, todo mundo vangloria o feito da Seleção, mas o caminho foi muito difícil. Em 1998, o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo para os donos da casa, a França, e com isto surgiu várias teorias da conspiração. O técnico Zagallo caiu e Luxemburgo assumiu a equipe e até iniciou bem, conquistando a Copa América de 1999.

Mas denúncias de corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que respingaram no treinador, e a má campanha no Torneio Olímpico de Futebol Masculino, em Sidney 2000, e nas Eliminatórias da Copa derrubaram Luxemburgo. Além disso, a Seleção não contava com Ronaldo, que teve problemas sérios no joelho.

Os 23 jogadores do elenco campeão do mundo

Emerson Leão assumiu o comando, os resultados não vieram e ele foi demitido após o quarto lugar na Copa das Confederações de 2001, no Japão e Coréia do Sul. A CBF não teve escolha e contratou Luiz Felipe Scolari, que era o preferido dos fãs de futebol naquele momento. A campanha nas Eliminatórias foi claudicante, mas a vaga na Copa do Mundo veio na última rodada.

Felipão apostou em Ronaldo, que vinha na recuperação das cirurgias no joelho, montou o time com três zagueiros (Lúcio, Edmilson e Roque Júnior), liberando os laterais (Cafu e Roberto Carlos) e o trio ofensivo (Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo). E não é que funcionou!

Na estreia, na Coréia do Sul, contra a Turquia, dificuldades: um 2 a 1, de virada, com o gol da vitória (Rivaldo), saindo em um pênalti que a falta foi fora da área. Depois, vitórias fáceis contra a China (4 a 0) e Costa Rica (5 a 2) fizeram com que o Brasil passasse em primeiro no seu grupo.

Felipão comemora com Marcos

Nas oitavas, o adversário foi a Bélgica. Foi nesta partida que Kleberson ganhou a posição de titular de Juninho Paulista. A Seleção venceu por 2 a 0 (gols de Rivaldo e Ronaldo), passando para as quartas, onde aconteceu o jogo mais difícil, contra a Inglaterra.

No início do jogo contra o English Team, Lúcio cometeu uma falha e Owen abriu o marcador para os ingleses. Mas aí apareceu Ronaldinho Gaúcho: no primeiro gol, ele fez fila na defesa do adversário e tocou para Rivaldo marcar. No segundo, uma falta da intermediária que ele acertou no ângulo. Até hoje não se sabe se ele bateu direto ou tentou cruzar e acertou o chute. Ronaldinho ainda foi expulso, mas o Brasil estava nas semifinais.

No degrau anterior à final, um adversário conhecido: a Turquia. O Brasil foi muito superior, mas o gol não saia. Até que no começo do segundo tempo, Ronaldo invadiu a área e "a lá Romário", de biquinho, fez o gol da vitória. A Seleção Brasileira estava mais uma vez na final de Copa do Mundo, a terceira seguida.

Ronaldo veio de uma recuperação difícil para a artilharia da Copa

Na final, a Alemanha. Seria a primeira vez que as duas seleções mais vitoriosas da história das Copas se enfrentavam na competição. E logo na final! A Alemanha, em todo o jogo, teve mais posse de bola, mas o Brasil era mais perigoso. Ronaldo teve, ao menos, duas chances de marcar no primeiro tempo, mas Oliver Kahn defendeu. Antes de ir para o intervalo, Kleberson acertou o travessão.

No segundo tempo, a Alemanha voltou melhor e assustou o goleiro Marcos em alguns lances. Porém, aos 22 minutos, Ronaldo roubou uma bola na intermediária e tocou para Rivaldo. Ele arriscou o chute, Kahn soltou a bola nos pés do Fenômeno, que não vacilou: Brasil 1 a 0.

A Alemanha foi para cima, tentando empatar. Isto deixava vários espaços na defesa germânica. Aos 34 minutos, Kleberson avançou sozinho pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Rivaldo fez o corta luz e Ronaldo, sozinho, fez o seu segundo no jogo e o oitavo na competição, se tornando artilheiro da Copa do Mundo. Brasil 2 a 0 e pentacampeão mundial!


Jogo completo

Ficha Técnica

BRASIL 2 X 0 ALEMANHA

Data: 30 de junho de 2002
Local: Yokohama, Japão.
Público: 69.029
Árbitro: Pierluigi Collina (Itália)
Assistentes: Leif Lindberg (Suécia) e Philip Sharp (Inglaterra).

Cartões Amarelos: Roque Júnior, Miroslav Klose

Gols: Ronaldo, aos 22' e 34' do segundo tempo

Alemanha: Oliver Kahn; Torsten Frings, Thomas Linke, Carsten Ramelow e Christoph Metzelder; Bernd Schneider, Jens Jeremies (Gerald Asamoah), Dietmar Hamann e Marco Bode (Christian Ziege); Oliver Neuville e Miroslav Klose (Oliver Bierhoff) - Técnico: Ruddi Völler.

Brasil: Marcos; Lucio, Edmilson e Roque Junior; Cafu, Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho (Juninho Paulista) e Roberto Carlos; Ronaldo (Denílson) e Rivaldo - Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Os 23 convocados

Goleiros: Marcos, Dida e Rogério Ceni.

Laterais: Cafu, Belletti, Roberto Carlos e Júnior.

Zagueiros: Lúcio, Edmilson, Roque Júnior e Anderson Polga.

Volantes: Gilberto Silva, Kleberson e Vampeta.

Meias: Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Juninho Paulista, Kaká e Ricardinho.

Atacantes: Ronaldo, Luizão, Edilson e Denilson

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Os 18 brasileiros olímpicos do futebol masculino

Com informações e arte da Confederação Brasileira de Futebol


Faltando um pouco mais de um mês para a estreia, o técnico Rogério Micale convocou a Seleção Brasileira Olímpica para a disputa dos Jogos do Rio 2016. Foram relacionados os 18 jogadores que irão em busca da conquista inédita da medalha de ouro para o Brasil.

A delegação se apresenta para o último período de preparação no dia 18 de julho. Serão nove dias de Granja Comary antes do embarque para Goiânia, no dia 27, para a disputa do último amistoso antes da estreia na competição. A partida será contra o Japão, no Estádio Serra Dourada, no dia 30 de julho.

No dia 4, a Seleção Brasileira inicia sua caminhada pelo ouro contra a África do Sul, em Brasília. Em seguida, no dia 7, novamente no Estádio Nacional de Brasília, o time do técnico Rogério Micale enfrenta o Iraque. O encerramento da primeira fase para o Brasil será contra a Dinamarca, no dia 10, desta vez em Salvador, na Arena Fonte Nova.

Confira a lista de convocados:

GOLEIROS
Fernando Prass - Palmeiras
Uilson - Atlético Mineiro

LATERAIS
William - Internacional
Douglas Santos - Atlético Mineiro
Zeca - Santos

ZAGUEIROS
Rodrigo Caio - São Paulo
Luan - Vasco da Gama
Marquinhos - Paris Saint Germain

MEIAS
Thiago Maia - Santos
Rodrigo Dourado - Internacional
Fred - Shaktar Donetsk
Rafinha Alcântara - Barcelona
Felipe Anderson - Lazio

ATACANTES
Neymar - Barcelona
Douglas Costa - Bayern de Munique
Luan - Grêmio
Gabriel Barbosa - Santos
Gabriel Jesus - Palmeiras

Dener e seus golaços pela Lusa

Dener fazia jogadas geniais com a camisa da Lusa

Os anos 90 no futebol brasileiro foram pródigos no surgimento de craques. Foi nesta época que surgiram Ronaldo, Djalminha, Rivaldo, Edmundo e outros. Quase todos os times tinham o seu atacante ou meia atrevido, que partia para cima. A Portuguesa também tinha o seu grande jogador, mas que teve a carreira interrompida precocemente em uma acidente de carro em 1994, quando estava emprestado ao Vasco: Dener.

Dener surgiu na própria Lusa e estreou novo na equipe principal da Lusa, tanto que quando o clube conquistou a Copa São Paulo de Juniores em 1991 (até hoje a melhor campanha da história da competição), Dener já era conhecido. Entre as jogadas desconcertantes, o jogador, que também passou pelo Grêmio, emprestado, é sempre lembrado por dois golaços que fez no Canindé.

O golaço contra a Inter de Limeira

O primeiro deles aconteceu em 13 de novembro de 1991. A Portuguesa disputava a fase semifinal do Campeonato Paulista e brigava com o Corinthians por uma vaga na decisão da competição. Como aquela etapa eram de dois grupos de cada time, naquela noite, a Lusa enfrentava a Internacional de Limeira.

Jogo difícil, truncado, já que o time da Inter estava longe de ser fraco (era uma equipe que jogava os campeonatos nacionais). A Lusa não conseguia abrir a contagem até que Dener pegou uma bola no grande círculo do meio-campo, passou pelo primeiro, deu uma bela meia lua no segundo, deixou o terceiro no chão e tocou com categoria na saída do goleiro. Foi o gol que deu a vitória para a Portuguesa naquele dia.

Contra o Santos, ele fez fila

Dener repetiria a dose de marcar um gol fazendo fila no Campeonato Paulista de 1993, mais precisamente no dia 1º de maio, o famoso dia do trabalho. A Lusa recebeu o Santos no Canindé. O clássico começou com o Alvinegro dominando. O Peixe fez 1 a 0 ainda no primeiro tempo (com Neizinho) e no começo da segunda etapa, fez o segundo (Ranielli). O jogo parecia fácil para o Peixe, mas o time da Baixada não esperava que Dener iria aprontar.

O craque participou do primeiro gol da Lusa na partida (Bentinho). No tento de empate, também de Bentinho, Dener fez uma bela jogada, facilitando o trabalho do atacante. A Lusa virou com Tico, mas a genialidade ficou para o quarto gol. Dener recebeu na direita, deu uma caneta em Índio, passou por Silva (e ainda deixou o cotovelo), driblou o goleiro Maurício e marcou um golaço, dando a vitória para a Portuguesa por 4 a 2.

Este era Dener. Um gênio que nos deixou em 1994, após um acidente de carro. Poderia muito bem ter jogado as Copas daquele ano (apesar de Parreira não enxergar o talentoso meia atacante) e 1998. Deixou saudades, mas seus lances ficaram para sempre na memória do fã de futebol.

UEFA Euro 2016 – Análise das Quartas de Final

Por Lucas Paes


A Eurocopa 2016, que está sendo realizada na França, chegou à fase de quartas de final. Entre os oito times restantes, teremos confrontos entre duas das maiores seleções da Europa (com certeza, as duas mais vencedoras) e um épico duelo entre o time da casa e a surpresa e xodó da competição. Vejamos os embates e um pouco sobre eles a seguir. 


POLÔNIA X PORTUGAL
Vélodrome - Marseille - quinta-feira - 16 horas


Os poloneses têm um bom time, mas Robert Lewandowski ainda não apareceu na Eurocopa. Os portugueses têm um time bem mediano, mas com bons valores, como Nani e Renato Sanches, e o possível melhor do mundo em 2016: Cristiano Ronaldo. Não há como apontar um favorito, pois nenhum dos dois possui um futebol de encher os olhos, e não há grande diferença entre o conjunto das equipes.
Palpite: Cristiano Ronaldo acordou e Portugal deve classificar, pois é um típico jogo para o gajo aparecer.


PAÍS DE GALES X BÉLGICA
Pierre Maurroy - Lille - sexta-feira - 16 horas


O tão falado time belga contra a grata surpresa que o “País de Bales” tem sido nesta Euro. A Bélgica desencantou nas oitavas e goleou os húngaros por 4 a 0. Já o País de Gales ficou devendo contra a Irlanda do Norte, mas conseguiu a classificação. Jogador por jogador, a Bélgica tem leve favoritismo, o que não é grande coisa nessa Euro. Porém, o melhor atleta entre todos que podem ir à campo na sexta é do adversário: Bale.
Palpite: É uma aposta, mas País de Gales passa nos pênaltis.


ALEMANHA X ITÁLIA
Stade de Bordeaux - Bordeaux - sábado - 16 horas


Afirmo sem nenhum medo de errar que será o melhor jogo das quartas-de-final. O confronto coloca frente a frente as duas maiores seleções da Europa. A Alemanha nunca ganhou um confronto eliminatório da Itália e tabus são sempre perigosos em mata-mata. Os alemães vêm crescendo na competição, mas a Itália eliminou a atual bi-campeã Espanha. Não há qualquer maneira de apontar algum favoritismo aqui, não existem surpresas ou resultados inesperados num confronto deste.
Palpite: Vai ser nos pênaltis, e é difícil apontar o ganhador. Buffon e Neuer que se virem, mas arriscamos: vai dar Azzurra.


FRANÇA X ISLÂNDIA
Stade de France - Saint Denis - domingo - 16 horas


Não estamos loucos! O English Team protagonizou mais um vexame e a sensação do campeonato, a Islândia passou. O país tem 300 mil habitantes, menor que cidades como Santos, Ribeirão Preto, Caixas do Sul e Imperatriz, entre outras recorrentes aqui, e 10% deles está na França, torcendo pela sua seleção. Porém, a Islândia enfrenta a França, dona da casa e uma das favoritas a conquistar o caneco. Porém, a campanha dos 'homens de gelo' já é histórica, independente do que acontecer no domingo.
Palpite: Os donos da casa passarão, mas a Islândia não trará facilidades. Vitória apertada, podendo ir até para a prorrogação.

Peruíbe vence a primeira na Taça Paulista. Confira como foi a rodada

O Peruíbe foi até Suzano e venceu o Usac por 1 a 0 (foto: Raul Weides Burgo / União Suzano)

A Taça Paulista, campeonato organizado pela Liga de Futebol Paulista, presidida pela advogada Gislaine Nunes, teve neste fim de semana a realização da quarta rodada da competição. Entre os jogos, o destaque fica para o Peruíbe FC, que na manhã do sábado, dia 25, venceu o União Suzano por 1 a 0, fora de casa.

Jogando no Estádio Municipal de Suzano, o time do litoral paulista foi guerreiro e arrancou a vitória do Usac, que já tem experiência no futebol profissional. O gol da vitória só saiu aos 20 minutos do segundo tempo. Após cruzamento do lateral Victor Procópio, o meia Lucas Ramos antecipou-se à zaga do União Suzano e marcou. Em quatro jogos disputados até o momento no torneio, o Peruíbe FC obteve uma vitória, dois empates e uma derrota.

O Aliança venceu o American por 3 a 0 em Carapicuíba

Ainda no sábado pela manhã, o Atlético Arujá também foi outra equipe a conseguir o primeiro triunfo na competição. Jogando em casa, o time azul e branco não deu chances ao Andreense e fez 2 a 0. Já o Aliança recebeu o American Vila Soccer, em Carapicuíba, e fez 3 a 0.

Pela tarde, em Poloni, o Real Sociedade venceu a Academia por 1 a 0. Em Bebedouro, uma das partidas mais movimentadas da rodada: o time da casa venceu o Guariba por 4 a 3. Já o Lins continua com o seu calvário na competição. Mesmo jogando em casa, a equipe foi derrotada pelo Nevense, ainda invicto, por 2 a 0.

Fazendo a estreia na competição e jogando em seus domínios, o Caieiras não conseguiu furar o ferrolho montado pelo Grêmio são Carlense e a partida terminou empatada em 0 a 0. Já em Barra Bonita, o Talentos 10 recebeu o Jaboticabal e a peleja também ficou com o placar em branco.

O Nevense venceu o Lins por 2 a 0 fora de casa

No domingo, foram realizados mais dois jogos. Pela manhã, em Jales, o Jalesense não tomou conhecimento do Ouroeste e fez fáceis 3 a 0. A tarde, em Mongaguá, o ADA continuou com seu calvário na competição: foi goleado pelo Concórdia Poá por 5 a 1.

O time da Vai Vai, única equipe 100% na competição, folgou no fim de semana. Confira como está a classificação da competição aqui e os jogos da próxima rodada são os seguintes:

Sexta-feira, 1º de julho
15 horas
Peruíbe FC x ADA

Sábado, 2 de julho
15 horas
Corinthians PP x Real Sociedade
Concórdia Poá x Aliança
Raça x Talentos 10
Guariba x Caieiras
Andreense x União Suzano

Domingo, 3 de julho
11 horas
Jalesense x Lins
Nevense x Ranchariense
15 horas
Vai Vai x Atlético Arujá
Independente x Bebedouro

Clássicos são destaques do fim de semana no futebol de base

Por Lucas Paes

O Peixe venceu a Briosa no Sub-17 (foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / SFC)

O fim de semana foi de dois clássicos da Baixada Santista no futebol de base do Campeonato Paulista. No sub-15 e Sub-17 tivemos Santos e Portuguesa Santista e no Sub-11 e Sub-13 tivemos Jabaquara e Santos. Começamos pelo Sub-15 e Sub-17.

No Sub-15 e Sub-17 aconteceram o Clássico das Praias, entre o Santos e a Portuguesa Santista, no CT Rei Pelé, e o alvinegro não deu chances em nenhuma das duas categorias para a Briosa. No Sub-15, o time das goleadas fez 4 a 0 sobre os rubro verdes, com gols de Giovanni, Yuri, Lucas e Caique. O Sub-17 do Santos, que vem em recuperação, ganhou de 3 a 0, com Bruno Pelegrini, Anderson Lima e Victor.

No sub-15, ambas as equipes estão classificadas para a próxima fase faltando ainda duas rodadas para o fim da etapa inicial da competição. No Sub-17, o resultado deixou a Briosa fora da zona de classificação. Na próxima rodada, o Santos pega o Diadema, fora de casa, enquanto a Briosa folga e só volta a jogar no outro fim de semana, também contra o Diadema.

Já o Jabuca foi à Mauá para enfrentar o Mauaense. No Sub-15, vitória dos locais por 4 a 2, com gols de Matheus, Gabriel e Luiz (2x), Rodrigo marcou os dois do Jabuca. No sub-17, o time da casa fez 3 a 1, de virada, sobre o Leão, com gols de Toca, Erick e Alan. Thallis marcou o tento do Jabaquara. Na próxima rodada, o Jabaquara pega o Água Santa no Estádio Espanha.

Sub-11 e Sub-13 - No Estádio Espanha, o embate entre o Leão da Caneleira e o Santos teve um empate e uma goleada. No Sub-11, gols de Andrey, para o Jabuca, e Jair empatou para o Santos. O Jabaquara foi melhor em campo e poderia até ter vencido, mas o Alvinegro conseguiu segurar a igualdade no marcador.

O Sub-11 do Leão da Caneleira empatou em 2 a 2 com o Santos
(foto: VD Esportes)

Já no Sub-13, o Santos não deu chances para o Rubro Amarelo. O peixe aplicou sonoros 8 a 0, com gols de Felipe, Xing, Fernando, Marcos Leonardo (2x) e do destaque do jogo, Renyer, que marcou três vezes.

Já a Portuguesa Santista foi ao Baetão e enfrentou o EC São Bernardo. No Sub-11, empate por 2 a 2, com gols de Gabriel Nardes e Anderson, para a Briosa, e de Enzo e Antonio, para o Bernô. Já no Sub-13 deu Briosa: 5 a 1, com gols de Ruan, Bruninho, Yago e José Augusto (2x), para a Briosa, e Caio Felipe diminuiu para o Bernô.

Na próxima rodada, a Briosa vai enfrentar o São Paulo no Ulrico Mursa, em outro confronto tradicional no próximo domingo. O Jabuca vai a Diadema enfrentar o EC São Bernardo, que mandará o jogo na cidade vizinha. Já o Santos vai à Mauá enfrentar a Mauaense.

Santos empata com o Juventus no Sub-20 - No Sub-20, o Peixe enfrentou o Moleque Travesso no CT Rei Pelé e as equipes fizeram um bom jogo que terminou com o placar de 3 a 3. O Santos contou com os gols de Léo Souza (2x) e César. Lucas Brasil, César e Pedrão marcaram para o Juventus.

O resultado deixa o Santos na sétima colocação do Grupo 4 com 9 pontos ganhos, fora da zona de classificação. Na próxima rodada o Peixe vai a Osasco enfrentar o líder, o Grêmio Osasco. A partida acontece no dia 2 de julho, sábado, às 15 horas.

O título do Chile e o adeus de Messi à Seleção Argentina

Fotos: Conmebol

Chilenos comemoram o título e Messi fica desolado

A decisão da Copa América do Centenário, entre Chile e Argentina, realizada na noite do último domingo, dia 26, deixou duas marcas na história do futebol: o segundo título internacional da Seleção Chilena, conquistando mais uma edição da competição, repetindo o feito do ano passado, e o anúncio da despedida de Messi da Seleção Argentina.

Os pênaltis foram, novamente, o caminho para que a 'La Roja' coroar-se campeã da Copa América Centenário a apenas um ano de ter ganhado sua primeira Copa América. No ano passado, os chilenos também venceram os argentinos nas penalidades, por 4 a 1.

O Chile, ontem, ganhou através dos pênaltis, depois de 120 minutos de bola rolando contra a Argentina sem gols (90 minutos normais e mais 30 de prorrogação), no MetLife Stadium, em Nova Iorque. Na série de pênaltis, os chilenos ganharam por 4 a 2.

Bravo pegou o pênalti batido por Biglia

A série começou a ser batida pelos dois craques das duas equipes. Porém, tanto Vidal (chute defendido por Romero) quanto Messi (bateu para fora) perderam suas cobranças. Depois, Castillo, Aránguiz e Beausejour fizeram para o Chile e Mascherano e Agüero marcaram para a Argentina.

Aí veio a grande decisão. O goleiro chileno, Bravo, defendeu o chute de Lucas Biglia, abrindo caminho para Francisco "El Gato" Silva marcar o pênalti que definiu o título. Festa dos jogadores e torcedores chilenos nos Estados Unidos.

Messi - "Acabou para mim a seleção argentina", disse um desiludido Lionel Messi, depois de perder a final da Copa América Centenário, em uma partida em que falhou em uma das cobranças de pênalti (a primeira da série argentina) e teve uma discreta atuação. Sempre houve uma crítica da imprensa argentina de que ele não joga na seleção o mesmo que no Barcelona.

Messi conseguiu ser parado pela marcação chilena

"São quatro finais que perdi junto à seleção, três seguidas. Na verdade, é uma má notícia, mas esta é a minha decisão", acrescentou a estrela do futebol mundial. Porém, os comentários são de que há mais motivos do que aconteceu dentro de campo.

Messi, nos últimos tempos, assumiu publicamente uma postura de enfrentar a Associación de Fútbol Argentino (AFA), que passa por uma crise de comando há um bom tempo. Há informações que o treinador Tata Martino, por exemplo, não recebe salários há oito meses. E a decisão de Messi pode ser seguida por alguns companheiros, como Mascherano e Higuaín.

Sereias goleiam Juventus e continuam na ponta do Paulista

Com informações do Santos FC
Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / SFC

Erikinha tenta roubar a bola para as Sereias

Vencer e convencer. Este virou o lema das Sereias da Vila no Campeonato Paulista. As meninas do Peixe foram neste domingo (26) até a Rua Javari, em São Paulo, e venceram o Juventus por 4 a 0, assumindo a liderança isolada do Grupo 02. Com dois gols de Ketlen, um de Sole e um de Camila, o time se afasta dos concorrentes e deve terminar a primeira fase na ponta da competição.

O Alvinegro Praiano chegou à última penúltima rodada da competição aos 26 pontos, enquanto Centro Olímpico soma 23 e São José está com 22. Restando apenas uma partida, dificilmente o clube santista perde a liderança do grupo.

O primeiro gol santista diante do Juventus aconteceu aos 32 do minutos da primeira etapa. Maria, atuando na lateral-direita, cruzou na cabeça de Sole, que abriu o marcador. A atacante Ketlen, em manhã inspirada, marcou seus dois gols na segunda etapa. Aos 12 e 21 minutos, respectivamente. A zagueira Camila, que entrou no segundo tempo, deu números finais ao jogo nos acréscimos da partida. A atacante argentina Sole é a vice-artilheira da competição com 12 gols.

Ketlen marcou dois gols na partida

O técnico Caio Couto aprovou o que viu em campo, As meninas estão mantendo a pegada, e agora, principalmente, lutam pela liderança geral da competição. “Importante vitória para ratificarmos a primeira posição do grupo. Conseguimos impor o ritmo de jogo, fazendo com que tivéssemos a posse de bola, e, naturalmente as oportunidades de gol surgiram. Ficamos felizes, pois estamos dando oportunidade a todas as atletas, e as mesmas vem respondendo à altura. Buscaremos uma vitória na última rodada contra a Portuguesa, visto que estamos na briga pela primeira colocação geral da competição.” disse o treinador.

Agora, o próximo, e último jogo da primeira fase, das Sereias será no domingo (3), contra a Portuguesa, às 10 horas, no CT Rei Pelé. Um empate dá a primeira colocação do time no Grupo 02. Já o Juventus cumpre tabela contra o São José, fora de casa, no mesmo dia e horário.

Sole abriu o marcador

Ficha Técnica

JUVENTUS 0 x 4 SANTOS FC

Data: 26 de junho de 2016
Local: Rua Javari - São Paulo-SP
Árbitro: Roberto Pinelli
Assistentes: Patricia Carla de Oliveira e Amanda Pinto Matias

Cartões Amarelos
Juventus: Andreza
Santos FC: Chai

Gols
Santos FC: Sole, aos 31' do primeiro tempo. Ketlen, aos 10' e 21', e Camila, aos 46' do segundo tempo.

Juventus: Camila; Renata, Pezão (Milena), Karen e Andreza; Fernanda (Brenda), Cassia (Vivian), Erica e Japa; Dani (Thais Gabrielli) e Cinthinha (Luana) - Técnico: Wellington Miranda.

Santos FC: Paty; Maria, Auinã, Arruda (Camila) e Dani Silva; Kelly (Natane), Suzane e Eriquinha (Cida); Ketlen (Rosane), Sole e Chai - Técnico: Caio Couto.

Briosa e Mauaense ficam no 1 a 1 em Ulrico Mursa

Lance do gol de Lucas Lino, para a Portuguesa Santista, aos 9 minutos de partida

A Portuguesa Santista recebeu o Mauaense, no duelo dos líderes do Grupo 4 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bezinha, na manhã deste domingo, dia 26, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos. A partida, muito pegada e com chances para os dois lados, terminou empatada em 1 a 1. O resultado manteve a Briosa no primeiro lugar da chave e também garantiu a equipe de Mauá na segunda fase da competição.

O duelo colocou frente à frente os dois melhores times do grupo: a Portuguesa, líder com 24 pontos, entrou em campo já com a classificação garantida. Já o Mauaense, com 23, precisava ao menos de um empate para garantir a vaga com três rodadas de antecedência.

Lucão afasta o perigo de cabeça

O jogo iniciou truncado, com muita pegada, e foi assim até o final. A Briosa tomou a iniciativa primeiro e saiu na frente aos 9 minutos. Lucas Lino tabelou com Ricardinho, saiu na cara do goleiro Tiago e tocou com tranquilidade, balançando as redes: 1 a 0 Portuguesa.

O gol acordou os jogadores do Mauaense e a partida ficou equilibrada e isto se refletiu no placar. Aos 26, Charles fez grande jogada pela esquerda, entrou na área e, na saída do goleiro Rogério, ele rolou para Jorge Mauá, que sozinho fez o seu sétimo gol na competição: 1 a 1 no placar.

Willian faz jogada com Matheus

Após o gol de empate, a 'peleja' ficou ainda mais truncada. A única chance até o fim da primeira etapa foi da Portuguesa Santista. Lucas Lino e Willian fizeram triangulação, o centroavante Rubro Verde invadiu a área e bateu rasteiro. A bola ainda desviou em Ruan, mas o goleiro Tiago fez grande defesa.

E o segundo tempo continuou pegado, truncado no meio de campo. Só aos 16 minutos é que houve chegada ao ataque, com a Briosa. Lucas Lino achou Fernando entrando sozinho pela esquerda. Ele dominou e cruzou errado, mas a bola quase enganou Tiago.

Aos 23 e 30 minutos, a Portuguesa chegou por duas vezes, com Fernando e Ricardinho. Já aos 40, quase o Mauaense faz o segundo. Jorge Mauá ganhou no corpo de Lucão, invadiu a área, passou por Dema e finalizou no canto. Porém, Rogério buscou e espalmou para escanteio.

Fernando tenta passar pelo marcador

Nos acréscimos, a Briosa chegou duas vezes e quase fez o gol da vitória. Aos 46, Ricardinho cobrou escanteio pela esquerda, Dema desviou e Franc, na pequena área, perdeu grande chance. Em seguida, Carlos Alberto lançou para Franc dentro da área. Ele dominou, girou e bateu forte, mas Tiago fez grande defesa, mantendo o placar empatado em 1 a 1.

Com o resultado, a Portuguesa Santista manteve a liderança do Grupo 4 da competição, com 25 pontos, e a invencibilidade. Agora, a Briosa encara o EC São Bernardo no próximo sábado, dia 2 de julho, às 15 horas, no Baetão. Já o Mauaense garantiu matematicamente sua vaga na segunda fase, com 24 pontos, e volta a Santos no próximo domingo, dia 3, quando encara o Jabaquara, às 10 horas, no Estádio Espanha.


Entrevistas após a partida

Ficha Técnica

PORTUGUESA SANTISTA 1 X 1 MAUAENSE

Data: 26 de junho de 2016
Local: Estádio Ulrico Mursa - Santos-SP
Árbitro: Cleber Luís Paulino
Assistentes: Rafael Tadeu Alves de Souza e Antonio Carlos Santana

Cartões Amarelos
Portuguesa Santista: Ricardinho e Esquerdinha
Mauaense: Carlinhos, Ronaldo, Vinicius e Guilherme

Gols
Portuguesa Santista: Lucas Lino, aos 9' do primeiro tempo
Mauaense: Jorge Mauá, aos 26' do primeiro tempo

Portuguesa Santista: Rogério; Matheus, Dema, Lucão e Vinicius (Franc); Pedro (Luca Frazão), Carlos Alberto, Ricardinho e Fernando; Lucas Lino e Willian (Ernande) - Técnico: Ricardo Costa. 

Mauaense: Tiago; Carlinhos, Ronaldo, Guilherme e Allan; Leandro, Ruan (Zanetti), Vinicius (Gustavo) e Samuel; Charles (Ricardinho) e Jorge Mauá - Técnico: Fernando Rodrigo.

Santos FC e Pacaembu - 500 vezes do Peixe no tradicional estádio

Com informações de Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística do Santos FC e Assessoria de Imprensa do Santos FC

Neste domingo, o Santos entrará no Pacaembu pela 500ª vez

Neste domingo, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, será palco de mais um Clássico SanSão, o famoso embate entre Santos e São Paulo. Este jogo poderia ser mais um na história do grande palco do futebol paulista, mas terá uma importante marca: será o jogo 500 do Peixe no local.

O Pacaembu, foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940. A primeira partida do Santos FC foi no dia 12 de outubro de 1940 e o autor do primeiro gol do Peixe foi de autoria de Figueira e foi a partida de nº 752 do Alvinegro mais famoso do mundo em sua centenária história.

Nesse dia, empate em 4 a 4 com a equipe do SPRAC (São Paulo Rail Way Atlético Clube) da capital pelo campeonato paulista formando o Peixe com: Talladas; Neves e Viana; Laurindo, Gradim e Inglês; Cláudio, Figueira, Bibiano, Molina e Ruy. O técnico era Dario Letona e os tentos santistas foram marcados por: Figueira, Molina e Bibiano (2).

O 'Municipal' é a segunda casa do Peixe

Até hoje o time santista já disputou no Pacaembu, 499 partidas com 217 vitórias, 132 empates e150 derrotas marcando 885 e sofrendo 733 gols. Vamos mostrar algumas marcas interessantes do Alvinegro Praiano no estádio.


Os 10 maiores artilheiros do Santos no Pacaembu

Pelé é o jogador do Santos que mais fez gol no estádio

Pelé (113) – Coutinho (55) – Pepe (49) – Toninho Guerreiro (32) – Edu (25) – Neymar (22) – Dorval e Vasconcelos (21) – Pagão (19) – Odair (18) – Del Vecchio e Tite (16) – Zito (12) – Antoninho e Lima (11) – Juary e Nenê Belarmino (9) – Jair Rosa Pinto (8) – André, Giovanni, João Paulo e Peixinho (7) – Alcino, Elano, PH Ganso, Mengálvio, Nicácio, Paschoal e Rubens Feijão (6).


Os títulos do Peixe no estádio

O Peixe venceu a Libertadores de 2011 jogando a final no Pacaembu

1. Taça das Taças/1948 – Santos 2 x 1 Corinthians – Jogo único
2. Taça Cidade de São Paulo/1949 – Santos 2 x 0 São Paulo – Final
3. Torneio Início/1952 – 04 partidas
4. Paulista/1956 – Santos 4 x 2 São Paulo – Jogo Desempate
5. Torneio Internacional da FPF/1956 – Santos 5 x 2 Newll’s Old Boys – Final
6. Rio-São Paulo/1959 – Santos 3 x 0 Vasco – Pontos Corridos
7. Paulista/1962 – Santos 5 x 2 São Paulo – Pontos Corridos
8. Rio-São Paulo/1966 – Santos 0 x 0 Corinthians – Pontos Corridos
9. Paulista/1967 – Santos 2 x 1 São Paulo – Jogo Desempate
10. Torneio Laudo Natel/1975 – Santos 2 x 2 Palmeiras – Final
11. Paulista/2010 – Santos 2 x 3 Santo André – Final
12. Taça Libertadores/2011 – Santos 2 x 1 Peñarol – Final
13. Recopa Sul-Americana/2012 – Santos 2 x 0 Universidad de Chile – Final
14. Copa São Paulo de Futebol Júnior/2013 – Santos 3 x 1 Goiás – Final
15. Copa São Paulo de Futebol Júnior/2014 – Santos 2 x 1 Corinthians – Final


Jogadores santistas que mais jogaram no Pacaembu pelo Santos

Pelé 144 – Zito 118 – Pepe 107 – Dorval 98 – Lima 90 – Edu 77 – Tite 71 – Coutinho- 66 – Clodoaldo e Carlos Alberto – 59


Técnicos que mais comandaram o Santos FC no Pacaembu

Técnico Lula

Lula – 150 partidas e 80 vitórias
Antoninho – 31 partidas e 12 vitórias
Pepe – 39 partidas e 16 vitórias
Muricy Ramalho – 22 partidas – 10 vitórias
Geninho – 17 partidas e duas vitórias
Formiga – 14 partidas e 6 vitórias
Oswaldo Brandão – 14 partidas e 5 vitórias
Dorival Júnior – 14 partidas e 9 vitórias
Vanderlei Luxemburgo – 12 partidas e 7 vitórias
Carlos Castilho – 11 partidas 2 e vitórias


Maiores goleadas do Alvinegro no Pacaembu

A maior goleada do Peixe no Pacaembu

15/12/1957 – Santos 6 x 0 Portuguesa
30/11/1960 – Santos 6 x 1 Corinthians
21/11/1961 – Santos 6 x 1 América-RJ
23/11/1982 – Santos 6 x 1 Palmeiras
20/02/1963 – Santos 6 x 3 Portuguesa
07/03/1963 – Santos 6 x 2 São Paulo
15/10/1969 – Santos 6 x 2 Portuguesa
25/01/1964 – Santos 6 x 0 Bahia
05/12/1964 – Santos 7 x 4 Corinthians
06/03/1958 – Santos 7 x 6 Palmeiras
10/10/1968 – Santos 9 x 2 Bahia
21/03/2010 – Santos 9 x 1 Ituano


Maior público de uma partida do Santos FC no Pacaembu

Campeonato Brasileiro de 1977
Santos 1 x 1 Palmeiras – Dia 11/12/1977
Público: 73.532 (68.327 + 5.205 menores)


Times que o Santos FC mais jogou no Pacaembu

Corinthians – 94 partidas, Palmeiras – 78 partidas, São Paulo – 70 partidas, Portuguesa de Desportos – 66 partidas, Juventus – 23 partidas

Na Briga! Jabuca vence em Guarulhos e se aproxima do G4 da Bezinha

Com informações e fotos de Fabrício Lopes

Jabaquara dominou o segundo tempo e conseguiu uma grande vitória

O sonho está cada vez mais próximo! Quem diria que ao final do primeiro turno, com apenas quatro pontos em sete jogos, o Jabaquara entraria na briga pela classificação para a fase seguinte do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a popular Bezinha. Pois é isso que está acontecendo! Na tarde deste sábado, dia 25, o Leão da Caneleira venceu a AD Guarulhos, por 3 a 1 fora de casa, e agora está a dois pontos da zona de classificação do Grupo 4 da competição.

A AD Guarulhos, terceira colocada da chave com 21 pontos, entrou hoje no gramado do Ninho do Corvo, em Guarulhos, em busca de ao menos um empate para garantir a sua classificação para a próxima fase. Já o Jabuca, quinto, com 11 pontos, precisava da vitória para continuar com chances de passar de etapa na competição.

Alef comemorando o primeiro gol da partida

Mas quem achava que a partida já iria começar quente, se enganou. O jogo começou frio dentro de campo, com as duas equipes sem muito ímpeto. E olha que a temperatura não estava tão baixa quanto se esperava. Porém, aos poucos, os jogadores começaram a procurar mais o gol. Mas, mesmo com mais movimentação na parte final, o primeiro tempo terminou com o placar de 0 a 0.

Se a primeira etapa teve pouca movimentação, o segundo tempo foi digno de muitas emoções, mesmo com a temperatura ambiente caindo bastante. Os torcedores que foram ao bar ou banheiro no intervalo ainda se acomodavam quando, após jogada pela direita, Alef recebeu dentro da área e teve calma para balançar as redes: Jabaquara 1 a 0.

Disputa de bola pela lateral

Precisando do resultado, a AD Guarulhos partiu para cima, tentando fazer o gol de empate. Mas, o avanço da equipe da casa deixava espaços para o Leão da Caneleira, que sempre assustava nos contra-ataques. E foi assim que os visitantes ampliaram o placar aos 13 minutos. Em boa jogada pelo meio, Welder, sozinho, arriscou chute no canto esquerdo do goleiro adversário. A bola ainda bateu na trave antes de balançar as redes: 2 a 0 para o Jabuca.

Com a 'corda no pescoço', a AD Guarulhos foi de vez para o ataque, sem se preocupar com os espaços deixados para o ataque do Leão. Porém, desta vez, a pressão fez efeito. Em jogada de bola parada alçada na área, o zagueiro Rafael Mogi foi mais esperto e diminuiu a contagem para a equipe da casa: 2 a 1 no placar.

Jogada pela direita do Leão da Caneleira

O gol animou a equipe guarulhense, que foi para a pressão, tentando fazer o gol de empate, que daria, matematicamente, a classificação para a AD Guarulhos. O Jabaquara não se encolheu e sempre assustava nos contra-ataques. E foi assim que o gol que fechou o marcador saiu, com o atacante Luís Thiago, aos 47 do segundo tempo. Final de jogo no Ninho do Corvo: AD Guarulhos 1, Jabaquara 3 e festa Rubro Amarela na Grande São Paulo.

Infelizmente houve dois ocorridos negativos. O primeiro é que o goleiro do Leão da Caneleira, Thyago, levou uma pancada na cabeça e o árbitro Lucas Canetto Bellote não permitiu o atendimento médico imediato do atleta. Só fez isso depois de aplicar o cartão amarelo ao jogador. Além disso, não tinha água no vestiário visitando e, com isso, a delegação do Jabaquara teve que sair do estádio sem poder tomar banho.

Porém, para melhorar ainda mais a situação do Leão da Caneleira no Campeonato, o EC São Bernardo tropeçou em casa, ficando apenas no empate em 2 a 2 contra o Manthiqueira. Agora, o Jabaquara foi a 14 pontos, está só a dois da zona de classificação e na próxima rodada enfrenta o Mauaense no dia 3 de julho, domingo, às 10 horas, no Estádio Espanha, em Santos. Já a AD Guarulhos continua em terceiro, com 21 pontos, e encara o União, no mesmo dia e horário do jogo do Jabaquara, no Nogueirão, em Mogi das Cruzes.


Entrevista com o técnico Darlan Sant'anna

Ficha Técnica

AD GUARULHOS 1 X 3 JABAQUARA

Data: 25 de junho de 2016
Local: Ninho do Corvo - Guarulhos-SP
Árbitro: Lucas Canetto Bellote
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Fabricio Porfirio de Moura

Cartões Amarelos
AD Guarulhos: Macksuel e Rafael Mogi.
Jabaquara: Thyago, Gustavo e Alef.

Gols
AD Guarulhos: Rafael Mogi, aos 25' do segundo tempo.
Jabaquara: Alef, ao 1', Welder, aos 13', e Luís Thiago, aos 47' do segundo tempo.

AD Guarulhos: Lucas; Bartô, Rafhael, Rafael Mogi e Cadu; Macksuel (Rhuan), Douglas, Lucas Neves e Kaique; Felipe e Juninho (Brener) (Leiker) - Técnico: Ricardo Alexandre.

Jabaquara: Thyago; Jé, Patrick e Jefferson; Mancha, Gustavo, João Vitor, Welder (Pedro Felipe) e Caíque (Jean); Luís Thiago e Alef - Técnico: Darlan Sant'anna.

Briosa joga no domingo para defender liderança e invencibilidade

Briosa se preparou durante a semana para o confronto contra o Mauaense
(foto: Douglas Teixeira / Portuguesa Santista)

Melhor campanha da competição, com 24 pontos, defesa menos vazada (cinco gols sofridos, empatada com o Grêmio Prudente), melhor ataque (24 gols, o mesmo que Lemense e Vocem) e única equipe invicta do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bezinha, a Portuguesa Santista vai a campo neste domingo, 10 horas, no Estádio Ulrico Mursa, para defender a liderança do Grupo 4 da competição. Porém, não é um adversário qualquer: o Mauaense está em segundo na chave, com apenas um ponto a menos que a Briosa.

Na rodada anterior, a Portuguesa Santista foi ate Guaratinguetá no sábado, dia 18, e, de virada, venceu o Manthiqueira por 2 a 1, com o gol do triunfo, de Franc, saindo aos 43 da segunda etapa. O resultado foi perfeito para a equipe Rubro Verde, já que a garantiu matematicamente na segunda fase da competição.

Para o jogo contra o Mauaense, a Briosa só não vai poder contar com Jean Chera e Sillas, que estão no departamento médico, e Kauê Cecacci, que já voltou a treinar com bola após a cirurgia para curar da apendicite, mas ainda não tem condições de ir para o jogo. Em compensação, o centroavante Willian, artilheiro da equipe com oito gols, está confirmado.

Franc comemorando o gol da vitória contra o Manthiqueira

Já o Mauaense vem também fazendo uma ótima campanha na competição. Com apenas uma derrota até o momento (1 a 0 para a AD Guarulhos, ainda na terceira rodada), a equipe do ABC Paulista venceu a mesma AD Guarulhos, também no último sábado, por 5 a 3, no Pedro Benedetti. O Mauaense conta com os gols de Jorge Mauá para tentar encerrar a invencibilidade da Portuguesa.

No primeiro turno, jogando no Pedro Benedetti, em Mauá, Mauaense e Portuguesa Santista ficaram no 0 a 0. O destaque da partida foi o goleiro Rubro Verde Rogério, que fez uma grande defesa no último lance da partida, evitando o gol da equipe da casa. Com todos estes predicados, a partida deste domingo tem tudo para 'pegar fogo'.

Ingressos - Os ingressos para a partida já estão à venda na secretaria do clube e custam R$ 20,00 para arquibancada e R$ 30,00 para cadeira coberta. Sócios da Portuguesa Santista (com as mensalidades em dia), estudantes, idosos, professores da rede pública, crianças de até 12 anos e aposentados têm direito à meia-entrada em ambos os setores.

No primeiro turno, em Mauá, a partida terminou 0 a 0

O horário de funcionamento da secretaria do estádio Ulrico Mursa é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. No sábado, o expediente é das 8h30 às 12h. Domingo, antes do início da partida, os ingressos estarão à venda somente nas bilheterias do clube, a partir das 9h.

Transmissão - Para os torcedores da Briosa que não puderem ir à Guaratinguetá, o jogo será transmitido pela WebRadio Litoral Esportivo, com transmissão a partir das 9h30. A narração fica por conta de Fábio Lázaro, com Rinaldo Rodrigues nos comentários, Evandro Morais nas reportagens e Denis Simão no plantão de notícias e operação de som. Você pode escutar a transmissão diretamente no site (www.litoralesportivo.com) ou nos aplicativos para telefone celular IRadios e RádiosNet.

Jabaquara joga em Guarulhos neste sábado para manter a boa fase

Jabaquara vem em uma sequência de três jogos sem perder

Invicto no segundo turno da fase inicial do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bezinha, com duas vitórias e um empate, o Jabaquara entra em campo neste sábado, às 15 horas, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, o Ninho do Corvo, em Guarulhos, para manter a boa fase e continuar brigando pela classificação. Porém, a tarefa não será fácil, pois o adversário, a AD Guarulhos, vem bem na competição.

O Jabaquara não teve um bom início de competição, fazendo apenas quatro pontos nos sete primeiros jogos. Porém, desde que iniciou o segundo turno, o Leão da Caneleira engatou uma seqüência de bons jogos: um empate em 2 a 2 no clássico contra a Portuguesa Santista e duas vitórias: EC São Bernardo (3 a 2, fora de casa) e Atlético Mogi (2 a 0 no Estádio Espanha).

O zagueiro Patrick fez um dos gols da última vitória

Os bons resultados colocaram o Jabuca na briga pela classificação. Atualmente, a equipe está na quinta colocação do Grupo 4 da competição, com 11 pontos, cinco atrás do EC São Bernardo, o quarto colocado e último na zona de classificação. Por isso, uma vitória na grande São Paulo neste sábado deixa o Leão da Caneleira ainda mais vivo no torneio.

Para a partida, o técnico Darlan Sant'anna terá algo que não consegue há muito tempo: todos os atletas do elenco à disposição. Com isso, o Rubro Amarelo vai com força máxima, inclusive os zagueiros Patrick e Renan, autores dos gols da vitória contra o Atlético Mogi.

No primeiro turno, 1 a 0 para a AD Guarulhos,
mesmo com o Jabaquara sendo melhor

Mas a AD Guarulhos também busca a vitória. Depois de um início espetacular, com cinco vitórias consecutivas, o Índio Guaru vem alternando triunfos e derrotas e, atualmente, ocupa a terceira colocação na chave, com 21 pontos. Uma vitória no sábado garante, matematicamente, a equipe na segunda fase da competição.

No primeiro turno, jogando no Estádio Espanha, as duas equipes fizeram um jogo atípico, na estreia de Darlan Sant'anna no comando do Leão da Caneleira. Jogando melhor, chegando a colocar três bolas na trave, o Jabaquara acabou perdendo para a AD Guarulhos, que fez o gol em um contra-ataque, fazendo 1 a 0 no placar.

Contratação de Tite, pela CBF, parece filme repetido

Por Lula Terras

Tite assumiu o comando da Seleção Brasileira

Toda a mudança de treinador da “Seleção” a situação é a mesma. Os mais importantes jornalistas do setor compram a ideia, dirigentes do clube em que o escolhido estava protestam veementemente, outros cobram convocação de seus principais atletas, mas questionam quando seus times são desfalcados. O blá blá blá é sempre o mesmo! E o torcedor, por ser na, essência, passional, acaba comprando a ideia, sonhando por dias melhores para o combalido futebol brasileiro.

A chegada de Tite na Confederação Brasileira de Futebol foi um pouco de tudo isso e será colocada à prova quando acontecerem as primeiras convocações, para o cenário estar completo. Pelo o que a imprensa esportiva tem divulgado, foi uma escolha unânime entre todos os brasileiros. Eu, particularmente, questiono este termo, já que não gostei da escolha e acredito que muitos outros, que amam o futebol bem jogado, também não. Acredito até que um velho ditado explica bem isso: só mudam as moscas, mas a caca é a mesma.

Nada tenho contra a pessoa, o estudioso e o profissional dedicado que é, mas nunca vou aceitar essa subserviência a que o futebol brasileiro se colocou, perante aos europeus. Para mim, Tite é um exemplo claro dessa triste realidade, uma cópia do que acontece no futebol europeu, onde ele foi beber na fonte. 

Esta edição da Eurocopa está dura de assistir: tantas são as caneladas na bola e nos adversários e raríssimos gols feitos, que provam que a prioridade é o sistema de jogo, com suas variantes, e o cumprimento fiel das funções táticas de cada um. Neste quadro, a habilidade do atleta e os gols anotados são meros detalhes. Enfim, enquanto a quase unanimidade comemora os novos tempos, eu e mais alguns, continuaremos sonhando por um futebol brasileiro, bem brasileiro.

Argentina e Chile decidem a Copa América novamente


Com as semifinais concluídas, a Copa América Centenário, que está sendo realizada nos Estados Unidos, já tem sua grande decisão definida. Argentina e Chile se enfrentam no domingo, dia 26, às 21 horas de Brasília, no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey. O confronto é uma revanche da final da edição do ano passado do torneio, quando os chilenos, que eram os donos da casa, bateram os argentinos nos pênaltis e conquistaram sua primeira Copa América.

A Argentina conquistou seu lugar na final na terça-feira, dia 21. Jogando contra os Estados Unidos, em Houston, o time de Messi e cia não tomou conhecimento dos donos da casa e fizeram 4 a 0, com gols de Lavezzi, Messi e dois de Higuain.

Já o Chile, para chegar na decisão, teve que passar pela Colômbia, em jogo realizado em Chicago. Os chilenos garantiram a vitória ainda no primeiro tempo, com gols de Aránguiz e Fuenzalida. A partida teve um dos maiores intervalos da história do futebol mundial, já que uma tempestade atrasou o início do segundo tempo em quase três horas.

Na primeira fase, a Argentina bateu o Chile por 2 a 1

Além de ser a revanche da final da Copa América do ano passado, Argentina e Chile se enfrentaram na primeira fase da competição deste ano. Com as duas equipes fazendo suas estreias, os argentinos ganharam por 2 a 1, o que não representou a grande superioridade da Albiceleste na partida.

Terceiro lugar - No sábado, dia 25, às 21 horas, no University of Phoenix Stadium, em Glendale, Estados Unidos e Colômbia decidem o terceiro lugar da competição. As duas equipes também se enfrentaram na primeira fase, e também na estreia, quando os colombianos venceram por 2 a 0.
←  Anterior Proxima  → Inicio

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações