O repórter Joelmir Beting e a expressão 'gol de placa'

O jornalista já no final da carreira

O jornalista Joelmir Beting foi importante para duas áreas da imprensa: primeiro a Esportiva, onde começou na carreira, e depois na área Econômica, onde popularizou as informações da bolsa de valores na televisão brasileira. Porém, como este site é de Futebol, vamos falar da relação dele com a modalidade, pois foi por causa dele que a expressão 'gol de placa' foi criada.

Joelmir Beting nasceu em Tambaú, no dia 21 de dezembro de 1936, fez faculdade de Sociologia e começou no Jornalismo em 1957, como repórter nos jornais O Esporte e Diário Popular. Foi no primeiro veículo citado onde a aproximação com o futebol foi grande.

Cobrindo várias partidas, Joelmir Beting acompanhava o jogo entre Fluminense e Santos, no Maracanã, no dia 5 de março de 1961. A partida estava 2 a 1 para o Peixe, quando no final Pelé dominou uma bola no campo de defesa de seu time e driblou seis adversários antes de marcar o terceiro gol do Alvinegro praiano e dar números finais ao jogo.

A placa encomendada por Joelmir Beting que se encontra no Maracanã

Para homenagear este golaço do Rei Pelé, Joelmir, que estava trabalhando para O Esporte, encomendou uma placa com os dizeres "neste campo, no dia 5 de março de 1961, Pelé marcou o tento mais bonito da história do Maracanã".

Em entrevista no programa Jogo Aberto, da Rede Bandeirantes de Televisão, em 2001, Joelmir Beting contou a história. "Eu tive a ideia, mandei fazer a placa e paguei com dinheiro do meu bolso em nome do meu jornal. Fui ao Maracanã, instalei a placa e depois daquele dia, todo o pessoal dos jornais e de rádio começou a dizer 'este gol também merece uma placa', daí que veio a expressão".

Na mesma entrevista, Joelmir contou que Pelé também o homenageou. "Ele me deu uma placa de acrílico com outro texto: 'gratidão eterna ao Joelmir Beting. Gratidão eterna do autor do gol de placa ao autor da placa do gol'", finalizou.

Matéria do jornal falando do gol de Pelé

Ainda na década de 60, Joelmir deixou o Jornalismo Esportivo, muito por causa de sua paixão pelo Palmeiras, passou pela editoria de Automóveis da Folha de São Paulo até a trabalhar na imprensa falando de Economia, onde se tornou um dos maiores no país. O jornalista trabalhou até os últimos dias de sua vida, quando faleceu em 29 de novembro de 2012, vítima de um AVC hemorrágico.

Além de ter 'causado' a criação da expressão 'gol de placa', Joelmir Beting deixou vários discípulos no jornalismo esportivo brasileiro, entre eles seu filho, Mauro, que atualmente é um dos melhores comentaristas em atividade no país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações