O título da Portuguesa Santista de 1964

O time campeão de 1964 da Portuguesa Santista

Neste 20 de novembro de 2016, a Portuguesa Santista está completando 99 anos de fundação. Para comemorar a data, O Curioso do Futebol recorda o título da mais Briosa do Campeonato Paulista da Intermediária de 1964, chamada de Primeira Divisão (a principal era conhecida como Especial), equivalente a atual Série A-2. A conquista da taça veio com uma vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, em Campinas, já em março de 1965.

Na primeira fase, a Briosa caiu em um grupo com Bragantino, Nacional, Taubaté, Jabaquara, Paulista de Jundiaí e Irmãos Romano. Logo de cara, a Portuguesa mostrou que estava na briga pelo título, fazendo 17 pontos em 12 jogos, sendo sete vitórias, três empates e duas derrotas, passando em primeiro lugar em sua chave.

Na segunda fase, estavam os três melhores colocados das três chaves. Além da Portuguesa Santista, jogaram Bragantino, Nacional, Francana, Ponte Preta, Estrada Sorocabana, Rio Preto, Ferroviária e Votuporanguense. Em 16 jogos, a Briosa fez 25 pontos, sendo novamente a primeira, com 11 vitórias, três empates e duas derrotas.

Entrega das faixas para o time vencedor

O regulamento previa uma decisão com o segundo colocado da fase, que foi a Ponte Preta. Apenas o campeão conseguia o acesso para a divisão principal do Futebol Paulista. E não é que a Briosa nem precisou de um segundo jogo!

Em partida realizada no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, no dia 7 de março de 1965, logo aos 6 minutos, Lio tocou para Bába, que tocou para Samarone. O Diabo Loiro de Ulrico Mursa driblou o zagueiro, driblou o goleiro e fez o gol da Portuguesa, que venceu por 1 a 0 e conquistou o título da Intermediária de 1964.

Curiosidades

- Após a vitória contra a Ponte Preta, em Campinas, a terceira sobre o time na competição, criaram uma piada em Santos dizendo que a Portuguesa tinha a melhor panela de pressão do mundo, a única que conseguia cozinhar uma macaca em 90 minutos;

- Assim como no título deste ano, a Briosa fez dois clássicos contra o Jabaquara no campeonato de 1964, sendo que na partida com mando do Leão da Caneleira, o placar foi de 2 a 2, o mesmo de 2016.

- Outra coincidência interessante é que nos dois títulos estaduais da Portuguesa Santista, em 1964 e 2016, o time teve o artilheiro da competição. Na primeira conquista, Lio foi o goleador máximo do certame com 20 gols. Já em 2016, a honra ficou com William, com 19 tentos.

Vídeo com o gol de Samarone

Ficha Técnica

PONTE PRETA 0 X 1 PORTUGUESA SANTISTA

Data: 7 de março de 1965
Local: Estádio Moisés Lucarelli - Campinas-SP
Renda: Cr$ 31.901.000,00
Árbitro: Albino Zanferrari

Gol
Portuguesa Santista: Samarone, aos 6' do primeiro tempo.

Ponte Preta: Anibal (Fernandes), Valmir, Antoninho, Sebastião e Jurandir; Ivã e Urubatão; Jair, Da Silva, Almeida e Ari.

Portuguesa Santista: Cláudio; Alberto, Adelson, Osmar e Zé Carlos; Norberto e Pereirinha; Lio, Samarone, Valdir Teixeira e Babá.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Procuro resultados de todo o Campeonato Paulista da Terceira Divisão ( atual quarta divisão ) de 1964.
    Caso tiver as informações favor enviar as informações para o e-mail gil.cipriano@hotmail.com.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Quem era goleiro reserva da santista nesse ano?

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações