1935 - O primeiro título paulista do Peixe

Com informações do Centro de Memória e Estatística do Santos FC

A equipe que enfrentou o Corinthians no jogo do título

O primeiro título expressivo na vida do Santos FC é inesquecível por ter sido conquistado no território inimigo e ganho justamente em cima do arquirrival da capital paulista. Foi no dia 17 de novembro de 1935, jogando no Parque São Jorge que o fato aconteceu. Na vitória pelo placar de 2 a 0 contra o Corinthians, com gols de Raul Cabral Guedes e Araken Patusca, o time campeão paulista fio escalado com Ciro; Neves e Agostinho; Ferreira, Marteleti e Jango; Saci, Mario Pereira, Raul, Araken e Junqueirinha.

O Santos FC é a equipe que mais títulos possui desde o início do futebol profissional no Brasil, são 22 títulos conquistados, já a segunda equipe possui 18 títulos. Essa memorável façanha santista nesse distante ano foi no certame elaborado pela Liga Paulista de Futebol.

O técnico era Virgílio Pinto de Oliveira, o popular Bilu, o Rei do Carrinho como também era conhecido na época em que jogava na defesa do time da Vila Belmiro. Segundo entrevista do “Perigo Loiro”, Mário Pereira, caso o time santista fosse prejudicado pela arbitragem da partida, o então presidente Alvinegro, Carlos de Barros tinha dado uma ordem aos inúmeros estivadores do Porto de Santos, que viajaram levando um galão contendo gasolina em um dos vários vagões do trem da São Paulo Railway alugados especialmente para conduzir a torcida do Peixe na partida final: que colocassem fogo nas arquibancadas de madeira do estádio. Graças a Deus não foi preciso incendiar o campo do arquirrival, pois o time santista venceu e conquistou o tão almejado título. O segundo quadro santista também sagrou-se campeão paulista.

Jogada do Peixe na partida em que ganhou o caneco

O ídolo maior do onze praiano era Araken Patusca, filho do primeiro presidente santista Sizino Patusca e irmão do artilheiro Ary Patusca. Araken jogou pelo time que aprendeu a amar desde pequenino exatas 193 partidas marcando 177 gols e é o oitavo artilheiro do Peixe no ranking geral dos artilheiros praianos. Araken foi também o artilheiro santista em partidas do campeonato paulista, no ano de 1927.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores, trazendo novidades e curiosidades do Futebol. Fale conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Total de Visualizações