O primeiro jogo de Maradona como profissional

Maradona, com 15 anos, estreando pelo Argentinos Juniors

Em um 20 de outubro, só que em 1976, a La Paternal, campo do Argentinos Juniors, via a estreia de um garoto de 15 anos que faria história do futebol mundial. Sim, amigos, está completando 40 anos do primeiro jogo de Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores da história, como profissional.

Maradona já era considerado uma grande promessa pelos dirigentes do clube. Aliás, muitos da torcida do Argentino Juniors já o conhecia, pois era comum Dieguito fazer embaixadinhas e malabarismos com a 'pelota' antes e nos intervalos dos jogos da equipe. Muitos até se perguntavam quando aquele 'el pibe de oro' iria estrear.

Sua estreia foi com a camisa 16

Pois o momento chegou naquele 20 de outubro. O Argentino Juniors enfrentava o Talleres de Córdoba; Com a camisa 16, Maradona iniciou a partida no banco de reservas. No intervalo, o técnico Juan Carlos Montes chamou o garoto e disse: "se prepara neném". Maradona não acreditou, mas estava entrando no lugar de Rubén Giacobetti e fazia sua estreia como profissional. "Diego, jogue como você sabe. E, se puder, arrisque o chute a gol", falou Montes para o garoto de 15 anos.

O Argentinos Juniors perdia o jogo e a entrada de Maradona foi uma tentativa do treinador para tentar virar o marcador. No primeiro lance, Dieguito recebeu uma bola de costas para Juan Domingo Cabrera e não teve dúvidas: jogou a bola entre as pernas do marcador, levantando a torcida que estava presente ao estádio.

Em seu facebook, o craque lembrou da data

Porém, a estreia não foi tão boa para a equipe de Maradona. O Argentino Juniors não conseguiu virar e foi derrotado para o Talleres de Córdoba, por 1 a 0. A partida foi vista por 7,7 mil pessoas, que não sabiam ainda que estavam assistindo a estreia de uma joia rara, que com a perna esquerda infernal, foi um dos maiores do futebol mundial.

Maradona ficou no Argentinos Juniors até 1981, quando foi negociado com o Boca Juniors. Antes disso, foi campeão mundial Sub-20 com a Albiceleste em 1979, sendo que muitos já cobravam a presença de Dieguito na Copa de 1978, que foi realizada na Argentina. O craque ainda jogou no Barcelona, Napoli, Sevilla e Newell's Old Boys. Pela seleção, jogou quatro Copas (1982, 86, 90 e 94), sendo campeão no México, em 1986, onde foi apontado como melhor jogador do mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações