25 anos de "Mundo da Lua" e o Brasil enfrentando a Gormânia

Cena do fictício jogo entre Brasil e Gormânia, com Lucas Silva e Silva com a bola

Nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, está completando 25 anos da estreia de "Mundo da Lua". Produzida e exibida incialmente pela TV Cultura, em parceria com o Fiesp, a série, criada por Flávio de Souza, contava a vida do menino Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral), falando da relação com a família, amigos, suas brincadeiras e imaginações, que eram sempre contados em um gravador antigo dado pro seu avô paterno Orlando (Gianfrancesco Guarnieri), como presente de aniversário.

Mas por que "Mundo da Lua" está em um site sobre futebol? Simples! Há um episódio em que o tema foi abordado. "Brasil, Tetra Campeão", foi a 49ª das 52 produções da série. Exibido originalmente em 6 de setembro de 1992, o episódio, com autoria de Fernando Bonassi e direção de Roberto Vignati, conta a história da família Silva e Silva acompanhando a final da Copa do Mundo.

Luciano Amaral era Lucas

O episódio começa com Lucas chegando em casa, mancando devido à um machucado no joelho. Ele tinha jogado futebol com o seu time de amigos e tomado uma lavada de 6 a 0. Triste, ele foi socorrido pela empregada Rosa (Anna D'Lira) e pela avó materna Ivone (Liana Duval). Depois, chega o seu avô Orlando, que pede para ele se alegrar, pois logo mais o Brasil iria disputar a final da Copa do Mundo.

O adversário na final vale um destaque. Como o autor não queria citar um outro país real em uma história fictícia, foi criada a Seleção da Gormânia. Pois bem, Lucas, Orlando, Ivone e Rosa se juntaram ao pai de Lucas, Rogério (Antônio Fagundes) e a mãe Carolina (Mira Haar) para assistir ao jogo.

A família da série Mundo da Lua

No jogo fictício, que foi filmado no Estádio Ícaro de Castro Melo, o Ibirapuera, com jogadores da equipe de base do São Paulo FC da época, Brasil e Gormânia fizeram um jogo disputado, com muitas chances, mas que terminou com o placar de 0 a 0. Nas penalidades, a Gormânia ganhou a Copa do Mundo. Todos ficaram tristes, mas o que irritou Lucas foi a irmã Juliana (Mayara Blum), que chegou atrasada na sala e saiu perguntando de o Brasil tinha ganho.

No quarto, lacrimejando, Lucas Silva e Silva pegou o gravador e começou a contar uma nova história para a final entre Brasil e Gormânia. O próprio garoto era o camisa 10 da Seleção, mas como estava com uma contusão no joelho, ele iniciou a partida no banco de reservas.

Episódio completo

O jogo ficou no 0 a 0 até o início do segundo tempo, quando Lucas, aos gritos da torcida, foi para o jogo. E assim ele decidiu o jogo, marcando o gol do título. Após a partida, uma mesa redonda, com participação de Roberto Rivellino e Emerson Leão, comentavam o quanto Lucas Silva e Silva foi importante para o título. Após o sonho, Lucas conversa com o pai e o avô, que estão tristes, mas os três acabam se consolando.

"Mundo da Lua" foi um grande sucesso. A princípio, a TV Cultura só passava a série aos domingos e, atendendo a pedidos, teve que criar horários durante a semana com reprises. Além disso, a Rede Globo, que cedeu alguns atores para o elenco e participações especiais, exibiu a série em 1993. Vira e mexe, os episódios são reprisados na TV Rá Tim Bum, canal de televisão a cabo para crianças da Cultura.
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. To aqui com meu filho assistindo ai estranhei esse pais e djgitei no google. Achei este blog. Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Seria uma previsão mas ao contrário, Brasil numa final de Copa do Mundo, disputando essa final com a Gormania, seria uma previsão da final de 94 contra a Itália, lembrando que a Gormania estava com as mesmas cores de uniforme da Itália e que a gravação foi em 92... Incrível hein

    ResponderExcluir
  3. Quem são os atores que faziam brasil e gk4mania

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações