100 anos da Vila mais famosa do mundo

Vila Belmiro com sua arquibancada original

No dia 12 de outubro de 1916, o Santos FC inaugurava sua praça de esportes numa área de 16.650 m² localizada no bairro da Vila Belmiro (que até um ano antes se chamava Vila Operária), entre as ruas Abolição (atualmente Princesa Isabel), rua Guarani (José de Alencar), rua Tiradentes e rua D. Pedro I. A compra desse terreno foi assinada no dia 23 de junho de 1916, na gestão do presidente Agnello Cícero de Oliveira, essa área pertencia à Companhia de Habitações Econômicas.

A diretoria antecipou as prestações cujo prazo final era de 10 anos, liquidando a dívida em 1922 e pagando a mais 35 contos de réis. A área anterior pretendida situava-se no local onde hoje está o imóvel da Beneficência Portuguesa, na avenida Bernardino de Campos (canal 2) e pertencia a Oswaldo Sampaio e que não foi adquirida devido ao fato do proprietário não ter a escritura definitiva do terreno.

A inauguração da praça de esportes seria no dia 20 de agosto de 1916, mas devido ao falecimento do de Álvaro de Oliveira Ribeiro, então vice-presidente do Alvinegro a solenidade foi adiada para o mês de outubro, mas precisamente no dia 12. Houve a cerimônia, mas a bola não rolou naquele dia.

Mais uma foto da primeira arquibancada do Estádio

Em 22 de outubro, acontecia o primeiro jogo, quando o Santos venceu o Ypiranga por 2 a 1. O primeiro gol da nova casa foi de Adolfo Millon. Foi o adeus aos jogos nos campos situados na Ana Costa, onde hoje fica a Igreja Imaculado Coração de Maria, e Conselheiro Nébias, onde depois o Atlético Santista mandava seus jogos e hoje também extinto.

O campo alugado pelo clube em 1912 na Villa Macuco continuou sendo usado para os jogos da liga interna do clube até por volta de 1917. A partir da inauguração da Praça de Esportes do Santos Futebol Clube, o Alvinegro Praiano passou a mandar os seus jogos contra os times da Capital em casa.

Em 1933, Urbano Vilella Caldeira Filho, um abnegado pelo clube, que foi de atleta a dirigente e não era raro vê-lo cuidando do campo na Vila Belmiro, faleceu. Em 24 de março, por indicação de Ricardo Pinto de Oliveira, a Praça de Esportes do Santos FC recebeu o nome de Urbano Caldeira.

A entrada original do Estádio, mas já em obras para as novas arquibancadas

A escritura original redigida a mão, datada de 1922, foi registrada na 1ª Comarca de Santos. Já em 22 de maio de 1989, houve a confirmação da posse definitiva do terreno e o registro da escritura foi feito no 3º Cartório de Notas de Santos.

Foi o estádio por onde passou vários craques e o Santos fez belíssimas apresentações. Não é a toa que ficou conhecida como a Vila mais famosa do mundo! Sim, o Estádio Urbano Caldeira, ou a Vila Belmiro.

* Com informações de Guilherme Guarche – Centro de Memória e Estatística do Santos FC.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações