Reage Lusa!

Por Lula Terras*

Mesmo na péssima situação, a torcida da Lusa compareceu em Tombos no jogo do descenso
(foto: Leonardo Lourenço)

Para não fugir ao tema futebolístico, razão do blog, um assunto que mais tem me preocupado nos últimos dias é a situação desesperadora por que passa a tradicional Associação Portuguesa de Desportos, que teve seu estádio colocado à Leilão, por dívidas trabalhistas. Assim como já vi, comentários nas redes sociais, que dizem se, concretizado o Leilão, a Lusa do Canindé encerrará suas atividades, como clube de futebol, empobrecendo ainda mais o já combalido futebol brasileiro.

O que tem causado grande revolta é a falta de ética e excesso de oportunismo de algumas pessoas, entre os quais, alguns jornalistas que, se aproveitam da situação e ficam colocando na imprensa e nas redes sociais, sugestões a grandes clubes, que aproveitem a ocasião para arrematar o estádio. Vi gente falando que o São Paulo FC deveria vender seu estádio, que ocupa área nobre no bairro do Morumbi, e comprar o Canindé, dando um trato legal nele. Até, para o Santos FC, foi sugerida sua compra, como boa alternativa na Capital, deixando de lado o Pacaembu, que tem imbróglios, difíceis de serem resolvidos.

A situação só piorou com o rebaixamento da Lusa para a Série D do Campeonato Brasileiro, após derrota de 2 a 0 para o Tombense neste fim de semana. A Portuguesa no primeiro semestre fez um péssimo Campeonato Paulista da Série A-2, onde em nenhum momento da competição chegou a brigar para chegar ao mata-mata, chegando a até ser ameaçado de entrar na zona do rebaixamento. Com a queda no torneio nacional, o risco da Lusa ficar sem calendário no segundo semestre a partir de 2018 é grande.

Título da Série B de 2011, a última alegria do torcedor lusitano
(foto: Agência Estado)

Apesar de torcedor do Santos FC, tenho, como sempre tive um carinho enorme pelas duas portuguesas, a da Capital e a Santista. Quando garoto e amante do futebol, tenho lembranças de grandes craques que por lá passaram, como Enéas, Ivair, Leivinha, Djalma Santos, Lorico, Marinho Peres, Dener, Zé Roberto, entre muitos outros que tem seu nome registrado na história do futebol brasileiro.

Para evitar que isso aconteça, espero e acredito que a colônia portuguesa, principalmente a que vive e trabalha na Capital, se mobilize para salvar o clube que já foi considerado um dos grandes de São Paulo. Campanhas publicitárias devem ser feitas por profissionais capacitados e engajados na luta, e o principal de tudo, que os maus administradores devem se afastar voluntariamente, para que outras lideranças surjam e recoloquem a Lusa no seu devido lugar dentro do cenário futebolístico. Enfim, Reage Lusa.

* José Terras de Souza, o Lula Terras, é jornalista, cobrindo esporte para vários veículos de comunicação, torcedor e sócio do Santos FC e assessor de imprensa da Prefeitura de Cubatão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações