Óscar Tabárez, um recordista!

Óscar Tabárez dirigiu a Seleção Uruguaia em 169 partidas

Nas duas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, o técnico da Celeste Olímpica, Óscar Tabárez, atingiu uma marca histórica. Com 169 partidas dirigindo a Seleção Uruguaia, Tabárez bateu o alemão Sepp Herberger e tornou-se o treinador que mais vezes dirigiu um único time nacional em todos os tempos.

A marca anterior, de Herberger, que dirigiu a Seleção Alemã entre 1936 e 1942 e de 1950 até 1964, era de 167 jogos. Era este número de jogos que Óscar Tabárez tinha com a Seleção Uruguaia antes de dirigi-la na derrota frente a Argentina, por 1 a 0, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza. Com a vitória de 4 a 0 sobre o Paraguai, no Centenário, o treinador chegou a 169 jogos à frente da Celeste.

Tabárez quando dirigiu o Milan

Óscar Tabárez assumiu a primeira vez a Seleção Uruguaia em 1988. Antes, ele já tinha dirigido o Bella Vista, o time sub-20 uruguaio, Danubio, Montevideo Wanderers, Peñarol e Deportivo Cali. Em sua primeira passagem, Tabárez foi vice-campeão da Copa América de 1989 e classificou a equipe para o Mundial de 1990, na Itália, onde levou a Seleção Uruguaia para as oitavas de final.

Depois da Copa de 1990, Óscar Tabárez rodou o mundo. Dirigiu Boca Juniors, da Argentina, Cagliari e Milan, da Itália, o espanhol Oviedo, voltou para o Cagliari, Vélez Sársfield, além de uma segunda passagem pelo Boca. Em 2002, ele deu uma parada na carreira até ser convidado para retornar para a Seleção Uruguaia, depois de cair para a Austrália na Repescagem Mundial da Eliminatória da Copa de 2006.

O treinador com Luis Suárez

Em sua segunda passagem pela Celeste Olímpica, Óscar Tabárez levou o time para duas Copas do Mundo: África do Sul 2010, onde o Uruguai conseguiu voltar a chegar a uma semifinal, o que não acontecia desde 1970, e Brasil 2014, quando foi eliminado pela Colômbia nas oitavas de final. Além disso, sob o comando de Tabárez, a Seleção Charrua conquistou a Copa América de 2011, realizada na Argentina.

E Óscar Tábarez tem tudo para estender ainda mais a marca, já que tem contrato com a Associação Uruguaia de Futebol até o final da Copa do Mundo de 2018. E como os uruguaios estão liderando as Eliminatórias Sul-Americanas e caminham para garantir a vaga no Mundial, este número será ainda maior.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações