terça-feira, 6 de setembro de 2016

Feriado, estreia de Leão, bandeiras ao chão e gol de Roque Júnior

O gol de Roque Júnior, no 'apagar das luzes' deu a vitória ao Brasil

Na noite desta terça-feira, dia 6 de setembro, o Brasil encara a Colômbia, na Arena Amazônia, em Manaus, por mais uma rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo Rússia 2018. Como é de praxe, O Curioso do Futebol recorda o confronto entre as duas seleções em 15 de novembro de 2000, no Morumbi, pelo qualificatório do Mundial de 2002.

Aquele confronto marcado para o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, no feriado da Proclamação da República estava cercado de expectativas. A principal delas era no comando técnico: depois da eliminação precoce nos Jogos Olímpicos Sidney 2000 e com o nome citado na CPI do Futebol, o treinador Vanderlei Luxemburgo deixou a Seleção e para o seu lugar foi contratado Emerson Leão, que a época dirigia o Sport (entre a demissão de Luxemburgo e a contratação de Leão, Candinho dirigiu o Brasil interinamente contra a Venezuela).

Rogério Ceni ajeitando a bola para a cobrança de falta

Porém, no jogo contra a Colômbia, Leão, suspenso pelo STJD, não pôde ficar no banco e o treinador de goleiros Pedro Santilli ocupou esta posição. Mas Leão já havia deixado claro um fato: caso tivesse uma chance em cobrança de falta, o goleiro Rogério Ceni, que já estava conhecido por fazer gols pelo São Paulo FC e jogando em casa, estava autorizado para cobrá-las.

E logo que iniciou o jogo, que foi realizado no período vespertino, devido ao feriado, houve uma falta um pouco à frente da intermediária. Rogério Ceni foi para a cobrança, mas bateu fraco. O Brasil dominava a partida, mas criava pouco.O jogador mais ativo era Edmundo, que na época defendia o Santos e havia sido convocado para o lugar de Romário, que machucado foi cortado.

O Brasil não jogava mal, o problema era o ataque que pouco fazia. Na defesa, Roque Júnior e o estreante na seleção principal Lúcio davam conta do recado. Nas laterais, o experiente Cafu e Júnior faziam uma boa partida. Porém, sem muito objetivo a partir do meio-de-campo, a torcida começou a vaiar o Brasil.

As bandeiras que foram jogadas no gramado do Morumbi

Através do rádio, Leão deu ordens para que Pedro Santilli fizesse as substituições: Juninho Pernambucano substituiu Vampeta, Marques entrou no lugar de Edmundo e o sãopaulino França saiu para a estreia de Adriano. Mas as mudanças não surtiram efeito. Para piorar, a torcida começou a jogas as pequenas bandeiras do Brasil, entregues na entrada do estádio, no gramado.

A revolta foi clara, a pressão atrapalhou os jogadores, que não conseguiam concluir as jogadas e parecia que aquele 15 de novembro não era o dia da Seleção Brasileira. Mas, aos 47 do segundo tempo, quando todos que estavam no Morumbi estavam conformados com o empate, apesar da raiva, Juninho Paulista cobrou escanteio da esquerda e Roque Junior, de cabeça, deu a vitória para o Brasil: 1 a 0, placar final no Morumbi.

Melhores momentos da partida

Ficha Técnica

BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA

Data: 15 de novembro de 2000
Local: Morumbi - São Paulo-SP
Público: 56.213 expectadores
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Assistentes: Fernando Cresci (URU) e Jorge Cabrera (URU)

Cartões Amarelos
Brasil: Edmundo, Roque Júnior, César Sampaio e Júnior.
Colômbia: Jorge Bolaño e Mauricio Serna.

Cartão Vermelho
Colômbia: Jairo Castillo.

Gol
Brasil: Roque Júnior, aos 47' do segundo tempo.

Brasil: Rogério Ceni; Cafu, Lúcio, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Vampeta (Juninho Pernambucano), Juninho Paulista e Rivaldo, Edmundo (Marques) e França (Adriano) - Técnico: Pedro Santilli (Emerson Leão).

Colômbia: Miguel Calero; Gonzalo Martínez, Arley Dinas, Mario Yepes e Gerardo Bedoya; Mauricio Serna, Jorge Bolaño, Víctor Hugo Aristizábal e Alexander Viveros; Juan Pablo Ángel (Víctor Bonilla) e Jairo Castillo - Técnico: Luis Augusto García
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações