Flamengo de Guarulhos lança a Corvopédia

Logo da Corvopédia

Neste dia primeiro de junho, a Associação Atlética Flamengo, o mais vitorioso clube de futebol guarulhense, completa 62 anos de existência. Para coroar a nobre data, o Rubro-Negro presenteou os fanáticos torcedores com o lançamento de uma inovadora e histórica plataforma online: a Corvopédia, a enciclopédia virtual do time que honra e destaca o Jardim Tranquilidade desde 1954. O trabalho inovador foi idealizado pelo assessor de imprensa Marcos Vieira Ribeiro. Gabriel Pitor Oliveira é o responsável pela direção administrativa e produção. 

A Corvopédia, responsável por corrigir e revigorar o pré-existente acervo histórico do Flamengo, surge para esclarecer inúmeras dúvidas acerca do passado rubro-negro. “Muitos pensam que o primeiro campeonato profissional disputado pelo Corvo foi a Série B1-B de 1998. Contudo, o clube disputou a última divisão paulista em 1979 e 1980. Fomos buscar os jogos referentes à trajetória oficial inaugural da equipe e adicionamos esses dados raros ao arquivo já existente, que foi completamente reformulado. Agora, todas as contas batem. Os torcedores podem consultar todos os dados com segurança”, explicou Marcos, de 21 anos, quinto colocado do Troféu Ford ACEESP de 2015 na categoria Assessoria de Imprensa.

Marcos e Gabriel são os responsáveis pelo grande trabalho

Marcos, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, também destacou a necessidade de viabilizar uma plataforma confiável de pesquisa aprofundada sobre o Flamengo, clube que não contava, até então, com um arquivo interativo e disponível sobre a sua história, iniciada pela carioca Guiomar Pereira Xavier – responsável por apadrinhar um grupo de garotos que jogava futebol em um campo da rua Batuíra (atual rua Cabo Antônio Pereira da Silva), logradouro paralelo ao estádio Antônio Soares de Oliveira. 

“Além de expor todos os jogos da história do Flamengo, bem como a quantidade de gols marcados e sofridos, a Corvopédia permite ao internauta a consulta exata sobre o desempenho do Corvo contra determinada equipe, região paulista e até cores – ou seja, o clube versus times tricolores, alviverdes e alvinegros. Pensamos com carinho em cada retrospecto que poderíamos criar. O resultado foi extremamente surpreendente. Espero que os torcedores e membros da imprensa desfrutem dessa eficiente plataforma, uma verdadeira geradora de tabus e curiosidades”, avaliou o idealizador. 

Acesso virtual da Corvopédia

A home interativa da Corvopédia, configurada com design simples, que facilita a consulta dos dados históricos, recebe o suporte de incríveis 35 PDFs com informações sobre o Flamengo – todos disponíveis para download. “O internauta pode baixar arquivos que trazem o aproveitamento anual do clube, a artilharia completa, as maiores sequências invictas, os adversários mais vezes enfrentados, o ranking de goleadas... Enfim, um trabalho completo e minucioso, que, além de essencial suporte à imprensa, serve para situar o clube temporalmente”, declarou Marcos. 

Responsável por corrigir e revigorar o acervo pré-existente do Flamengo, Marcos exaltou o trabalho de Gabriel Pitor Oliveira, responsável por configurar o layout do site, elaborar os menus interativos e cuidar da confecção de cada PDF. “Ele é um irmão que a vida me apresentou. Uma pessoa extremamente competente e talentosa. Sem essa ajuda, certamente, a Corvopédia não sairia da maneira desejada. É um ofício trabalhoso para cuidar sozinho, ainda mais em época de TCC. Por isso, sei que convoquei o profissional certo para estar comigo, expondo ideias novas e construindo o portal de modo eficiente e bem postado”, sintetizou. 

Canecas do projeto

Pitor já tem experiência no manuseio de registros históricos, uma vez que desde 2012 se dedica às pesquisas acerca da história do Rio Branco de Americana. Em julho do ano passado, Gabriel lançou dois acervos que contam a história do Tigre da Paulista em jogos e fatos. Para ele, foi um desafio se envolver com o projeto da Corvopédia: “É sempre um desafio quando você sai da sua zona de conforto. Falar do Rio Branco, para mim, é algo do dia-a-dia. Agora, para realizar um bom trabalho na criação e direção da Corvopédia tive que passar por todo um processo de ambientação e de conhecimento da história do Flamengo. Isso torna desafiante. Creio que não posso errar, não posso ser inconsequente ao lidar com a história de uma instituição importante.” 

Gabriel Pitor também destacou a importância de iniciativas que visam a preservação histórica como a de Marcos: “É de suma importância. Eu sempre digo que sem passado não temos identidade. Hoje, com o lançamento deste acervo, podemos dizer que o Flamengo tem identidade, tem a sua história preservada como deve ser com qualquer time de futebol ou qualquer instituição.” 

Alguns dos materiais de pesquisa

Além de ressaltar a importância da iniciativa, Pitor também falou da utilidade da Corvopédia: “O acervo pode ser usado de várias formas. Em Americana, muitos jornalistas consultam meu acervo do Rio Branco para matérias de pautas frias ou para um complemento de pré-jogos e pós-jogos. Quando não há um dado no site, eles me questionam e logo eu abasteço o meu acervo. Acredito que a imprensa guarulhense pode fazer o mesmo. A grande imprensa pode utilizar para conhecer melhor o Flamengo. O torcedor pode utilizar como instrumento de motivação em caso de tabus ou de valorização de conquistas. E, óbvio, quando um torcedor tem o conhecimento histórico do seu time, ele cria um vínculo muito forte com a instituição. Então, a Corvopédia pode trazer novos torcedores e a consolidar outros, alimentando o brio de ser flamenguista.” 

Por fim, o diretor administrativo e produtor contou como foi o processo de formulação do site: “O Marcos me passou todos os dados por ele pesquisados. Eu peguei aquilo e transformei em uma planilha própria para estudos estatísticos históricos. Passamos a levantar as estatísticas: sequências de vitórias, gols feitos por ano... E, quando terminado, projetamos como seria o site e como o visitante poderia ter acesso às estatísticas. Um site que tem que ser leve, mas eficiente, bem feito e que dê facilidade ao internauta.”

Acesse a Corvopédia clicando aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações