¡Carbonero campeón!

Jogadores do Peñarol comemorando o título
(foto: Juan Ignacio Manzonni / EFE)

Na tarde deste domingo, dia 12, no Estádio Centenario, em Montevidéu, o Peñarol sagrou-se campeão uruguaio pela 50ª vez (ou 45ª se não contar com os títulos do CURCC, como alguns pesquisadores consideram) ao bater a grande sensação da competição, o Plaza Colônia, por 3 a 1. No tempo normal, a partida terminou com o placar de 1 a 1. Foi na prorrogação que os Carboneros conseguiram fazer dois gols e garantir a taça.

O Plaza Colonia, campeão do Clausura, entrou no gramado com a obrigação de vencer a partida para levar a decisão do campeonato para final, que seria em dois jogos, contra o próprio Peñarol. Já a equipe Carbonera, que ganhou o Apertura, precisava simplesmente ganhar no domingo para levantar o caneco, já que foi o time que fez mais pontos na soma dos dois turnos (Apertura e Clausura).

Torcida do Plaza Colonia se fez presente, mesmo em menor número
(foto: Juan Ignacio Manzonni / EFE)

A esperança era grande pelos lados do Plaza. O time conseguiu confirmar o título do Clausura vencendo o Peñarol no Campeón del Siglo, o novo estádio Carbonero, o que foi uma grande façanha. Por isso, conseguir vencer a mesma equipe no 'neutro' Centenario não seria impossível. Porém, o histórico campo de Montevidéu estava tomado pela torcida Aurinegra.

O jogo não foi fácil. O Plaza Colonia abriu o placar aos 25 minutos do segundo tempo, com Furia. Atrás no marcador, o Peñarol foi para cima e empatou dez minutos depois, com Diego Rossi. O tento Carbonero desanimou o pequeno time de Colonia de Sacramento, que na prorrogação foi dominado pelo Peñarol, que garantiu a vitória e, consequentemente, o título com gols de Oliveira e Affonso.

Torcida invadiu o gramado e fez grande festa
(foto: Juan Ignacio Manzonni / EFE)

O título do Peñarol realizou um sonho de um dos grandes craques da história recente do futebol uruguaio. Diego Fórlan conquistou, pela primeira vez, um Campeonato Uruguaio. Ele topou jogar pelos Carboneros por ser torcedor do clube e realizar esta façanha, já que ele saiu cedo do Uruguai e praticamente só tinha jogado profissionalmente fora do país.

O resultado foi péssimo para o Plaza Colonia. Além de perder o título, a derrota tirou a chance do Alviverde de Colonia de Sacramento de chegar à Copa Libertadores. Como a equipe, que há dois anos estava na Segunda Divisão Uruguaia, foi mal no Apertura (terminou em 12º), a equipe foi 'apenas' a quarta colocada na Tabela Anula (somando os pontos do Apertura e Clausura). Para garantir a vaga na principal competição da América do Sul, o time precisava vencer neste domingo, forçando a final e, assim, garantiria, ao menos, o vice-campeonato. Porém, o Plaza está na Copa Sul-Americana.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações