Série C de 2016 promete grandes jogos e brigas pelo acesso

Por Victor de Andrade, Juliano Ravanelli, Giovanni F. Romão e Lucas Paes


Começa neste sábado, dia 21, o Campeonato Brasileiro da Série C. Cuiabá e Remo, às 19 horas, na Arena Pantanal, abrem a competição. São 20 clubes de todas as regiões do País em busca de uma das quatro vagas na Série B de 2017.

Assim como nos campeonatos anteriores, os 20 times participantes estão divididos em duas chaves de 10 equipes. O Grupo A conta com equipes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Já o B terá as equipes do Sul e Sudeste. Quatro equipes de cada chave se classificam para as quartas de final, que é a fase que define os acessos. 

Ao contrário de 2015, quando o Vila Nova foi campeão, mas Londrina, Brasil de Pelotas e Tupi de Juiz de Fora também conseguiram o acesso, mas semelhante aos anos anteriores, as equipes do Grupo A entram na competição com mais força que os times do B.

Confira como os times vão disputar a competição:

GRUPO A
ABC-RN – ASA-AL – América-RN – Botafogo-PB – Confiança-SE
Cuiabá-MT – Fortaleza-CE – Remo-PA – River-PI  Salgueiro-PE


ABC

Lúcio Flávio quer respeito ao ABC
(foto: Frankie Marcone/ABC FC)

O campeão potiguar de 2016 terá, logo de cara, o clássico contra o América na abertura da Série C. Confiante, o ABC espera brigar pelo acesso. O técnico Geninho chegou no meio do estadual e acertou a equipe, que tem como destaques Léo Fortunato, Echeverria, Jones Carioca e o experiente meia Lúcio Flávio.


América-RN

Sérgio China dirige o Mecão
(foto: divulgação)

O América de Natal perdeu o título potiguar de 2016 para o ABC. E a estreia na Série C é, justamente, contra o rival. O técnico Sérgio China espera ter uma equipe competitiva, que esteja na briga pelo acesso. O Mecão contratou Memo, Bruno Formigoni, o lateral Everton, o zagueiro João Paulo, o goleiro Daniel. e os meias Raphael Toledo e Elias.


ASA

Jonata é uma das contratações do ASA
(foto: William Rocha/ASA)

O clube de Arapiraca teve um dos piores inícios de temporada dos últimos anos. Sem passar perto da disputa do título estadual, o ASA foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Gênus de Rondônia. Para a Série C, o técnico Jaelson Marcelino espera que o time consiga resultados melhores. Para isto, a agremiação contratou alguns destaques do Alagoano, como o atacante Jonata (ex-CRB), o lateral-esquerdo Gilmar, o meia Edjailson e o atacante Jefferson Baiano. Os três últimos vindos do Santa Rita.


Botafogo-PB

O Belo eliminou o River na Copa do Brasil
(foto: Erica Paz/Botafogo-PB)

O Botafogo da Paraíba começou bem o ano. Com vaga garantida na final do Estadual (esperando a decisão entre Campinense e CSP), o clube também já avançou duas fases na Copa do Brasil, eliminando Linense e River. O Belo estreia na competição contra o Salgueiro, em Pernambuco. O treinador da equipe é Itamar Schülle e o destaque é o atacante Carlinhos.


Confiança

Confiança treina duro para a estreia
(foto: divulgação)

A equipe sergipana não foi muito bem no campeonato estadual, ficando de fora da final e perdendo a chance do tricampeonato. Para a Série C, o clube foi 'às compras' e trouxe Cascata (ex-América-RN), Maurão (ex-São Caetano e URT) e Joãozinho (ex-Taubaté e com passagem pelo futebol português). A torcida também conta com os gols do artilheiro Leandro Kível. O técnico é Betinho.


Cuiabá

Campeão do Paulista da A-2, Samuel Teram volta ao Cuiabá
(foto: Assessoria de Comunicação do Cuiabá EC)

O primeiro semestre do Cuiabá foi fraco. A equipe caiu na semifinal do Estadual (para o rival Luverdense), nas quartas da Copa Verde (para o Aparecidense-GO) e na primeira fase da Copa do Brasil (para o Juazeirense-BA). Já a sequência de 2016 será bem intensa pois, além da Série C, o clube disputará a Copa Sul Americana. O técnico Flávio Araújo recebeu até agora 16 reforços. Destaques para o goleiro Henal (ex-São Bento-SP), Ronny, atacante (ex-Nautico), e o meia Diogo, vice-campeão e vice-artilheiro do Cearense pelo Uniclinic.


Fortaleza

O Fortaleza eliminou o Flamengo na Copa do Brasil
(foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O ano começou muito bem pro Leão do Pici. Apesar de não ter ido tão longe no Nordestão, o clube conquistou o bicampeonato Estadual e ainda eliminou o Flamengo na Copa do Brasil. Mas a fanática torcida tricolor quer mesmo que a “maldição" da Série C acabe. Já são 6 anos de frustrações, com três eliminações no mata-mata que daria o acesso. O técnico Marquinhos Santos conta com um elenco muito experiente, com destaques para figuras conhecidas, como os volantes Corrêa e Dudu Cearense, o meia Everton e o atacante Anselmo.


Remo

Remo goleou Seleção de Bragança em amistoso
(foto: Kassio Galdino/Remo)

A torcida remista quer esquecer o primeiro semestre de 2016. Além de uma campanha medíocre no Estadual, onde nem chegou à final, o clube sofreu nas mãos do arquirrival, perdendo a final do 1º turno do Paraense e a semifinal da Copa Verde para o Paysandu. O técnico Marcelo Veiga recebeu nove reforços pra disputa da Série C. Além disso, o elenco já contava com jogadores rodados, como o goleiro Fernando Henrique (ex-Fluminense), o meia Eduardo Ramos (ex-Corinthians e Náutico) e o atacante Ciro (ex-Sport e Fluminense).


River

Goleiro Naylson passa segurança para a defesa do River
(foto: divulgação)

Eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste e na segunda fase da Copa do Brasil (para o Botafogo-PB), o Galo ainda briga pelo título estadual (precisa de um empate contra o Altos, em jogo que será em 26 de maio). Atual vice-campeão da Série D, o time do técnico Capitão tem como destaques o meia Junior Xuxa e o centroavante Vanderlei (artilheiro da equipe no Estadual).


Salgueiro

Evandro Guimarães conversando com o elenco do Carcará
(foto: Darlando Barros)

O Carcará do Sertão fez um primeiro semestre razoável. Caiu nas quartas da Copa do Nordeste (para o Campinense) e foi quarto colocado no Estadual. Na Copa do Brasil, o time decepcionou, caindo para a Ferroviária na primeira fase. Na Série C, o clube, além de reformular o elenco, conta com novo técnico. Evandro Guimarães chega da Juazeirense-BA para substituir Sérgio China, que foi pro América-RN. O destaque fica pra Cássio Ortega, meia de 25 anos, que entrou na Seleção do Campeonato Pernambucano.


GRUPO B
Boa Esporte-MG – Botafogo-SP – Guarani-SP – Guaratinguetá-SP  Juventude-RS
Macaé-RJ – Mogi Mirim-SP – Portuguesa-SP – Tombense-MG  Ypiranga-RS


Boa Esporte

Boa tenta apagar péssimo início de ano
(foto: Régis Melo/globoesporte.com)

O Boa vem de uma sequência bem ruim desde a temporada passada, amargando dois rebaixamentos seguidos. Em 2015, o time foi rebaixado para a Série C do Brasileiro e esse ano amargou a queda para o Módulo II do Campeonato Mineiro. Querendo evitar outro fracasso, o Boa busca novo ânimo para sua volta a Série C depois de 6 anos. Julinho Camargo foi anunciado como novo treinador do Boa Esporte. Muitos atletas remanescentes do Campeonato Mineiro continuaram no Boa, com destaque para o goleiro Rodolfo, de apenas 21 anos. A lista de reforços é encabeçada pelos atacantes Ricardinho, ex-Guarani-SP, e Lucas Chavier, ex-Rio Claro-SP.


Botafogo-SP

Botafogo busca o segundo acesso seguido nacional
(foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo)

Empolgado com o inédito título brasileiro, o Botafogo bem que pareceu que começaria o ano com toda força, mas brigou para não cair a Série A-2 do Paulistão, conseguindo escapar no fim. Na Série C depois de 13 anos, o Pantera quer repetir o feito do ano passado e conseguir mais um acesso. O treinador Márcio Fernandes, campeão com o Vila Nova ano passado, deve manter a base que livrou o time do rebaixamento, mas contratou o zagueiro Filipe, o volante Derli, os meias Zotti e Carlos André, e o centroavante Isac.


Guarani

Bugre venceu jogo-treino contra o Raça por 5 a 1
(foto: divulgação)

O Bugre campineiro sofreu mais uma decepção na Série A2 do Campeonato Paulista, deixando escapar a classificação para a fase decisiva dentro do Brinco de Ouro. Na Série C desde 2013, o Guarani quer largar as campanhas pífias e retornar no caminho da glória. O Guarani acertou com alguns reforços, como o goleiro Leandro Santos (ex-Oeste), o lateral-direito Daniel Damião (ex-XV de Piracicaba) e os atacantes Pipico (ex-Macaé) e Renato Silva (ex-Boa Esporte). O treinador será Pericles Chamusca.


Guaratinguetá

Guaratinguetá mandará seus jogos em Limeira

Em queda livre, o Guaratinguetá amargou mais um vexame em sua história. Desta vez, o Guará foi rebaixado para a Segunda Divisão (equivalente à Quarta Divisão) do Campeonato Paulista, se tornando o primeiro clube paulista a disputar um torneio nacional na última divisão estadual de São Paulo em 2017. Mais uma vez, a Garça do Vale vai entrar na competição tentando se livrar de outra queda. O Guaratinguetá fechou parceria com o Independente de Limeira, que cederá parte de seus jogadores, comissão técnica e o Estádio Agostinho Prada para o Tricolor do Vale. O treinador será o João Telê.


Juventude

Juventude vem animado com bom desempenho no início do ano
(foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.com.br)

Animado com a belíssima campanha no estadual, conquistando o vice-campeonato, e o bom desempenho na Copa do Brasil (eliminando o Coritiba), o Juventude entra nessa Série C como um dos favoritos na briga pelo acesso. Sem mudanças, o Juventude entra nessa Série C com o elenco que foi muito bem no Gauchão. O treinador será o Antônio Carlos Zago. Já a torcida está com esperança que o clube da serra consiga o acesso.


Macaé

Macaé empatou em jogo-treino contra o Serra Macaense
(foto: divulgação)

Rebaixado da Série B, o Macaé tenta se reerguer depois de perder diversos jogadores após a campanha no Carioca, onde foi semifinalista da Taça Rio. O time do norte fluminense contará com um elenco que mescla jogadores experientes e alguns destaques da base para a disputa da Série C. O atacante Pipico era o principal destaque da equipe, mas foi negociado com o Guarani. Dônovan e Matheus Babi, dois atacantes do sub-20, estão chamando a atenção devido ao desempenho no Campeonato Carioca da categoria e podem se tornar os destaques do time.


Mogi Mirim

Edmar reforça o Sapão na competição
(foto: Marcelo Gotti/Mogi Mirim)

O Mogi vive um péssimo momento. Rebaixado na série B do ano passado e também no Paulistão deste ano, os Alvirrubros tentam não fechar uma trinca de quedas no ano. O atacante Roni é o principal destaque da equipe. Recentemente, o clube rebatizou o Estádio com o nome de Vail Chaves, que era o primeiro nome de seu estádio que já teve diversas nomeações, incluindo uma homenagem ao Papa João Paulo II.


Portuguesa

Fernando Baiano é o novo gerente de futebol da Lusa
(foto: Felipe Higino/Portuguesa)

A Lusa é outro paulista que não teve uma boa primeira parte de temporada. O time lutou contra o descenso no estadual da A2 e desde o “Caso Héverton”, em 2013, nunca mais se recuperou. Para a disputa da Série C deste ano, a Portuguesa aposta suas fichas no atacante Bruno Mineiro, que já teve boas passagens pelo clube. Em 2015, a Lusa bateu na trave sendo eliminada nas quartas de final pelo Vila Nova, mas o desempenho no início do ano leva a crer que o time dificilmente conseguirá passar da primeira fase na série C.


Tombense

Tombense venceu jogo-treino contra o Goytacaz na preparação
(foto: divulgação)

Semifinalista no campeonato estadual do ano passado, este ano o Tombense parou na primeira fase, ficando apenas na oitava colocação, chegando a ter pesadelos com o rebaixamento. Na Copa do Brasil, o time caiu na primeira fase diante do Fluminense, perdendo em Minas por 3 a 0 (eliminando assim o jogo de volta). O principal goleador e destaque do time é o atacante Daniel Amorim.


Ypiranga

Equipe vem avançando na Copa do Brasil e espera fazer boa Série C
(foto: divulgação)

Eliminado nas quartas do Gauchão pelo Juventude, o Ypiranga conseguiu avançar na Copa do Brasil e, inclusive, eliminou recentemente o Aparecidense na segunda fase da competição. Curiosamente, o Juventude será justamente o adversário da estreia do Ypiranga na série C na segunda-feira, dia 23. João Paulo, Túlio Renan e Léo são os principais destaques do time de Erechim que tenta buscar um histórico acesso a série B.

Confira tabela completa da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações