Givanildo Oliveira - este merece o título!

Givanildo tem bons trabalhos no futebol brasileiro

Este fim de semana foi marcado pelas decisões estaduais. Entre os técnicos campeões, tem um que me chamou mais a atenção: Givanildo Oliveira. Ele conquistou o Campeonato Mineiro pelo América, quebrando um jejum de 15 anos sem título estadual pelo clube. Mas, além disso, a conquista tem um fato interessante: é raro um técnico nordestino conquistar algum campeonato estadual do Sul e Sudeste do Brasil.

Givanildo nasceu em Olinda, no Estado do Pernambuco, em 8 de agosto de 1948. Começou no futebol no Santa Cruz, onde profissionalizou em 1968. Volante rápido, com grande movimentação e passes precisos, Givanildo chamou a atenção do Corinthians, onde jogou em 1976 e 1977, chegando a defender a Seleção Brasileira por seis jogos nesta época. Depois da passagem pelo Timão, Givanildo voltou ao Santa Cruz e ainda chegou a defender Fluminense e Sport, onde encerrou a carreira em 1984 e iniciou os trabalhos como treinador.

Como técnico, Givanildo passou por quase todos os grande clubes do Norte e Nordeste do Brasil, sempre fazendo bons trabalhos. Só para se ter uma ideia, o treinador conquistou seis campeonatos paraenses, um alagoano, quatro pernambucanos e um baiano. Os números não enganam: é um profissional de sucesso!

O América conquistou o Mineiro neste ano

Porém, não podemos negar que há uma resistência a técnicos nordestinos nos clubes do Sul e Sudeste do País. Eu diria que existe até um preconceito velado. Givanildo é um dos poucos a derrubar este 'muro'. Nos anos 90, ele dirigiu Bragantino, Ponte Preta e Guarani. Em 2006, esteve no Atlético Paranaense. É uma marca interessante, mas muito pouco para a competência e os anos de carreira do profissional.

Mas, Givanildo Oliveira tem uma história linda com um simpático clube da região Sudeste: o América Mineiro. Pelo Coelho, ele já conquistou as Séries B (em 1997) e C (em 2009) do Campeonato Brasileiro, além de outras belas campanhas com a equipe de Belo Horizonte.

No ano passado, o América conseguiu voltar à Série A do Campeonato Brasileiro com Givanildo Oliveira no comando. Para o currículo do treinador faltava um título estadual na região. E ele conseguiu! O empate de ontem em 1 a 1 com o Atlético garantiu a taça de campeão mineiro para o Coelho. O primeiro do treinador no Sul e Sudeste.

Givanildo é um treinador competente e trabalhador. Mostra que consegue tirar o máximo de suas equipes, que sempre praticam um bom futebol. Mais do que isso, Givanildo Oliveira prova que um técnico nordestino pode ter espaço e sucesso no futebol do Sul e Sudeste do Brasil.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações