Fifa não reconhece Liga de Futebol Paulista, mas Taça está 'de pé'


A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) comunicou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última terça-feira, dia 17, que não reconhecerá a Liga Paulista de Futebol, criada sem autorização da CBF. Porém, amparada através da Lei Pelé, a Liga Paulista comunicou que continuará com suas atividades e a Taça Paulista, prevista para começar dia 3 de junho, será realizada.

Segundo nota divulgada pela CBF, em abril, a Liga Paulista havia feito um comunicado a sua constituição à Fifa, que imediatamente consultou a entidade do futebol brasileiro, indagando se a ela foi reconhecida pela Confederação. Informada que o processo de criação foi feito à revelia, emitiu ofício informando que não reconhecerá a iniciativa.

Em documento assinado pelo Secretário Geral, Markus Kattner, a entidade mundial afirma que “não tomará qualquer medida com relação a essa organização, tampouco apoiará qualquer de suas competições ou atividades. Além do mais, queremos deixar claro que a FIFA não manterá nenhuma comunicação com a Liga Paulista de Futebol ou com qualquer outra liga recém-formada dentro de seu território sem o consentimento prévio da CBF”.

Formação dos grupos da Taça Paulista

Em trecho inicial, Kattner faz referência ao artigo 20 de seus estatutos, onde se afirma explicitamente que “clubes, ligas ou quaisquer outros grupos afiliados a uma associação membro serão subordinados e reconhecidos por essa associação membro”.

Liga - O Curioso do Futebol entrou em contato com o vice-presidente da Liga de Futebol Paulista, Luciano Duarte Nascimento, que esclareceu que o Departamento Jurídico da entidade já comunicou a CBF, Conmebol e Fifa quanto a criação e constituição da Liga de acordo com a Lei Pelé, em seus artigos 16 ao 20, que fala sobre a criação de ligas regionais e nacionais.

Além disso, a entidade comunicou todos os órgãos competentes, como Ministério do Trabalho, Ministério Público Estadual do Trabalho, Ministério Público Federal do Trabalho, Sindicato dos Atletas de São Paulo, Sindicato dos Árbitros São Paulo e Ministério dos Esportes.

Apesar do não reconhecimento da Liga de Futebol Paulista pela Fifa e CBF, a decisão não influencia na existência da entidade e a competência dela em organizar campeonatos. Por isto, a Taça Paulista continua confirmada, com seu início marcado para o dia 3 de junho, com a partida entre Corinthians de Presidente Prudente e Jalesense, às 20 horas, no Prudentão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Que a liga abriu portas de empregos e inegável. Porem vamos aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edinho, como coloquei na matéria, a Lei Pelé garante a legalidade da Liga, mesmo sem o reconhecimento da CBF e Fifa. Portanto, o jogo deve seguir.

      Excluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações