¡Bravo, Plaza Colonia!

Jogadores do Plaza comemoram título do Clausura Uruguaio
(foto: Marcelo Bonjour/Ovación)

O Plaza Colonia conseguiu uma incrível façanha ao derrotar o Peñarol, por 2 a 1, na tarde deste domingo, dia 29 de maio, no Estádio Campeón Del Siglo, em Montevidéu. Com o resultado, a equipe da cidade de Colonia de Sacramento, que tem pouco mais de 26 mil habitantes, conquistou o Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio, com uma rodada de antecipação, garantindo vaga na fase final da competição.

Só para se ter uma ideia da façanha, desde que o sistema de primeiro e segundo turnos foram adotados no Campeonato Uruguaio, na temporada 2005/2006, apenas em uma ocasião houve equipe de fora da capital Montevidéu. Foi, justamente, na primeira vez: no Apertura de 2005, o Rocha conseguiu vencer, mas perdeu a final do campeonato para o Nacional.

O Plaza Colonia conseguiu um grande feito. A equipe conseguiu o acesso para a primeira divisão na temporada 2014/2015 e no Apertura 2015 ficou apenas na 13ª colocação. Na verdade, a equipe da cidade histórica uruguaia pensava apenas em escapar do rebaixamento no atual campeonato.

O treinador Eduardo Espinel (foto: AUF)

Porém, desde o início do Clausura, o Plaza Colonia ficou entre os três primeiros colocados, trocando de posição com os gigantes Peñarol e Nacional. Aliás, um dos grandes trunfos da equipe alviverde no segundo turno foi, justamente, derrotar os dois grandes do futebol uruguaio. No dia 28 de fevereiro, o Plaza fez 2 a 0 no Bolso, em casa, e hoje derrotou os Carboneros por 2 a 1, no campo do adversário.

Com alguns destaques, como Alejandro Villoldo e Nicolas Milesi, o time que vendeu Lugano para o São Paulo FC, em 2003, não terá vida fácil para conquistar o título uruguaio e ser a primeira equipe de fora da capital a conquistar o feito. O Plaza precisa vencer o Peñarol, que conquistou o Apertura, para chegar à final contra, provavelmente... o mesmo Peñarol, já que a equipe Aurinegra é, até agora, a que mais somou pontos nos dois turnos. Porém, o Nacional tem uma pequena chance de terminar com mais pontos. Aí, seria o Bolso que esperaria o vencedor de Plaza e os Carboneros.

Explica-se: a decisão do Campeonato Uruguaio se define da seguinte forma: os campeões do Apertura e do Clausura se enfrentam, em uma partida, para definir quem terá a vaga na final contra a equipe que mais pontuou nos dois turnos somados. Se uma equipe vencer os dois torneios, é o campeão uruguaio diretamente.

As datas e horários das partidas serão definidas entre a Associação Uruguaia de Futebol e os clubes e deve ser anunciada apenas no dia 6 de junho, já que ainda será realizada a última rodada do Clausura.

O time do Plaza antes da partida (foto: AUF)

Incentivo - A conquista do Plaza Colonia pode incentivar as equipes do interior uruguaio a disputarem os campeonatos da AUF. Apesar de a Organización de Fútbol del Interior (OFI) organizar um bom campeonato com os clubes interioranos, apenas oito (Plaza Colonia, Juventud, Cerro Largo, Atenas, Maldonado, Rocha, Tacuarembó e Oriental) das 31 equipes que disputam a primeira ou segunda divisões profissionais do Campeonato Uruguaio são de fora de Montevidéu.

A conta aumenta para 10 se considerar El Tanque Sisley e Sud America, que são da capital, mas estão jogando em outras cidades. Só para se ter uma ideia da dificuldade, cidades de bom porte, nos padrões uruguaios, como Salto e Paysandu não têm times profissionais atualmente. Por isso, quem sabe, o título do Plaza não seja o incentivo para estas cidades ou outras para entrarem no profissionalismo. Isso também passa por um acerto entre AUF e OFI e, assim, expandir ainda mais o futebol do país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Belo texto
    só uma correção se vc aceitar é claro, o Cerro Largo é da cidade de Melo, creio que é o tima mais distante da capital uruguaia a disputar a primeira divisão

    ResponderExcluir
  2. Sim Cerro Largo é de Melo mesmo. E outra correção, Peñarol ainda não ganhou a tabela anual. È muito dificil de acontecer, mas Nacional ainda tem chance. Precisa Nacional Ganhar e Peñarol perder o próximo jogo, ali ficariam os dois com 57 e deveriam definir em 1 jogo.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações