sábado, 23 de abril de 2016

Um jogo no Allianz Parque. De Rúgbi!

A casa do Palmeiras foi palco para uma partida de Rúgbi

Este sábado, dia 23 de abril, reservou uma tarefa muito legal para O Curioso do Futebol. Seria a primeira vez que eu, Victor de Andrade, iria ao Allianz Parque, a nova casa do Palmeiras desde 2014. Mas havia algo de diferente: não seria uma partida de Futebol e sim de Rúgbi!

A Seleção Brasileira, conhecida como Tupis, enfrentaria o Uruguai, os 'Los Teros', em jogo válido pelo Campeonato Sul-Americano da modalidade. Como os preços estavam convidativos (R$ 20,00 a entrada), ao contrário dos valores exorbitantes praticados nos jogos do Palmeiras, fui conferir a partida ao lado do grande amigo e colaborador do site, Ricardo Russini Pucci (teríamos uma terceira integrante, minha esposa Elis Rebouças, mas ela desistiu da empreitada, pois hoje é o aniversário de minha cunhada).

Me encontrei com Pucci na Barra Funda às 14h30. Paramos para almoçar (saí direto faz dos estúdios da CBN Santos, onde fiz o CBN Esportes, para São Paulo. A fome era enorme!) e já seguimos em direção ao portão C do Allianz Parque. Para quem conhecia o antigo Estádio Palestra Itália, é o local onde entrava às torcidas visitantes.

Uma jogada de Scrum durante a partida

O novo estádio em nada lembra o antigo. Realmente o Palmeiras tem hoje uma das melhores casas entre os clubes brasileiros. Se não for a melhor. Ficamos na terceira fileira, muito próximo ao campo. A visão é muito boa, o que facilitou, inclusive, para fazer as fotos.

Não sou o maior entendedor de Rúgbi do mundo, mas estou muito longe de ser leigo, apesar desta ser a minha primeira vez vendo um jogo da modalidade dentro de campo. Entendo as regras e sei quais são as melhores equipes do mundo e da América do Sul. Por isso, já esperava o Uruguai, que é o segundo melhor time do continente, favorito. 

Antes de iniciar o jogo, percebi a presença do bom público no Allianz Parque. Foram 7.696 pagantes na partida em um esporte que não é popular no Brasil. Também é importante salientar a publicidade e a organização do evento. Impecáveis! Inclusive, tinham pesquisadores procurando saber como você soube da partida e se conhece o esporte.

Time uruguaio mostrou-se tecnicamente superior

Vamos para o jogo. Logo de início o Uruguai abriu 10 a 0, com um penal (três pontos), um try (cinco) e uma conversão de bonificação (dois pontos). Logo em seguida, o Brasil fez um try, que foi anulado (erroneamente em minha opinião) pela arbitragem.

O Brasil se abateu com o try mal anulado e os uruguaios, com maior volume de jogo, aproveitaram para ir abrindo vantagem. Ao final do primeiro tempo, a seleção dos vizinhos ao sul venciam por 22 a 0.

Além do jogo, observei o público. O comportamento da torcida é interessante e lembra muitos de futebol. Gritam para o jogador passar por um rival ou para tomar a bola e fazem muita festa quando acontece o try. Porém, na hora dos chutes em lance parado (como em penais ou em conversões de bonificação) é um grande silencio, mesmo quando é o adversário que chuta. Inclusive o telão pedia o silêncio nestes momentos, alegando, inclusive, respeito ao adversário.

Jogadores brasileiros saudaram o público após a partida

O Uruguai continuou melhor na segunda etapa e logo marcaram outro try, fazendo 29 a 0. O Brasil acordou e passou a jogar melhor. Os Tupis marcaram dois trys e diminuíram a vantagem, deixando o placar em 29 a 14.

Porém, com mais cancha internacional, a Seleção Uruguaia voltou a controlar o jogo, dominando as ações e voltando a pontuar. No final, os 'Los Teros' fizeram 36 a 14. Os Tupis voltam a campo no próximo sábado, desta vez no Pacaembú, para jogar contra o Chile.

As duas estreias, no Allianz Parque e em uma partida de Rúgbi, foram muito interessantes. Na minha opinião, o Palmeiras hoje tem o melhor estádio de São Paulo. E ver um jogo da modalidade inloco é extremamente agradável. Vale a pena repetir a dose! E se tiver a oportunidade, com certeza irei!

Chute de bonificação dos Tupis
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações