Segunda Divisão Paulista começa neste fim de semana

Por Victor de Andrade* e Giovanni Romão**


É neste sábado! Dia 16 de abril começa o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2016, a popular Bezinha. Com a promessa de disputas interessantes, o campeonato mais democrático do futebol bandeirante contará com a participação de 32 equipes espalhadas por todas as regiões do estado.

A principal novidade de 2016 não é muito interessante para os clubes participantes. Assim como nas séries A-1, A-2 e A-3, apenas duas equipes subirão de divisão. Além disso, a primeira fase da competição contará com quatro grupos de oito times cada e a segunda formará quatro chaves de quatro equipes. A partir da terceira fase, que contará com oito times, o formato será de mata-mata.

Os derbys das algumas cidades na primeira fase são outro ponto interessante da competição. Os municípios que terão seus embates são: Assis (Assisense e Vocem), Presidente Prudente (Grêmio Prudente e Presidente Prudente), Araçatuba (Atlético e Araçatuba), Mogi das Cruzes (Atlético e União) e o mais tradicional deles, o de Santos (Portuguesa e Jabaquara).

Confira os grupos da competição:

GRUPO 1
Santacruzense – Assisense – Elosport – Grêmio Prudente
Osvaldo Cruz – Presidente Prudente – Tupã – Vocem


SANTACRUZENSE

No ano passado a Santacruzense jogou a Série A-3 e fez a pior campanha da competição. Para este ano, o clube montou boa parte do elenco por meio de peneiras, envolvendo jogadores de várias parte do Brasil. O técnico Carlos Alberto Seixas terá três jogadores acima de 23 anos no grupo: Augusto (goleiro), Tiago (zagueiro) e Gabriel Virgolino (meia).


ASSISENSE

O clube manteve uma parte dos jogadores que fizeram boa campanha no ano passado, quando chegaram na segunda fase. O elenco foi completado com jogadores encontrados em peneiras feitas em times amadores de Assis;


ELOSPORT

O Elosport entra na Bezinha de 2016 com duas caras conhecidas do torcedor: o técnico Luiz Carlos Vilela e o zagueiro Alemão. Além disso, o clube alguns atletas que eram do time sub-20 do Taboão da Serra do ano passado, que conquistou o Paulista da Segunda Divisão da categoria no ano passado.


GRÊMIO PRUDENTE

Lelo comanda o Grêmio Prudente novamente

O Grêmio Prudente é uma das equipes que mais investem na competição e este ano não será diferente. O clube trouxe jogadores de várias regiões do país e vai esperar o fim da A-2 e A-3 para completar o elenco. A equipe será dirigida novamente por Lelo, o mesmo do ano passado.


OSVALDO CRUZ

Com a missão de não repetir a má campanha de 2015, o Osvaldo Cruz está com uma diretoria nova. O clube contratou alguns jogadores novos, como os meias Gabriel e Juninho, ambos de 17 anos, que vieram do Rio Claro, e o volante Raul Valter, de apenas 16, ex-Londrina. A equipe será dirigida por Paulo Melo.


PRESIDENTE PRUDENTE

O Presidente Prudente fez muitas mudanças no seu elenco, se comparado ano passado. Os destaques entre os reforços são o lateral-direito Pingo, ex-Bandeirante de Birigui, e o lateral-esquerdo William, que estava no Botafogo de Ribeirão Preto. Um dos poucos remanescentes do ano passado é o técnico Souzinha.


TUPÃ

Tupãzinho é o treinador da equipe de sua cidade

Depois de alguns campeonatos na A-3, o Tupã será dirigido na sua volta à Segunda Divisão pelo talismã corintiano Tupãzinho, que também é vereador na cidade. Como está tendo dificuldades para acertar uma parceria, boa parte do elenco do clube será formado por jogadores da categoria de base.


VOCEM

Alguns jogadores contratados pelo Vocem são bem conhecidos pelo interior de São Paulo, como o goleiro Stive, Mikael (ambos estavam no Tanabi em 2015), o volante Iago (ex-Mirassol) e o centroavante Guilherme Santos (ex-Portuguesa Santista).


GRUPO 2
América – Internacional de Bebedouro – Araçatuba – Atlético Araçatuba
Bandeirante – XV de Jaú – José Bonifácio – Tanabi


AMÉRICA

A tradicional equipe de São José do Rio Preto está passando por diversos problemas, tanto que quase ficou de fora da competição, entrando na vaga do desistente Taquaritinga. O técnico será Deto Pereira, irmão do presidente Zé Branco. Seis jogadores do elenco foram cedidos pelo Olímpia.


INTERNACIONAL DE BEBEDOURO

O Inter de Bebedouro, do técnico Edison Vieira, contará com o lateral-direito Zé Henrique, que estava na base da Ponte Preta, e o volante Pedrinho, ex-Mirassol. Além disso, o clube espera o fim da A-2 e A-3, quando terá o retorno de vários atletas da agremiação que estão emprestados.


ARAÇATUBA

Talvez a grande contratação do Canarinho estará no banco de reservas. China, conhecido treinador, dirigirá a equipe na competição. Além disso, o Araçatuba trouxe o goleiro Daniel (ex-Fernandópolis), lateral-direito Warley e o zagueiro Kéllison (ambos vieram do América de Morrinhos, de Goiás) e o zagueiro Renan (ex-Noroeste).


ATLÉTICO ARAÇATUBA

Ao contrário do rival local, o Atlético não investiu muito para a competição deste ano. A equipe será dirigida pelo técnico Osmar Hilário, que contará com um elenco cheio de garotos das equipes de base. Apesar disso, a diretoria do clube espera um bom desempenho da equipe.


BANDEIRANTE

A tradicional equipe de Birigui espera voltar aos seus grandes dias. O elenco será composto em grande parte por jogadores do Sub-20 do ano passado, que foi quarto colocado no Campeonato Paulista da Segunda Divisão da categoria. O técnico Wagner Fernandes espera contar com reforços ao fim das Séries A-2 e A-3.


XV DE JAÚ

XV fez jogo treino contra a Santacruzense

O futebol profissional do XV de Jaú está de volta em 2016, depois de uma pausa no ano passado, e isto deixou a cidade empolgada. A UB Sports, empresa do Grupo Urbanize Mais Loteadora e Incorporadora de Bauru, agora é a responsável por toda a gestão do XV de Jaú. A equipe será dirigida por Baroninho.


JOSÉ BONIFÁCIO

O clube acertou uma parceria com a Matonense, que cederá alguns jogadores após o fim da Série A-3. O técnico Pinho também vai contar com alguns jogadores que já passaram pela equipe, como Dracena (volante), Julinho (meia) e o atacante Denilson.


TANABI

Depois de fazer contratações de veteranos nos anos anteriores, como Viola, Marco Antônio Boiadeiro e até o paraguaio Cabañas, o Tanabi em 2016 vai contra com um elenco composto por jogadores novos, que disputaram Copa São Paulo de Juniores desse ano. Para completar o grupo, o clube fez diversas peneiras.


GRUPO 3
Amparo – Barcelona – Diadema – Lemense
Taboão da Serra – Desportivo Brasil – Osasco – Palmeirinha


AMPARO

O Amparo foi a primeira equipe a começar sua preparação para a Segunda Divisão de 2016. Para se preparar, o time fez alguns jogos treinos, com destaque para a vitória de 3 a 2 sobre o time Sub-23 do Santos. O negativo foi não ter comparecido ao jogo treino marcado contra a Portuguesa Santista no ano passado.


BARCELONA

Depois de alguns anos sem futebol profissional, o Barcelona Capela voltou no ano passado. Porém, a campanha da equipe ficou longe de ser boa. Para este ano, os dirigentes esperam um melhor desempenho. O grupo foi montado com jogadores da categoria de base e algumas avaliações.


DIADEMA

Ricardo Gomes dirige o Diadema

O CAD espera melhorar o desempenho da equipe, que no ano passado ficou na primeira fase da competição. O time será dirigido por Ricardo Gomes, ex-Independente. Ataliba, ex-técnico, será agora supervisor de futebol do clube.


LEMENSE

O Lemense está com nova parceira. A empresa Euro Futs Group Investments vai tocar o futebol profissional do clube em 2016. Alguns jogadores do Sub-20, que disputou a Copa São Paulo deste ano, serão aproveitados.


TABOÃO DA SERRA

Edilson suspendeu a aposentadoria para jogar no CATS

A equipe da Grande São Paulo ficou perto do acesso em 2015. Neste ano, a equipe será dirigida por Axel (ex-Jabaquara) e contará com dois atletas experientes: o centroavante Tuta e o atacante Edilson. O CATS vai fazer algo inusitado: trazer ex-jogadores para dar treinos pontuais. O primeiro foi Marcelinho Carioca, que 'ensinou' cobranças de falta.


DESPORTIVO BRASIL

A equipe da Traffic fez alguns jogos treinos durante a preparação. Empatou por 0 a 0 contra o time profissional da Portuguesa Santista e depois venceu por 2 a 1 a equipe sub 20 do Santos. O time, que conta com muitos jogadores Sub-20, será dirigido por Odirlei Maure.


OSASCO

O Osasco volta ao futebol profissional, depois de dois anos onde só mantiveram as equipes de base. A base da equipe será o time do Grêmio Osasco que disputou o Paulista da Série A-3, devido o gestor de ambas as agremiações ser o mesmo. O técnico também vem do outro time da cidade: Lucas Macorin.


PALMEIRINHA

O Palmeirinha entra na Bezinha 2016 com base na equipe Sub-20 que disputou a Copa São Paulo de Juniores no início do ano. Entre os destaques, o atacante Silas, ex-Guaratinguetá, chama a atenção. A equipe será dirigida pelo técnico Parma de Oliveira.


GRUPO 4
Manthiqueira – Portuguesa Santista – Guarulhos – Atlético Mogi 
EC São Bernardo – Mauaense – Jabaquara – União Mogi


MANTHIQUEIRA

O Manthiqueira pode se tornar a equipe da cidade na divisão mais acima, caso consiga o acesso, já que em 2017, o Guaratinguetá estará na Bezinha. Para isso, o clube manteve a base do ano passado e a técnica Nilmara Alves.


PORTUGUESA SANTISTA

Os treinos da Briosa foram em Ulrico Mursa

A Briosa entra na competição tentando fazer um papel melhor do que o do ano passado, quando caiu na primeira fase. Para isso, a diretoria investiu bastante. Trouxe o técnico Ricardo Costa, que fez boa campanha no São Bernardo em 2015, o centroavante Franc, ex-Primavera, e o volante Pedro, ex-Assisense, além da parceria com o Santos FC, que cedeu alguns jogadores, entre eles Jean Chera. Ricardinho, Rogério e Vinícius são os remanescentes do ano passado.


GUARULHOS

A AD Guarulhos fez de tudo para garantir a presença na competição, inclusive uma bela Feijoada para angariar fundos. O time será dirigido por Aguinha, que conta com os reforços de Aluysio, Cadu e Leiker.


ATLÉTICO MOGI

O Atlético Mogi volta a competição depois da parada no ano passado. O time conta com 16 jogadores inscritos para a estreia, contra o Mauaense, e o elenco vai ser completado durante a competição. Também foram feitas diversas peneiras.


EC SÃO BERNARDO

O Bernô vem para a competição em busca do acesso que não veio em 2015, apesar de ter passado perto do objetivo. A equipe, que mantém no grupo vários jogadores do ano passado, será dirigida por Éder Silveira.


MAUAENSE

A equipe do ABC Paulista espera fazer uma boa campanha neste ano. A preparação do time começou há 45 dias, com destaque para o jogo treino contra o Taboão da Serra, onde, apesar da derrota de 2 a 1, apresentou um bom futebol. O técnico será Fernando.


JABAQUARA

Comissão Técnica do Jabaquara

O Leão da Caneleira espera fazer uma campanha melhor do que a do ano passado, onde chegou na segunda fase. Para isso, a equipe conta com vários jogadores que já passaram pelo clube, como Thyago (goleiro), Jé (zagueiro), Guilherminho (lateral-direito), Wesley (lateral-esquerdo) e Cobrinha (meia-atacante). Miltinho, que apesar de santista, estava no futebol cearense, vai dirigir a equipe.


UNIÃO MOGI

O União Mogi volta para a disputa da Bezinha após um ano parado. Para a busca do tão sonhado acesso, o clube trouxe o técnico Pedro Lamounier. Segundo o treinador, a equipe vai ter uma mescla de técnica e força, que é primordial para a competição.

Confira tabela completa da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações