quarta-feira, 30 de março de 2016

O alemão FC Sankt Pauli e os fãs brasileiros


O FC Sankt Pauli é um clube alemão da cidade de Hamburgo. Conhecido como Os Piratas, o clube e sua torcida são conhecidos por defender causas das minorias, respeitando todas as pessoas, não importando sua etnia, religião e gênero, e tambeém fazer campanhas de benfeitorias para a população de países carentes.

Com tudo isso, o St. Pauli é um time que tem admiradores em todo o mundo. No Brasil não é diferente. Existe um blog, o FC St. Pauli Brasil, que acabou virando o grande veículo de comunicação sobre o clube em português e acaba reunindo os fãs da agremiação.

O Curioso do Futebol bateu um papo com a criadora do site, a secretária Luciana Leal ou, simplesmente, Lou Leal (38 anos), que falou sobre como nasceu esse interesse sobre o St. Pauli e como foi criado o site e a relação com os outros fãs do clube no país, tornando-se um fã clube informal.


O Curioso do Futebol: Antes de mais nada, percebe-se que seu gosto por futebol vai além do St. Pauli. Como começou isso? 

Lou Leal: Na verdade, comecei a olhar mais para futebol depois que conheci o St. Pauli em 2007. Até então, eu dizia que torcia para o São Paulo FC, mas sem acompanhar jogos efetivamente, não que isso tenha mudado (risos). Depois de alguns anos, comecei a acompanhar mais de perto futebol e gostar mais do assunto porque os meus amigos são loucos por futebol. A influência me fez bem.


OCDF: E a relação com o St. Pauli, como iniciou?

LL: Um ex-namorado alemão que era super fã do time, me proporcionou o primeiro contato com o clube. 

Lou Leal com a bandeira do St. Pauli

OCDF: Quem foram as pessoas que montaram o site e, consequentemente, o fã clube com você? 

LL: O St. Pauli Brasil ainda não é um fã clube oficial, é apenas um blog que acabou se tornando um canal para as pessoas que gostam do time se aproximarem e poder trocar idéias sobre o FC St. Pauli aqui no Brasil, através da página e do grupo. Estou montando uma estrutura para transformarmos em FC oficial, mas ainda não tenho data para isso acontecer, espero que em breve.

No momento faço sozinha a página, mas tenho alguns amigos que me ajudam na moderação do grupo e tenho outro amigo que mora em Hamburgo, o David, que faz um link entre o que acontece por lá e algumas pessoas ligadas ao clube e eu.


OCDF: Qual a relação do site com o clube? Há contato e trocas de informações e material?

LL: A relação que temos é de fã. Tenho contato com torcedores de vários países, com fã clubes de outros países e como já mencionei anteriormente, tenho um amigo em Hamburgo que faz um link entre algumas pessoas do clube, mas para troca de informações ou material.


OCDF: Sei, por exemplo, que vocês já participaram de uma partida, no Rio de Janeiro, durante a Copa, com os torcedores do St. Pauli da Alemanha (abordado no especial da Copa do Mundo no blog). Além desse jogo, quais os eventos que o FC já realizou por aqui? 

LL: Isso não foi um evento oficial e nem foi o St. Pauli Brasil. Na época da Copa do Mundo, alguns torcedores da Alemanha, junto com o ex-jogador Marcel Eger, vieram ao Brasil com um projeto para mostrar um circuito diferente e menos comercial ao da Copa, e jogar futebol em alguns lugares como Rio Grande do Norte, Bahia e Rio de Janeiro, juntamente com pessoas ligadas a projetos sociais. Antes da vinda eles até convidaram pessoas que quisessem participar dos jogos, como foi o caso do Paulo Batista, que falou sobre isso no seu especial da Copa do Mundo.

Eu não tenho conhecimento de nenhum evento que o St. Pauli tenha organizado por aqui, além desse, que não era algo ligado ao clube.


OCDF: Você já foi a algum jogo do St. Pauli? Se sim, como foi? Se não, há planos para realizar isto? 

LL: Ainda não fui, mas esse ano irei com certeza.

Em defesa do respeito da diferença de gênero


OCDF: Como vocês acompanham os jogos da equipe? Quando há transmissão pela televisão, chegam a se reunir para assistir? 

LL: Só conseguimos acompanhar os jogos pela internet e pelo horário que acontecem, sempre de manhã cedo, fica complicado reunir as pessoas para assistirem aos jogos. Mas sempre fazemos um ‘live chat’ no grupo quando há jogos.

Costumamos criar um post sobre o jogo e conforme vamos assistindo, vamos deixando comentários e etc. É sempre divertido. Às vezes, conseguimos juntar vários torcedores, em outras um. Às vezes nenhum (risos).


OCDF: Obrigado pela reportagem e caso queira acrescentar algo, fique a vontade.

LL: Parabéns pela página e pelo espaço. É muito legal ver que a cada dia mais e mais pessoas se interessam pelo FC St. Pauli, que não é apenas um time de futebol. Eu vejo o clube como o propagador de mensagens que vão além do esporte. Ele usa o futebol para transmitir uma mensagem de luta pelo respeito a todas as pessoas, não importando gênero, raça, credo, etc.

Visitem os meios de comunicação do St. Pauli Brasil:

Site: http://fcstpaulibrasil.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/FcStPauliBrasil/
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações