O Futebol na avenida - A Unidos da Ponte cantou "Hei de torcer, torcer, torcer..."

A Unidos da Ponte levou o América para a Marquês de Sapucaí

Não foi apenas os grandes Flamengo e Vasco que foram homenageados por Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A tradicional Unidos da Ponte, desfilando pelo Grupo de Acesso 2 de 2004 (que na verdade era a terceira divisão do carnaval carioca, na época), levou para a avenida o tema "Hei de torcer, torcer, torcer... América 100 anos de paixão", homenageando o centenário do clube sete vezes campeão do estadual do Rio de Janeiro.

Na verdade, o América tem muita coisa em comum com a escola da qual foi enredo. Ambos são instituições tradicionalíssimas, que fizeram história no passado mas hoje em dia passam por maus momentos.

Casal de mestre sala e porta bandeira

O Diabo, ultimamente, fica no vai e vem entre primeira e segunda divisões do estadual e, raramente, disputa alguma competição nacional. Já a Unidos da Ponte vive nos grupos menores do carnaval carioca. A última vez em que a tradicional escola de São João de Meriti esteve na principal divisão foi em 1996.

Então, a simpática agremiação de São João de Meriti fez do centenário do América seu enredo para o desfile de 2004. Como a escola não estava no Grupo Especial, o próprio samba não teve tanta divulgação. Mas a obra apresentada pela Ponte é muito gostosa de ouvir e cita vários momentos marcantes da história do clube tijucano.

Desfile da Unidos da Ponte de 2004

Os amantes do futebol, principalmente os americanos, passaram a acompanhar o avanço da escola. O desfile foi na Marquês de Sapucaí (atualmente, este nível do carnaval do Rio desfila na Estrada Intendente Magalhães). Apesar de não ter subido de grupo, a apresentação foi muito boa, arrancando muitos elogios. Na apuração, a escola conseguiu uma boa colocação: quinto lugar.

Atualmente, a Unidos da Ponte está na Série B do Carnaval do Rio de Janeiro, a terceira divisão. Já o América venceu a segundona carioca no ano passado e, este ano, está na elite do estadual do Rio de Janeiro, tentando buscar uma boa colocação para garantir vaga na Série D do Brasileirão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Tive a honra de ser o Carnavalesco e autor desse enredo !!!!!!11

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, foi a melhor colocação da Ponte desde 2004, quando caiu para o grupo B. depois, ou caiu de grupo ou conseguiu posições inferiores no próprio grupo de acesso B. O ex presidente Tessier é torcedor do America, alias, foi o que a matéria não aludiu. Cerca de 400 torcedores estiveram na arquibancada acompanhando, incomum para uma terca.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações