Luto no futebol - faleceu o ex-zagueiro búlgaro Trifon Ivanov

O zagueiro nos tempos de Seleção Búlgara

Faleceu neste sábado o ex-zagueiro Trifon Ivanov, vítima de um ataque cardíaco. A informação foi confirmada pela Federação Búlgara de Futebol, que em nota lamentou a morte de um dos ícones da Seleção da Bulgária semifinalista da Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos. Ivanov tinha 50 anos de idade.

Em agosto, Ivanov já havia sofrido um infarto no miocárdio, do qual se recuperou parcialmente. Conhecido por suas atuações no Mundial de 1994, Ivanov se tornou símbolo dos torcedores que admiram o "lado B" do futebol. Na era da internet, mesmo com o zagueiro já aposentado, ele se tornou um fenômeno, chegando a receber uma grande quantidade homenagens de brasileiros, que variaram entre mensagens, torneios de futebol e comunidades de fãs.

Nascido no dia 27 de julho de 1965, em Lipnitsa, o 'Lobo Búlgaro', como era conhecido, começou a carreira no Etar Veliko Tarnovo, da terra natal, e depois passou por CSKA de Sófia, Betis, Neuchatel Xamax, Rapid de Viena, Austria Viena e Floridsdorfer.

Trifon Ivanov em foto mais recente

Ele fez história atuando ao lado de outros jogadores históricos da Bulgária, como Hristo Stoichkov, ex-Barcelona e companheiro de ataque de Romário, e os astros da seleção Yordan Letchkov, Krassimir Balakov o Borislav Mihaylov.

Jogador búlgaro do ano de 1996, Ivanov foi campeão do seu país em três ocasiões, com a camisa do CSKA, com a qual ergueu também uma Taça e uma Supertaça da Bulgária. Com o Rapid venceu um campeonato austríaco, uma Taça da Áustria e foi à final da Taça dos Vencedores das Taças. Com a seleção de seu país, fez 76 jogos e disputou as Copas do Mundo de 1994 e 1998, além da Eurocopa de 1996.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações