Primeira Liga - Um pouco sobre a tentativa de luz em meio ao escuro retrocesso

Por Lucas Paes*


No ano passado, causou choque e furor a notícia de que a Copa Sul-Minas voltaria a ser disputada em 2016. Porém, a ideia acabou virando uma liga envolvendo também Flamengo e Fluminense, que estavam brigados com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A Sul-Minas logo virou a Primeira Liga do Brasil. Será um possível começo de mudança?

Houve um período em que a competição teve apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas, em Outubro, cedendo a pressão da FERJ, a entidade que comanda o futebol no país tomou posição em que só aceitaria a inclusão da Liga no calendário oficial depois de Assembléia Geral. Isso foi o começo de uma guerra e de ruptura entre os clubes participantes e suas federações (menos a de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que apoiam a organização), orquestrado principalmente pelo diretor executivo da Primeira Liga e ex-presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil.

Desde então. há uma embate que tem mostrado o quanto atrasada a CBF está e essa semana toda a polêmica tomou um curso maior com uma nota postada pela entidade vetando a liga. Refletindo isso, postagens dos clubes envolvidos em redes sociais apoiando a liga e conversando entre si sobre os jogos que ocorreram, em retaliação a nota da CBF. Em entrevista, o presidente da instituição, Antonio Carlos Nunes, o Coronel Nunes,  disse não ter conhecimento da nota(que, supostamente, ele mesmo assinou).

Mas como funciona a Primeira Liga, também conhecida como Copa Sul-Minas-Rio? São três grupos de quatro times cada, que jogam entre si em turno simples. Os primeiros colocados dos grupos vão às semifinais, junto com o melhor segundo colocado, em uma única partida. A final também ocorre em um jogo. É, essencialmente, um torneio curto.

Dirigentes membros da Primeira Liga

Conheça agora os participantes da competição:

Grupo 1

América-MG - Conseguiu o acesso para série A ano passado e deve promover alguns dos destaques da Copa-SP para o time que disputa a Primeira Liga. Estreia enfrentando o Figueirense, no Estádio Independência, na quinta-feira, às 19h30;

Atlético-MG - Um dos favoritos ao titulo. Vice-campeão do Brasileirão, tem o elenco reforçado e vem com Diego Aguirre como novo treinador. Já mostrou sua força ao conquistar o Torneio da Florida. Estreia no clássico contra o Flamengo, no Mineirão, na quarta-feira, 21h45.

Figueirense - Depois de escapar do rebaixamento no Brasileirão, o Figueira tenta surpreender em um grupo onde estão dois dos favoritos ao titulo. É um time que pode dar trabalho. Estreia fora de casa contra o Coelho.

Flamengo - Outro favorito ao titulo, está envolvido no centro da polêmica com a FERJ, mas já deixou claro que apoia e vai jogar a Primeira Liga. A equipe, que tem agora Muricy Ramalho como treinador, estreia contra o Galo, no Mineirão.


Grupo 2

Avaí - Rebaixado no Brasileirão de 2015, vai tentar a reação na Primeira Liga, apesar de enfrentar problemas de atraso salarial, inclusive com funcionários do clube. Caiu em um grupo difícil e estreia na quinta-feira, às 21h45, na Ressacada, contra o Grêmio.

Coritiba - Depois de má campanha no Brasileirão, onde escapou do rebaixamento no final da competição, o Coxa vai também tentar surpreender a dupla Grenal. O time estreia contra o Internacional, no Beira-Rio, na quarta-feira, às 21h45.

Grêmio - Depois de ótima campanha no Brasileirão, vem como favorito. Seu treinador Roger Machado é considerado inovador e fez com que o futebol do Grêmio fosse bastante eficiente e até bonito no Brasileiro. Estreia fora de casa contra o Avaí.

Internacional - Durante boa parte do ano passado, viveu má fase e chegou a quase frequentar o Z4 do Brasileirão. A equipe melhorou depois que Argel Fucks assumiu, mas ainda é um time do qual não dá para se fazer previsões. Estreia na Primeira Liga em casa, contra o Coxa.


Grupo 3

Atlético-PR - Com Milton Mendes, a equipe fazia boa campanha no Brasileirão. Depois da troca de treinador, o rendimento caiu. É outro time no qual não dá para se fazer previsões. Estreia contra o Fluminense, quarta-feira, 19h30, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Criciúma - Talvez seja a equipe mais fraca da Liga, mas tentará surpreender. Não foi bem na Série B do ano passado e tentará, ao menos, mostrar o seu valor. Estreia em casa, contra o Cruzeiro, na quarta-feira, às 19h30.

Cruzeiro - Teve uma melhora exponencial com Mano Menezes, mas o treinador foi para a China. Deivid estreia como treinador no comando a Raposa e tenta levar o time ao título da Primeira Liga. Começa a competição jogando fora de casa, contra o Criciúma.

Fluminense - Outro clube envolvido na polêmica com a Federação do Rio de Janeiro. Viveu momentos bons e ruins no ano passado e em 2016 não deve ser muito diferente. Foi mal nos jogos  de pré-temporada nos Estados Unidos. Estreia em Volta Redonda contra o Furacão.

* Lucas Paes é estudante de jornalismo, colaborador de O Curioso do Futebol e mora em Santos-SP
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações