O surgimento dos Meninos da Vila no título paulista de 1978

Por Lula Terras*

A equipe campeã paulista de 1978

Por ser o único time grande de São Paulo fora da Capital, o Santos FC, ao longo de sua história, teve, até por necessidade, contar com a grande maioria de seus atletas, formado em sua própria base. Mas, foi em 1978, que surgiu a denominação Meninos da Vila, que acabou se tornando em marca registrada de qualidade, devido a conquista do título do Campeonato Paulista de 1978, justamente contra o poderoso São Paulo FC, considerado um dos grandes favoritos ao título daquele ano. Deve-se destacar que este foi o primeiro conquistado pelo clube, depois da despedida de Pelé, em 1974.

Na oportunidade, o treinador Chico Formiga teve a sensibilidade de mesclar atletas mais experientes, caso de Aílton Lira, Gilberto Sorriso, Nelsinho Batista, Clodoaldo, entre outros, com grandes promessas que nasceram na Vila Belmiro, como o ataque infernal, formado por Nilton Batata, Juary e João Paulo, municiados pelo talentoso Pita, que dividia a responsabilidade pela armação.

Outro fato curioso é a origem do termo Meninos da Vila, que nasceu devido a forma com que o Chico Formiga se dirigia aos atletas mais novos. Em várias entrevistas, o treinador justificou dizendo que, por ser mineiro, e lá se têm o costume de chamar os garotos de meninos. “Assim quando me perguntavam do time, eu respondia que os meninos estavam bem”, afirmou.

A equipe apresentando o troféu na Vila Belmiro

Histórico - Embora a disputa tenha sido pelo título de 1978, as finais aconteceram em junho de 1979, com a realização de três jogos, todos no Morumbi, estádio do São Paulo FC. Coisas que acontecem no futebol, que nos espantam até hoje.

No primeiro jogo, vitória do Santos, por 2 a 1, gols de Juary e Pita, para o Santos, e descontando Serginho Chulapa, para o São Paulo. No segundo, empate em 1 a 1, gols anotados por Célio, para o Santos, e Zé Sérgio, que empatou para o São Paulo no final da partida. No terceiro jogo, vitória são paulina, no tempo normal, por 2 a 0, com gols de Zé Sérgio e Getúlio, o que obrigou a realização da prorrogação, devido ao fato do Santos ter feito o maior número de gols na terceira fase do Certame. O resultado de 0 a 0 nos 30 minutos finais deu o título ao Santos, que acabou consagrando a denominação Meninos da Vila, que é mantida até os dias de hoje.

Melhores momentos do Santos na competição

Sob o comando de Chico Formiga o elenco que levantou o título de 1978, contou com: Vitor e Flávio (goleiros); Antônio Carlos, Joãozinho e Neto (zagueiros); Dê, Fausto, Fernando, Gilberto Sorriso, Nelsinho Batista, Valdemir (laterais); Aílton Lira, Cardim, Clodoaldo, Gilberto Costa, Nelson Borges; Pita, Rubens Feijão, Toninho Vieira, Zé Carlos, Zé Roberto (Meio Campo); Célio, Claudinho, João Paulo, Juary e Nilton Batata (atacantes).

* José Terras de Souza, o Lula Terras, é jornalista, assessor de imprensa da Prefeitura de Cubatão e torcedor do Santos FC.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações