Início do Maranhense 2016 é neste sábado


O Campeonato Maranhense 2016 começa neste sábado e promete muita disputa. Já na abertura da competição, jogam Imperatriz, atual campeão, e o Maranhão, terceiro maior vencedor do certame na história e que volta à divisão principal após conquistar a segundona. Também buscam o título o Sampaio Corrêa, única equipe do estado fixo em campeonato nacional (Série B) e tentando retomar a hegemonia local, e o Moto Club, que espera reconquistar a taça.

Confira as novidades das equipes para o certame:

GRUPO A

Últimos preparativos da Bolívia Querida para a estreia

Sampaio Corrêa - A equipe busca o 33º título estadual de sua história e, para isso, pretende continuar no ritmo em que estava na Série B do Brasileirão, onde chegou a brigar pelo acesso. O time do técnico Marcelo Chamusca trabalhou bastante as jogadas de bola parada durante a pré-temporada. A Bolívia Querida estreia no dia 24, domingo, contra o Araioses, fora de casa.

Moto Club - Muito mistério no segundo maior ganhador da competição. A diretoria resolveu fechar os portões do CT Pereira dos Santos e o técnico Ruy Scarpino fez diversos treinos secretos. O clube contratou atletas já conhecidos da torcida, como Felipe Dias e Diego Renan. O Moto Club estreia domingo, contra o São José, no Castelão.

Moto Club iniciou os preparativos antes da virada do ano

Araioses - O Araioses aposta em jogadores locais para a disputa do Campeonato Maranhense 2016. O Guará do Delta promoveu uma série de peneiras na região e trouxe apenas sete atletas de fora da cidade para composição do elenco. O comando técnico fica por conta do ex-volante Marcelo Mendes, que vai para sua segunda experiência como treinador de um time profissional.

São José - O treinador da equipe da grande São Luiz, Paulo César, só soube quem seriam os seus companheiros de comissão técnica apenas nesta semana. O clube acertou a contratação do lateral-esquerdo Júnior Peres, que vem após passagem no futebol carioca, e o atacante João Vítor, que desembarca na cidade balneária após experiência na Holanda.


GRUPO B

Apresentação do elenco do Imperatriz para 2016

Imperatriz - A equipe pensa em buscar o bi-campeonato. Porém, apesar de muitas contratações, o treinador Marcelo Salles terá dificuldades para escalar a equipe na estreia, já que por questões de inscrição, sete atletas não estarão a disposição da equipe. O Imperatriz recebe o Maranhão, às 19h15 no Frei Epifânio, em Imperatriz.

Maranhão - Terceiro maior ganhador do estadual e atual campeão da segunda divisão, o MAC fez três semanas de preparação física e técnica antes de o técnico Meinha começar a definir o time base da competição. Na estreia, a equipe já contará com quatro caras novas: o zagueiro Ribamar, o volante Rogério, o lateral Rômulo e o atacante Naoh.

Maranhão fez diversos coletivos para definir time base

Cordino - A equipe de Barra do Corda só iniciou os preparativos para a competição na semana passada. O grupo com 26 atletas e fechou o primeiro ciclo de contratações. Os treinos vem sendo realizados no Estádio Leandrão, onde inclusive o clube irá mandar seu jogos no Estadual. O treinador será Paulo Rossi.

Santa Quitéria - O técnico Edson Luis será o responsável por comandar o Santa Quitéria no Campeonato Maranhense de 2016. O treinador, que trabalhou como auxiliar técnico do Guarany de Sobral em 2011, quando foi campeão da Série D, fará seu primeiro trabalho n futebol maranhense. Entre os destaques, estão o meia Leandro Montebeler e o goleiro Leandro Sobral.


REGULAMENTO

No primeiro turno, as oito equipes serão divididas em dois grupos e jogarão entre si, dentro de suas respectivas chaves, em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão para as semifinais e os vencedores de cada partida disputarão a final do primeiro turno. O campeão garantirá uma vaga na final do Campeonato Maranhense.

Em seguida, começa a disputa do segundo turno. As oito equipes continuarão nos grupos já atribuídos na primeira fase, mas enfrentarão os times do outro grupo. A partir daí, a competição acontecerá da mesma forma que no primeiro turno: os dois melhores de cada grupo avançarão para as semifinais, os vencedores de cada partida disputarão a final do segundo turno e o campeão garantirá uma vaga na final do Campeonato Maranhense.

Caso a mesma equipe vença os dois turnos, ela será automaticamente declarada campeã do Estadual de 2016.

Imperatriz foi o campeão em 2015

A fim de determinar a classificação geral do campeonato a partir do terceiro colocado, serão utilizadas todas as partidas dos dois turnos, incluindo fases classificatórias, semifinais e finais de turno. Será rebaixado para a Segunda Divisão de 2017 o último colocado na classificação geral.

Os dois primeiros colocados no Maranhense 2016 disputarão a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste em 2017. Além disso, o campeão terá uma vaga na Série D do Brasileiro de 2016. Caso o Sampaio Corrêa vença o campeonato, o vice-campeão disputará a quarta divisão nacional, uma vez que o Sampaio Corrêa já disputará a Série B em 2016.

Confira a tabela da competição montada pelos parceiros do Série Z aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações