Com litígio, Campeonato Carioca começa neste sábado


O Campeonato do Estado do Rio de Janeiro (é errado dizer 'Campeonato Carioca', mas até a Federação usa esta nomenclatura) começa neste sábado, dia 30. E, antes do início, está sendo um campeonato difícil de se apontar um favorito. Tudo por causa dos diversos problemas que estão acontecendo.

Vasco e Botafogo não estão com grandes elencos e podem sentir falta de jogadores de qualidade em algumas posições ao longo da competição. Já Flamengo e Fluminense estão com outro problema: a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) não está liberando datas para que os dois clubes disputem a Primeira Liga. As duas agremiações ameaçam disputar o Estadual com times mistos.

Com isto, a chance de algum dos pequenos chegar às finais, como aconteceu na década passada, cresce. Então, confira as novidades de cada clube para o Estadual mais charmoso do Brasil.


GRUPO A

Bangu


O time de Moça Bonita fez diversos jogos treino durante a pré-temporada. O último deles contra o Vasco, quando perdeu por 2 a 1. Porém, o técnico da equipe, Emanuel Sacramento, gostou do desempenho dos atletas e acredita que o Bangu fará bonito no Estadual. A busca de uma vaga na Série D do Brasileiro é o objetivo da equipe.


Boavista


O Boavista fez sua preparação em Saquarema, realizando jogos treino em seu estádio. No último deles, contra o Itaboraí, que vai disputar a segunda divisão estadual, não saiu do zero a zero. O Alviverde do Litoral será treinado por Rodrigo Beckham (foto acima), que como jogador encerrou a carreira no próprio clube. O Boavista estreia no Campeonato Carioca será diante do Flamengo no sábado, dia 30, às 19h30, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita.


Cabofriense


A equipe de Cabo Frio fez diversas contratações para o Estadual de 2016. Porém, uma delas chama a atenção por ser inusitada: o zagueiro Samuel, de 29 anos, chama a atenção por não ter feito as categorias de base, estreando direto no profissional, com 21 anos. O time será dirigido por Eduardo Húngaro.


Fluminense


O Tricolor está em litígio com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) por causa da participação na Primeira Liga. Apesar de ter mantido boa parte da base que jogou o Brasileirão de 2015, inclusive o centroavante Fred (foto acima) e o técnico Eduardo Baptista, o Fluminense pode poupar alguns atletas no Estadual para jogar a outra competição. Porém, a equipe não foi bem nos amistosos nos Estados Unidos


Macaé


A equipe do Litoral Norte vem para o Estadual tentando apagar a péssima campanha no Brasileiro da Série B de 2015, quando foi rebaixada. Durante a pré-temporada, o Macaé conquistou a Copa Eureka, quando derrotou o Volta Redonda por 1 a 0 na final (foto acima). O time será dirigido por Toninho Andrade, que recebeu diversos reforços, entre eles Fabricio Baiano.


Portuguesa


Vice-campeã da Segundona Estadual do ano passado, a Lusa Carioca espera fazer um bom papel na Elite do Campeonato Carioca. Nos últimos dias, a preparação da Portuguesa foi focada na parte física, deixando os atletas prontos para a estreia, contra o Tigres do Brasil, às 17 horas do dia 30 de janeiro, no Luso Brasileiro (foto). A equipe será dirigida pelo técnico Gaúcho.


Resende


O Resende fez boa parte da pré-temporada em Sorocaba, no interior de São Paulo, onde fez dois jogos treino: derrota para o São Bento por 4 a 1 e empate com o Ituano em 1 a 1. A equipe, que será dirigida por Ailton Ferraz (foto), tem como destaque o seu trio de atacantes, formado por Uallace, Douglas Caé e Wandinho.


Vasco da Gama


Atual campeão Carioca, o Vasco fez um péssimo Brasileirão, apesar da arrancada final, mas que não evitou o rebaixamento. Para 2016, o clube conseguiu segurar os dois principais responsáveis pela melhora da equipe no ano passado: o técnico Jorginho e o atacante Nenê (foto). Com estas peças, o presidente Eurico Miranda crê no bicampeonato.


GRUPO B

América


O tradicional América, sete vezes campeão estadual, volta à elite do carioca depois de ganhar a Série B. O técnico da equipe, Ricardo Cruz (foto), gostou da pré-temporada, principalmente o período de 15 dias onde os jogadores ficaram concentrados no Estádio Giulite Coutinho. Além disso, o clube ainda sonha em convencer Adriano, o Imperador, a voltar aos gramados com a camisa vermelha do diabo.


Bonsucesso


O técnico do Bonsucesso, Mário Marques, está confiante na boa participação da equipe no Campeonato, apesar da derrota no último jogo-treino contra o Tupi, por 1 a 0, em Juiz de Fora. Entre as contratações, o destaque fica para o meio-campista Dieguinho (foto), 23 anos, ex-Avaí e Chapecoense e que estava no Rio Branco-PR.


Botafogo


Campeão da Série B do Brasileirão e atual vice-campeão estadual, o Botafogo esperar um 2016 de vitórias. Porém, a derrota para a Desportiva Cariacica (foto), por 2 a 1, no último sábado, jogou um balde de água fria no torcedor. O técnico Ricardo Gomes crê que a equipe vá reagir e espera ter na estreia do campeonato o volante Airton e o meia Gervasio Nuñez, poupados da partida amistosa.


Flamengo


Assim como o rival Fluminense, o Flamengo está em litígio com a FERJ devido à sua participação na Primeira Liga. A grande novidade estará no banco de reservas: depois de um período sabático, Muricy Ramalho retorna para comandar o Rubro Negro. Além disso, há a esperança que o treinador aproveite alguns atletas do Sub-20, campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior.


Friburguense


A equipe de Nova Friburgo fez três jogos treino durante a pré-temporada e não foi derrotada: vitórias contra o América (1 a 0) e Cabofriense (2 a 1 - foto), além do empate contra o Itaboraí, por 2 a 2. A equipe será dirigida por Gerson Andreotti. O Frizão encara o Macaé às 17 horas do sábado, na estreia.


Madureira


O Tricolor Suburbano espera se recuperar depois de um mal segundo semestre de 2015, quando foi rebaixado na Série C do Brasileirão. O técnico Alfredo Sampaio ficou bem satisfeito com todo trabalho feito durante a pré-temporada, mas admitiu que a equipe só estará 100% ao longo do Campeonato Carioca. O destaque fica para o centroavante Souza (foto).


Tigres do Brasil


A equipe de Xerém fez um acordo com o Corinthians para montar sua equipe para o Estadual. Porém, isso fez com que o clube tirasse a cor verde do seu escudo. O Tigres do Brasil vai contar, inclusive, com alguns jogadores corintianos que foram vice-campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe será dirigida por Marcelo Cabo, ex-Macaé (foto).


Volta Redonda


O Voltaço, que estreia neste domingo contra o Fluminense, conta em seu elenco com um velho conhecido da torcida do Palmeiras: Lopes (foto), o Tigrão, 36 anos, é o jogador mais experiente do elenco. Ele volta ao clube onde começou no futebol. A equipe do Volta Redonda será dirigida pelo técnico Felipe Surian.


Regulamento

Serão dois grupos, A e B, sendo Vasco da Gama e Botafogo como cabeças-de-chave (por terem sido campeão e vice-campeão, respectivamente, da edição de 2015). Na primeira fase, os clubes enfrentam as equipes do outro grupo.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo formarão o grupo C e os quatro últimos colocados de cada grupo, o grupo D. Nesta segunda fase, os membros dos grupos jogarão entre si.

O primeiro colocado do grupo C será o campeão da Taça Guanabara e os quatro primeiros do grupo C, disputam as semifinais (em cruzamento olímpico, ou seja, 1º contra o 4º e 2º contra o 3º) e, seus vencedores, a final em duas partidas de ida e volta. O vencedor será o campeão Carioca.

Vasco campeão em 2015

O grupo D disputará a Taça Rio e os dois melhores se juntarão ao 5º e 6º colocados do grupo C nas semifinais (1º do grupo D contra 6º do grupo C e 2º do grupo D contra 5º do grupo C). A final será disputada em partida única.

As duas equipes que ficarem nas duas últimas posições do grupo D serão rebaixadas para a Série B de 2017, exceto no caso de empate de pontos entre duas ou mais equipes. Neste caso, formarão o grupo X e disputarão, em turno e returno, quais equipes serão rebaixadas. Os quatro primeiros colocados disputarão a Copa do Brasil de 2017.

* O site FutRio.net faz uma excelente cobertura do futebol do Rio de Janeiro e foi a principal fonte para este guia. Recomendado!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações