Campeonato Catarinense começa neste fim de semana


Começa neste sábado, dia 30, um dos estaduais mais equilibrados do Brasil, o Campeonato Catarinense. Com cinco times entre as Séries A e B do Brasileirão (Chapecoense e Figueirense na primeira; Avaí, Joinville e Criciúma na segunda), o nível técnico da competição é alto e força às outras equipes da competição a elevar o nível, pois a diferença de pontos entre a vaga na Série D e o rebaixamento pode ser pequena.

Chapecoense e Figueirense, que conseguiram se manter na Série A do Brasileirão, surgem como favoritos ao título. Porém, Avaí, Criciúma e Joinville vão brigar com os rivais jogo a jogo para chegar à conquista. Inter de Lages e Brusque correm por fora. Vamos conferir o que casa time tem a oferecer no Estadual 2016.


Avaí

O Avaí tenta se recuperar de um 2015 fraco

O momento vivido pela equipe azul e branca da ilha de Florianópolis não é das melhores. Rebaixada no Campeonato Brasileiro, o clube deve salários a jogadores e funcionários, que cruzaram os braços na segunda-feira, dia 25, devido à falta de pagamentos. São muitas caras novas na equipe em relação ao ano passado, de onde foram mantidos apenas Romulo e William. O Leão faz a primeira partida pelo Campeonato Catarinense, diante do Criciúma, no Heriberto Hülse.


Brusque

Em jogo-treino, Brusque venceu o Paraná por 1 a 0

Campeão catarinense de 1992, o Brusque volta à divisão principal do Catarinense após conquistar a Segundona no ano passado. A equipe fez uma forte preparação, com diversos jogos-treinos, com destaque para a vitória contra o Paraná Clube, em Curitiba, por 1 a 0. A diretoria está confiante e acredita que o time conquiste a vaga na Série D do Brasileiro.


Camboriú

Camboriú venceu o JMalucelli em jogo-treino

O vice-campeão da Segunda Divisão no ano passado fez parte da sua preparação para o estadual de 2016 em Curitiba, assim como o Brusque. Em jogo-treino, derrotou o JMalucelli por 3 a 2. O Tricolor estreia no estadual visitando o Metropolitano, às 17 horas, no estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul.


Chapecoense

Hyoran é a aposta da Chape

Depois de um segundo semestres de 2015 muito bom, quando foi bem no Campeonato Brasileiro e chegou às quartas-de-final da Copa Sulamericana, onde não eliminou o River Plate por muito pouco, a Chape sofreu com o sucesso da equipe, perdendo jogadores importantes, como Apodí. Porém, o clube aposta que sua revelação, Hyoran, mostre todo o seu potencial e lidere a equipe na conquista do Estadual.


Criciúma

Pré-temporada do Criciúma durou 20 dias

Com 20 dias de preparação, o Criciúma vem para o Estadual pensando no título, que não vem desde 2013. Depois de uma temporada em 2015 conturbada, sem muitas alegrias ao torcedor tricolor, os atletas esperam dar alegrias ao torcedor. Entre as contratações, fica o destaque para o polivalente Ricardinho, que estava no Paraná Clube.


Figueirense

Elenco do Figueira está confiante no tri

O atual campeão Catarinense que buscar o tri-campeonato. O técnico Hudson Coutinho recebeu alguns reforços, entre eles o goleiro Gatito Fernandez, filho do famoso goleiro paraguaio Gato Fernandez. A contratação veio em boa hora, já que o Figueira perdeu Muralha, que foi para o Flamengo. A equipe estreia domingo, contra o Brusque, no Orlando Scarpelli.


Guarani de Palhoça

Apresentação do elenco do Guarani

Rebaixado em 2015, o Guarani de Palhoça conseguiu continuar na elite do Catarinense devido à desistência do Atlético de Ibirama, oitavo colocado na competição do ano passado. O técnico da equipe, Sérgio Ramirez, fez vários testes durante a pré-temporada e acredita que a equipe faça um papel melhor do que no último estadual.


Internacional de Lages

Inter de Lages empatou com o Avaí em jogo-treino

O Inter de Lages não venceu nenhuma partida na pré-temporada. Mas também não perdeu. Após empatar com o Glória de Vacaria, o Figueirense e o Avaí nos jogos-treino preparatórios para Catarinense 2016, o técnico Waguinho Dias avaliou positivamente os testes da equipe e espera estrear com o pé-direito.


Joinville

PC Gusmão dirige o Joinville

Depois de ter sentido o gosto do título catarinense de 2015 (chegou a comemorar com a taça) e perdê-lo no tapetão e ter sido o lanterna no Brasileirão, o Joinville espera dar a volta por cima em 2016. A equipe, que será dirigida por PC Gusmão, fez dois jogos contra o Operário de Ponta Grossa, ganhando de 1 a 0 em casa e empatando em 0 a 0 no Paraná. O treinador ainda vai fazer alguns ajustes para a estreia, contra o Guarani de Palhoça.


Metropolitano

Metropolitano trabalhou bastante a parte física

O grande destaque do Metropolitano para 2016 está no banco de reservas. O experiente treinador Valdir Espinosa vai dirigir a equipe de Blumenau no Catarinense. O Metropolitano estreia no estadual contra o Camboriú, domingo, dia 31, às 17 horas, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul.


Regulamento

Diferentemente da fórmula de disputa adotada em 2015, a competição será disputada em três fases: turno, returno e final.

Na primeira fase (turno), a ser disputada entre 30 de janeiro e 6 de março, as dez equipes jogarão entre si em nove rodadas e o primeiro colocado na tabela de classificação geral garantirá uma vaga na final do Catarinense 2016. A segunda fase (returno), que será disputada entre 13 de março e 1º de maio, ocorrerá da mesma maneira, com a única diferença da inversão dos mandos de campo em relação à primeira fase. Da mesma forma, o campeão do segundo turno disputará a final do Catarinense 2016. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, ela será automaticamente declarada campeã catarinense de 2016, sem a necessidade de disputa da final.

Figueirense campeão em 2015

As equipes que não disputarem a final do Catarinense (de 3º a 10º - ou de 2º a 10º caso a mesma equipe vença os dois turnos) terão sua classificação determinada por meio de todos os jogos das duas primeiras fases (turno e returno) agregados. Os quatro primeiros colocados disputarão a Copa do Brasil de 2017. Os dois melhores colocados que não disputam alguma divisão do Campeonato Brasileiro garantirão uma vaga na Série D do Brasileiro nos anos de 2016 e 2017. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão de 2017.

Confira tabela completa da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações