Belenenses 4 x 0 Leixões - Mais um jogo em minhas andanças em Portugal

Por Marcos Coimbra*

Belenenses impôs o seu jogo e goleou por 4 a 0

E quem diria que eu ainda assistiria mais um jogo em terras portuguesas. Pois é, pesquisando pela internet, descobri que o tradicional Belenenses, do Bairro de Belém, em Lisboa, jogaria na noite desta quarta-feira, dia 27, contra o Leixões de Matosinhos, no seu estádio, o Restelo, pela terceira fase da Taça da Liga CTT. Perfeito para conferir mais uma partida por aqui.

Então, me dirigi até o Bairro de Belém, de transporte público para acompanhar o espetáculo. E aqui cabe um adendo: tanto em Lisboa como nas outras cidades em que visitei, o transporte público (seja ônibus, metrô ou VLT) funciona muito bem. Portanto, se locomover pelo país não é uma das tarefas mais difíceis.

Portões abertos para a partida

É verdade que não esperava muito da partida. O Belenenses, 12º no Campeonato Português, e o Leixões, 19º entre 24 clubes da segunda divisão e ainda brigando contra o rebaixamento, já estavam desclassificados na Taça da Liga e cumpriam tabela. Mas eu não ia perder a oportunidade de assistir mais um jogo em Portugal.

Ao chegar na Bilheteria do Estádio do Restelo, tive uma surpresa agradável: apesar de você ter que pegar os tíquetes para entrar no local, o ingresso era gratuito. Até achei estranho, pois apesar da situação dos dois clubes na competição não ser das melhores, era um jogo de competição entre duas equipes profissionais.

O Belenenses abriu o placar ainda na primeira etapa

Entrando no estádio, tive uma outra bela surpresa. Apesar da situação do clube na temporada e a distância entre Matosinhos, distrito do Porto, e Lisboa (cerca de 300 km), 14 adeptos do Leixões estavam presentes para acompanhar a equipe. Lembrei muito do que eu e alguns amigos torcedores da Portuguesa Santista fazem pelo estado de São Paulo, acompanhando a equipe da Baixada Santista por onde ela vai, em qualquer situação. Realmente, a paixão pelo futebol movimenta as pessoas.

Já o Belenenses não contava com torcida organizada no jogo. Porém, mais de 500 adeptos do clube estavam presentes na partida. Para ser mais preciso, o borderô apontou que o público presente no Estádio do Restelo foi de 584 pessoas. A casa do Belenenses é bonita e bem cuidada. Moderno, com banheiros funcionando em plenas condições. A única reclamação é que, para esta partida, as cantinas estavam fechadas. Portanto, não deu para verificar o que vendem no local.

Na segunda etapa, o time da casa construiu a goleada

Como as duas equipes não tinham mais aspirações na competição, acabou sendo um jogo aberto. No primeiro tempo, o Belenenses dominou as ações. Logo aos 10 minutos, abriu o placar com Tonel. Porém, no resto da etapa inicial, a equipe da casa falhou nas finalizações e não conseguiu ampliar o marcador. Já o Leixões pouco fez.

No segundo tempo, o Belenenses. que ainda teve Tiago Almeida expulso aos 18 minutos, deslanchou. Betinho, aos 25, e Juanto, aos 33 e 40, deram números finais à partida: no placar final do Estádio do Restelo, Belenenses 4, Leixões 0.

A bela vista do estádio para o Rio Tejo


Há algo que precisa ser dito: o Belém é um dos locais mais belos de toda Lisboa. Além da parte histórica, é impossível não experimentar os famosos pastéis. Além disso, o Estádio do Restelo tem algo especial: a vista para o bairro e o Rio Tejo é uma das mais bonitas da cidade.

Agora sim eu encerro minha excursão por terras portuguesas. Foi uma experiência ótima e fica aqui algo a se pensar. Foi legal curtir Portugal e triste de ver que até aqui, considerado o pais mais "pobre" financeiramente da Europa, está mais organizado que o Brasil.



* Marcos Coimbra (com sua esposa ao lado) é professor de Educação Física, técnico de Handebol e colaborador de O Curioso do Futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações