Acompanhei a derrota Académica de Coimbra em Setúbal

Por Marcos Coimbra*

Académica foi derrotada pelo Vitória de Setúbal

Viagem a Portugal, sexta-feira à noite. Qual o programa ideal para um fã de futebol como eu? Simples: encarar a estrada e acompanhar a Académica de Coimbra jogando fora de casa, mais precisamente em Setúbal, distante cerca de 250 km da casa da Briosa de Portugal, em partida contra o Vitória. E, é claro, como colaborador de O Curioso do Futebol, não poderia deixar esse relato de fora.

Eu e minha esposa fizemos uma viagem tranquila até Setúbal e, chegando na cidade, já fomos direto para o Estádio do Bonfim para ver como é o local. A casa do Vitória está bem judiada, é verdade, ao contrário de outros estádios no país, principalmente aqueles que foram sedes da Eurocopa 2004. As arquibancadas podem receber até 18 mil pessoas, o que para um clube pequeno é muito bom.

Fachada do Estádio do Bonfim

Após uma volta pelo local, fomos até a bilheteria e adquirimos nossos ingressos. O preços são os mesmos dos jogos da Académica, € 10,00 inteira e € 5,00 para sócios do clube. Em seguida, entramos no estádio e ficamos observando a movimentação antes das partida.

Dei uma passada na cantina e vi que no Estádio do Bonfim há comidas típicas para vender. Tinha queijadas, bifanas (uma espécie de sanduíche de torresmo cozido), pão com chouriço (a linguiça portuguesa) e pevides (semente de abóbora assada), além de batata frita, pipocas, amendoins, refrigerantes e cerveja sem álcool.

Tabela de preços da cantina

Fora a cantina, simples, mas com muita variedade de produtos, o resto do estádio sobre com a falta de estrutura. Os banheiros são sujos e com falta de manutenção. Além disso, como já disse anteriormente, o local da torcida dos visitantes (sim, fiquei com os 'adeptos' da Académica) está bem judiado, precisando de reforma.

Bom, vamos ao que interessa: a partida. A Académica, mesmo fora de casa, precisava vencer a partida. Em 16º lugar, com 17 pontos, os três pontos fariam com que o time se afastasse ainda mais da zona de rebaixamento. Já o Vitória de Setúbal, com 22 pontos, buscava o triunfo para se aproximar da zona de classificação para a Europa League.

Aquecimento das equipes

A partida iniciou e os cerca de 1,4 mil pessoas que estavam no estádio começaram a torcer por suas equipes. Para apoiar a Briosa, 150 torcedores viajaram para Setúbal, até porque o time precisava dos adeptos. Assim como na outra partida que vi em solo português, a torcida busca apoiar as equipes sempre, não importando o placar. Os protestos ficam para após o apito final da arbitragem.

Os mandantes abriram o placar com Hassan Nader, aos 38 minutos da primeira etapa. O atacante aproveitou o desvio de William após escanteio e emendou para a rede para deixar os mandantes em vantagem.

Com a partida rolando

A Académica, no entanto, conseguiu igualar o marcador com Nuno Piloto, aos 14 do segundo tempo. O meia recebeu a bola livre no ataque e bateu fora do alcance de Ricardo para deixar tudo igual. O gol do triunfo do Vitória de Setúbal veio somente aos 39. O meia Arnold recebeu dentro da área e precisou de duas oportunidades para conseguiu balançar a rede e definir o placar no Estádio do Bonfim.

Com o triunfo, o Vitória de Setúbal chegou à oitava colocação do Campeonato Português, com 25 pontos conquistados, estando há quatro da zona de classificação para a próxima Liga Europa. Já a Académica permaneceu na 16ª posição, com 17, e segue ameaçado de se aproximar da zona de rebaixamento, além de manter a sina de não vencer fora de casa. Na próxima rodada, o time de Coimbra enfrenta o Sporting, em Lisboa.

Após a partida, eu e minha esposa saímos com calma do estádio e, assim como na ida, fizemos uma boa viagem de volta. Novamente, a experiência de ver um jogo em outro país foi genial e, quem sabe, não repito novamente a experiência?


* Marcos Coimbra (na foto com a esposa Débora) é professor de Educação Física e técnico de Handebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações