Curiosidades do Mundial de Clubes 2015

* por Bruno Filandra Lopes

Logo da competição

Em meio aos diversos escândalos de corrupção e prisões de dirigentes da Fifa, começa nesta quinta-feira, dia 10, mais um Mundial de Clubes organizados pela entidade. Sanfrecce Hiroshima e Auckland City entram no gramado do Estádio Internacional de Yokohama para a disputa da primeira fase. Levantei algumas curiosidades do evento deste ano.

Esta é a 11ª vez que a competição é realizada ininterruptamente pela entidade máxima do futebol mundial. A primeira foi em 2000, no Brasil, com o Corinthians conquistando a taça. A Fifa voltou a organizar o evento em 2005, no Japão, quando o São Paulo foi o vencedor.

Falando em Japão, será a sétima vez que o país vai sediar o campeonato. É o local que mais vezes recebeu a competição, sendo que a última foi em 2012. Emirados Árabes (que voltará a ser o palco da competição em 2017) e Marrocos foram sedes em duas oportunidades. O Brasil acolheu o evento em 2000 e a Espanha seria sede em 2001, mas o torneio foi cancelado com a falência da ISL.

Em 2011, Messi enfrentou Neymar. Agora estão do mesmo lado

Você sabia que para o biênio 2015/2016, o Japão chegou a ter um concorrente para sediar a competição? Sim, a Índia chegou a pretender ser o palco do Mundial de Clubes. Porém, apesar de ter apresentado a intenção em março de 2014, ainda em novembro do mesmo ano, os indianos protocolaram a desistência e, com isso, a terra do sol nascente passou a ser candidata única.

Dos sete participantes da competição em 2015, apenas o River Plate fará sua estreia no campeonato. América, Sanfrecce Hiroshima e Guangzhou Evergrande participam pela segunda vez. O Mazembe disputa pela terceira vez e o Barcelona tenta o tri-campeonato em sua quarta participação. Já o Auckland City vai para sua sétima disputa, sendo a quinta consecutiva. Aliás,o time da Nova Zelândia é o recordista de participações.

Não será a primeira vez que Sanfrecce Hiroshima e Auckland City irão se enfrentar na competição. As equipes também fizeram a partida inaugural em 2012, quando a equipe japonesa levou a melhor, vencendo por 1 a 0.

Jogo entre Sanfreece Hiroshima e Auckland City em 2012

Falando no jogo inaugural, houve uma proposta da Confederação de Futebol da Oceania (OFC) para acabar com esta primeira fase para o torneio deste ano. A sugestão dos oceânicos era ter, na primeira fase, dois representantes do país sede e mais um de cada confederação, menos UEFA e Conmebol. As seis equipes se dividiriam em dois grupos de três times. Os vencedores de cada chave enfrentariam os representantes europeu e sulamericano. A intenção era fazer com que cada equipe jogasse, ao menos, duas partidas. A proposta foi rejeitada pela Fifa. 

Em caso de nova conquista do Barcelona, o clube passará a ter três títulos e será o maior campeão da competição. No momento, o clube catalão está empatado com o Corinthians com dois títulos cada. Além disso, a Espanha chegará ao quarto título e empatará com o Brasil no ranking de países com mais títulos. Aliás, da América do Sul, apenas brasileiros conquistaram a taça depois que a competição passou a ser organizada pela Fifa.

Realmente o Barcelona do trio MSN (Messi Suárez e Neymar, que pode não jogar o torneio) é o grande favorito para a conquista do campeonato. Porém, o Mundial deste ano terá outras grandes atrações, como ver a atuação do tradicional River Plate, a volta do pesadelo do Internacional, o Mazembe, e acompanhar se o Auckland City, que na teoria é a equipe mais fraca, irá aprontar novamente, já que em 2014 eles chegaram à semifinal e ainda levaram o jogo contra o San Lorenzo para a prorrogação. Façam suas apostas e confiram uma das oportunidades de assistir futebol no fim de ano.

* Bruno Filandra Lopes tem 28 anos, é corretor de imóveis, gosta demais de uma partida alternativa, mora em São Paulo e é colaborador de O Curioso do Futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações