25 anos do título uruguaio do Bella Vista

 A equipe campeã uruguaia de 1990

O Bella Vista é um dos clubes mais tradicionais do futebol uruguaio. Fundado em 4 de outubro de 1920, a agremiação do Parque Prado, região de Montevidéu que conta com dois outros times (Wanderers e River Plate), tem outra data muito importante em sua história: em 23 de dezembro de 1990 a equipe conquistou seu único Campeonato Uruguaio.

A equipe Papal, como é conhecida, estreou naquele campeonato ganhando do Rentistas por 1 a 0. Ao todo, foram 19 jogos, vencendo 16 e perdendo apenas três. A equipe do treinador Manuel Keosseian abriu oito pontos de distância para o rival perseguidor, o Nacional.

Festa dos campeões após o fim da partida

O jogo mais importante da campanha, o do dia 23 de dezembro, foi realizado no Estádio do clube, o Jose Nasazzi. A partida foi dura e o Bella Vista só conseguiu empatar após cruzamento da esquerda de "Pocho" Navarro, com cabeçada a queima roupa de Ruben Silva. E o Papal deu a volta olímpica em sua 'cancha', que estava lotada. O título garantiu a participação da equipe na Copa Libertadores de 1991, onde enfrentou na primeira fase o Nacional do Uruguai e os brasileiros Corinthians e Flamengo.

Atualmente, o Bella Vista luta para voltar aos seus dias de glória. O clube do Prado está afastado das competições de futebol profissional, atuando apenas nas categorias de base e no feminino. Porém, há um grande movimento entre os sócios para a volta da equipe branca e amarela aos gramados, para a felicidade de seus torcedores.

Reportagem sobre o título do Bella Vista

Elenco campeão: Juan Alberto Acosta, José "Martillo" Aguiar, Juan Bogado, Ricardo Canals, Erardo Cóccaro, Carlos De León, Raúl Falero, Enrique Ferraro, Julio Luis García, Alejandro Grandi, Álvaro Gutiérrez, José Guillermo López, Henry Ariel López Báez, Julio D. Morales, Rubens Navarro, Guillermo Núñez, Julio Ribas, Gerardo Gabriel Rodríguez, Rubén Adrián Silva, Hitler Saldivia "Tilico", Sergio D. Umpiérrez, Gabriel Varela e Fernando Vilar. Dirigidos por Manolo Keosseian e Aníbal Gutiérrez Gil.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações