Seleção Brasileira 2015 - balanço

O primeiro jogo da seleção em 2015

A vitória de ontem da Seleção Brasileira sobre os peruanos em Salvador, em jogo válido pela Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, foi a última partida do time do técnico Dunga em 2015. O Curioso do Futebol apresenta o balanço da equipe neste ano atípico, pois veio depois de um 2014 marcado pela humilhante derrota de 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo realizada em casa.

No total, a Seleção Brasileira fez, em 2015, 14 jogos, com 10 vitórias, dois empates e duas derrotas. Foram 24 gols a favor e 10 contra. Porém, contando apenas jogos oficiais, foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.

O Brasil fez o primeiro jogo em 26 de março, vencendo a França, em Paris, por 3 a 1. Se fosse fazer uma análise de 2015 somente por esta partida, a avaliação seria altamente positiva. O time de Dunga jogou bem, atraindo a França e 'matando' o jogo nos contra-ataques. Porém, o resto do ano foi complicado, com alguns amistosos sonolentos e jogos bem fracos.

Seleção encerrou o ano com vitória

É verdade que Neymar não participou de todas as partidas do ano, devido a suspensão pela expulsão no jogo contra a Colômbia, na Copa América. Porém, em algumas partidas, o craque do Barcelona mostrou-se muito nervoso. Em outras, como as duas últimas partidas do ano, foi muito displicente. Arrisco a dizer que os anos de 2013 e 2014 do melhor jogador brasileiro da atualidade, na seleção (deixa bem claro que digo que é na seleção, pois no Barcelona ele está jogando o fino da bola), foram melhores que 2015.

Falando em Copa América, este foi o pior momento da Seleção Brasileira no ano, ao lado da derrota para o Chile na estreia das Eliminatórias. O Brasil sofreu para ganhar do Peru. Perdeu, em uma partida horrorosa, para a Colômbia. Derrotou a Venezuela no sufoco, tendo terminado a partida com os quatro zagueiros convocados para a competição (Miranda, David Luiz, Thiago Silva e Marquinhos) jogando. A eliminação veio na partida contra o Paraguai, onde até começou bem, abrindo o placar com Robinho, mas sofreu empate depois de um pênalti bobo feito por Thiago Silva e perdeu a vaga na semifinal na decisão por penalidades.

E como fica Dunga nessa história? A equipe não apresenta padrão de jogo e a seleção depende cada vez mais do talento individual dos jogadores, o que sabemos está cada vez mais escasso. Aquele estilo de jogo do time de Dunga em sua primeira passagem na seleção, apostando nos contra-ataques velozes, só foi visto na estreia de 2015. O treinador ficou com a corda no pescoço, mas os sete pontos em 12 possíveis nas Eliminatórias o garante, pelo menos, até o início de 2016.

Eliminação na Copa América para o Paraguai

MELHORES E PIORES

Melhor jogo
França 1 x 3 Brasil - Amistoso - 26 de março de 2015 - A estreia da Seleção em 2015 deu gosto de ver. O Brasil saiu perdendo, mas virou a partida rapidamente. O time apostou nos conta-ataques rápidos e a França, no segundo tempo, pouco viu a cor da bola. Lembrou os melhores momentos do time de Dunga na primeira passagem dele pela Seleção.

Pior jogo
Brasil 0 x 1 Colômbia - Copa América - 17 de junho de 2015 - Confesso que para escolher o pior jogo, fiquei entre esta partida e a derrota para o Chile, na abertura das Eliminatórias. Porém, este jogo da Copa América foi terrível, pois tanto Brasil como a Colômbia jogaram muito mal. Os colombianos acharam o gol e o Brasil não conseguiu reagir. Aliás, foi neste dia que Neymar estava irreconhecivelmente nervoso, tanto que conseguiu ser expulso após o apito final do árbitro. Foi uma noite para esquecer no Chile.

Jogadores em alta
Miranda - Virou titular incontestável da zaga brasileira e ainda é uma espécie de 'capitão sem faixa' quando Neymar joga. É o líder dentro de campo e vem jogando bem.

Douglas Costa - Vem jogando bem no Bayern de Munique e começou a repetir as boas atuações na Seleção. Nas Eliminatórias, vem participando dos gols da Seleção e ganha a confiança de Dunga e da torcida.

Jogador na mesma
William - Continua titular, com confiança do treinador, mas há algo que precisa ser analisado. Em partidas fáceis, ele aparece muito, faz jogadas de efeito e passes bonitos. Porém, o jogador some em jogos complicados. Precisa chamar mais a responsabilidade.

Jogadores em baixa
Thiago Silva - Ficou marcado por chorar na Copa de 2014. Dunga, a princípio, não confiava nele, mas o zagueiro, que tecnicamente ainda é o melhor do Brasil, ganhou a posição de titular em meio à Copa América. Porém, o pênalti bobo feito contra o Paraguai botou tudo a perder. Nem lembrado nas últimas convocações está sendo.

David Luiz - Parece ainda contar com a confiança do treinador. Porém, as atitudes intempestivas, como a expulsão contra a Argentina, vai fazendo com que o zagueiro, que é muito criticado, se afaste da titularidade.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações